25 maio 2006

Guia para comprar quadrinhos em sebos

Ah, você quer um gibizinho?Alguns donos de sebos são pessoas do lado negro da força.

Não estou me referindo às lojas especializadas. Nessas, quase sempre as revistas antigas já estão com preços marcados. Já nos sebos, nada tem preço. Tudo depende da sua atitude para pagar (bem) caro, ou nem tanto.

Confira algumas diretrizes básicas, as quais eu mesmo elaborei, para tentar se dar bem nestes estabelecimentos que oferecem tentadoras revistas em quadrinhos usadas.

1. Nunca, nunca demonstre interesse. Por nada. Nem que seja aquela revista que você procura há exatos dezenove anos.

2. Nem pense em perguntar o preço de uma revista só. Pegue seis, sete, dez exemplares e pergunte, como se aquilo fosse uma porcaria: “Quanto custa isso daí?”

3. Se você encontrar uma revista (ou várias) a qual procurava desesperadamente, e que vai comprar de qualquer jeito, coloque com outras que não valem nada, misture e tente levar tudo junto. Mesmo que gaste um pouquinho mais.

4. Tente saber dos preços de maneira global. Pergunte: “Quanto custam essas revistas menores? E as maiores? Se eu levar bastante tem desconto?”.

5. Nem pense em dar uma de entendido. O cara do sebo vai achar que você sabe mais que ele, e ai você está, literalmente, ferrado. Tudo que quiser comprar vai custar caro.

6. Minta. Diga algo como “Sabe que meu sobrinho adora gibizinhos? Vou levar um montão pra ele se divertir. Você faz um preço legal?”

7. Não entre no sebo e pergunte “Cadê os quadrinhos?”. Procure você mesmo.

8. Se você encontrar uma coleção dispersa, e localizar todos os números, não coloque em ordem numérica para depois pedir o preço. Neste caso, volte já ao item 3.

9. Entrou no loja, e perguntou algo do tipo “Tem o Akira número 10?”, pronto. Se tiver, acabou de quadruplicar o preço, no mínimo.

10. Lembre-se: o dono de sebo está pouco se lixando para as revistas que você tanto adora. Ele só quer lucrar com isso, afinal, é um comerciante. Portanto, negocie sem emoção. Tenha calma. Nem pense em tentar socar o sujeito, não vale a pena (quer dizer, pode até valer, mas é melhor deixar quieto).

11. Se você fizer uma compra, e achar que o cara que forneceu os preços está sacaneando, não leve as revistas. Fale que pensou bem, deixe num lugar fácil de achar e volte no dia seguinte. De preferência, na hora do almoço. Existe grande chance daquela pessoa que informou os valores estar fora. E, acredite, com outro vendedor os preços podem ter uma variação incrível – para cima ou para baixo, vai na sorte.

Sebo é uma delícia!É isso. Boa sorte na próxima compra!

13 comentários:

Celso disse...

Caraca, Marcelo... esse guia é fd.. eu mesmo já tinha percebido umas coisas e criei um guia pessoal parecido. Numa das últimas compras que eu fiz num sebo, eu achei uma revista que eu tava louco pra achar, importada. E estava sem preço. Tinha umas revistas que tinham uma etiqueta com valores tipo $7, $8, mas eu acabei achando uma outra importada tb com uma etiqueta de $2. Peguei as duas juntas e dei $4 pro atendente, que cobrou $4 mesmo.
Infelizmente depois descobri que já tinha essa revista que eu tava louco pra ter.. pelo menos a outra era legal tb...
Mas e aí.. quer bater rolo num Major Bummer n. 4? rs
Abração!!!

Anônimo disse...

Oi, Marcelo..
Eu ganhei umas 500 revistas da Marvel, (vingadores,homem aranha,x-men,wolverine,demolidor, hulk,marvel action...)
Não sou colecionadora..e gostaria de vende-las, pois preciso de dimdim...
Procurei os Sebos, que querem pagar R$0,20 a unidade...as revistas estão em perfeito estado...vc poderia me indicar algum colecionador, ou me dar dicas de como vender?

Beijos, Ione - Sampa.

meub612 disse...

Olá Ione, me chamo Antonio. me passa a relação dos seus gibis. feijo_jr2099@hotmail.com .Agradecido

Anônimo disse...

também quero comprar os gibis da ione.me add no msn:
miguel_oliveira320@hotmail.com

Andréia Helfer disse...

Nem preciso dizer que é foda, vou passar o link pra todos meus amigos loucos por sebos..ashuashu

Antes eu era uma pessoa sofrida, pagava caro nos sebos, as pessoas abusavam de mim, mas agora sou uma nova mulher, suas dicas me salvaram, cansei de ser idiota..Minha hora chegou XD

Valeu mesmo!!!

Marcelo Velloso disse...

Olá pessoal. Sou um colecionador das antigas e estou querendo me desfazer de boa parte de minha coleção.
Tenho muita coisa. Tenho Importadas, formatinho e até mais recentes. Tem muita coisa. E pretendo ir me desfazendo em lotes para nao ficar caro para ninguem e tambem porque vai ser muito dificil levantar tudo que tenho. Alguem tem interesse?
Abraços
Marcelo

Marcelo Naranjo disse...

Fala Marcelo, ter interesse eu tenho... você tem uma lista? Qualquer coisa, meu email é naranjo@universohq.com
Abraços

Ísis Cohen disse...

Oi Marcelo! Tb tenho interesse!
Se puder, mande uma lista para isis.frts@gmail.com

Valeu!!

Unknown disse...

Eu gostaria de comprar alguns hq, seja qq um que for, pode estar em bom ou mal estado de conservação. me contate no email: gui_ferreira_7@hotmail.com

Unknown disse...

Pessoal que esta querendo vender,entre em contato comigo? limataissa@ig.com.br

Fábio Bispo disse...

Poxa pessoal tbm tenho várias HQs para vender, DC e Image (da época da Globo saca?) tudo em formato comics. Tenho relação aqui se quiserem me add no Skype/MSN bispo2099@hotmail.com ou Google=bispo2099@gmail.com

NoobMaster disse...

Olá Marcelo,

Acabo de ter uma transação de venda cancelada, numa loja de sebo de renome, após eu ter informado que minhas edições são guardadas em saquinhos plásticos individuais e "Sem os grampos"...
Vc pode me dar a sua opinião sobre isso?
Ou se vc teria (ou não) interesse em adquirí-las nesta situação...?!
Ou será que terei que "regrampear" cerca de 1.000 edições?!? Entre formatinhos, tamanho HQ padrão, e formatos tamanho "revista Veja"...??

Att,

Anderson

Sebastian Barcz disse...

Estou vendendo diversos gibis, a maior parte da Marvel (coleção Ultimate, Homem-Aranha, X-men e diversos encadernados). Alguém teria interesse? são cerca de 300 ou 400 gibis, 99% deles em perfeito estado de conservação, sem rasgos ou manchas. Sou de Curitiba. Quem tiver interesse, pode entrar em contato pelo e-mail yohanfb@hotmail.com