24 maio 2006

Quem quer ser espião?

Nostalgia pura.

Manual do EspiãoEm 1980, a Editora Abril lançava o Manual do Espião, que fez grande sucesso entre a molecada da época. E não era pra menos!

Com um leque enorme de passatempos, curiosidades, dicas e informações divertidas, distribuídas em 192 páginas, o manual apresentava tópicos como O uso de esconderijos; Use pontos de referência; Observe as pessoas; Mude seu modo de caminhar; Indicações para trilhas; Como decifrar códigos; Encontre os suspeitos e por ai vai. Até código morse o manual ensinava!

DisfarcesCheio de ilustrações coloridas, era um prato cheio para brincadeiras e entretenimento. Num tempo em que pouco se sabia de computadores, foi uma distração mais que saudável, rendendo horas de diversão.

Minha edição está completamente detonada, e levou um bom tempo pra trabalhar a imagem de capa que você confere aqui.

Recordar é viver!

21 comentários:

Anônimo disse...

quanta lembranca boa, também tinha o "
Manual do Detetive" ( esse eu ainda tenho guardado na casa de meus pais -- espero )... já cansei de procurar em sebos, mas nunca mais vi uma edicão do Espião para comprar. Quem sabe algum dia acho um...

Técnico disse...

Amigo, como vc conseguiu essas imagens para postar no blog, tens por acaso uma versão digital?
Se tiveres, me consegues uma cópia?

Daniel
daniel.lucas@gmail.com

Anônimo disse...

Olá, vc não poderia disponibilizar uma versão digitalizada aqui no blog ou na comunidade do orkut referente a esse manual?

Anônimo disse...

SALVE SALVE MEU AMIGO, POR ACASO NÃO ERA ESSE MANUAL QUE DAVA DE BRINDE UMA PISTOLA DE PLÁTICO COM DISPARO DE MOLA DE UMA SETA DE MADEIRA COM VENTOSA PRETA... TIVE UM, MAS ME PARECE QUE A CAPA DO MEU ERA MAIS ESCURA. ABRAÇOS.

Anônimo disse...

Estou á procura deste manual e troco por uma ilustração do Neil Gaiman (feita por ele).

Anônimo disse...

Isso me faz ser criança de novo! Eu ganhei meu Manual do Espião em 1980 quando eu tinha 9 anos, e ganhei meu Manual do Detetive em 1981, quando eu tinha 10 anos, e os tenho em minha coleção até hoje, e, claro, não estão à venda...

BUGGUIE disse...

Puxa, também estou a procura de um manual destes para poder fazer algumas brincadeiras com minha filha... Alguém tem? Será que alguem tem uma versao digitalizada?

Anônimo disse...

OLHA, EXISTE UM LIVRO
CAPITAO MORCEGO E SEUS DETETIVES, DE MARY SONIA MORENO BASTIAN, EDITORA SULINA(QUE JA NAO EXISTE MAIS) QUE É DE 1984 POR AI, EU QUERIA CONJSEGUIR ESSE LIVRO SE ALGUEM SOUBER ONDE VENDE POR FAVORR FALAAA

Anônimo disse...

Demais!!! Eu tive um, vinha c uma lupa de plástico!! kkkkk

Me divertia mto c ele! Era meu livro de bolso na infancia!!!

Qta saudade!!!!

Anônimo disse...

Na verdade a primeira edição era de capa azul e chamava "manual do detetive" e vinha c uma lupa de plático... Depois lançaram o "Manual do Espião" , esse c capa vermelha e conteúdo quase igual

Fernando disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
- Kittie . disse...

Tenho uma edição, porém, ela está acabada.
Não tem mais capa, faltam páginas...
Nem é da minha época, e sim, da do meu irmão.
Queria muito conseguir uma nova, pra poder entender direito!
Alguém pode me dizer sobre um lugar onde vende ?
Obrigada !

Anônimo disse...

alguém sabe me dizer qual é o autor deste manual e a editora por favor...também quero as informações do manual do detetive.
OBS:favor enviar a resposta para,lexmoreno@ig.com.br ou no meu orkut:lexmoreno valew um abraço amigo.

Oscar Joseph disse...

Que saudade! Também tive o meu, mas, infelizmente, se perdeu pelo caminho. Bem que poderias digitalizar ele por completo e disponibilizar aqui. Meu filho adoraria ler também.

Jiyunioru disse...

aew galerinha olha so eu coloquei na net o manual do espiao e do detetive em espanhol ta aqui http://www.megaupload.com/?d=K4EHABVL

vlws

Anônimo disse...

Ainda tenho os dois (Detetive e Espião), ambos ainda serão lidos pelo meu filho que hoje possui 2 anos.
Caramba, eu tinha cerca de 11 anos quando ganhei. Nortálgico e hoje olhando para trás me lembro como estes livros, HQ, me influenciaram ao longo do tempo. Hoje, uma das minha atuações é com investigação de crime cibernético.

Unknown disse...

Quem puder me passar as paginas escaneadas do Manual do Espião eu repasso as Minhas paginas do Manual do Detetive em portugues. Meu Email é andrefrruiz@hotmail.com

Léo disse...

Manual do espião e do detetive para download : http://megaupload.com/?d=K4EHABVL

Alex Amaro disse...

Alguém tem este livro na versão digital? Grato.

Sidinei Lander disse...

Este site está fora do ar. Recomendo que hospede no Mega no Gdrive.

Sidinei Lander disse...

Como disse em outro comentário, este site está fora do ar.