26 maio 2006

Obras de (Nona) Arte

Como todo fã de quadrinhos, eu também tenho pelas paredes de minha casa (no escritório onde trabalho) alguns pôsteres, todos devidamente enquadrados. Hoje, resolvi "apresentá-los".

Sandman autografado por GaimanEste primeiro é o menor deles em tamanho, mas tem um grande valor pra mim. Adoro esta arte do Mike Dringenberg, com o Sandman manuseando um humano dormindo como se fosse uma marionete. A imagem não é difícil de achar na net; a diferença é que meu pôster está autografado por Neil Gaiman! "Dream a little!", ele escreveu, quando de sua primeira passagem pelo Brasil! ;-)

O segundo ganhei num aniversário, do Leandro Luigi Del Manto. É uma imagem promocional da minissérie Orquídea Negra em que Dave McKean fez a heroína entre o Monstro do Pântano e o Batman. Belíssima arte. Muito legal a forma como ele trabalhou as cores na área de cada personagem.

Monstro do Pântano, Orquídea Negra e Batman juntos, no traço de Dave McKeanComo a maioria dos leitores, eu achei muito ruim o primeiro crossover Marvel versus DC, aquele que foi decidido pelos votos dos leitores (deu cada absurdo no resultado...). Mesmo assim, como fã dos heróis das duas editoras não resisti a ter na minha coleção este pôster, desenhado pelo italiano Claudio Castellini (valeu pela informação, Marquito!). Afinal, é uma imagem bem bacana.

O pau quebrou entre heróis da Marvel e da DC! Só que a HQ era ruim à beça.Pena que este encontro tenha sido tão banalizado e ocorrido num momento sinistro, em que o Superman estava cabeludo, o Hulk era inteligente, o Homem-Aranha era o Ben Reilly, o Wolverine estava com as garras de ossos etc.

Deixei pro final o meu favorito. Ganhei de minha ex-chefe Flavia Ceccantini, quando trabalhava na Editora Globo, em 1991. É o cartaz do Festival de Lucca, na Itália, até então um dos principais do planeta (hoje perdeu relevância). Desenhado por Massimo Rotundo, apresenta alguns dos principais personagens de quadrinhos do mundo, independentemente do gênero.

Que reunião fantástica de personagens, hein?Num amplo salão dividem o espaço Batman, Superman, Tocha Humana, Homem-Aranha, Fantasma, Asterix, Dick Tracy, Tarzan, Dylan Dog, Ranxerox, Ken Parker, Tintim, Tex, Pato Donald, Mickey, Gato Felix, Mandrake, Conan, Táxi, Krazy Kat, Druuna, Bionda, Valentina, Mafalda, Little Nemo, Lucky Luke, Ferdinando, Diabolik, Sombra, Flash Gordon, Spirit, Torpedo, Arzach, Popeye, Snoopy, Major Grubert e, no centro, Corto Maltese, um de meus personagens favoritos.


O pôster é uma homenagem a uma pintura de Rafael intitulada La escuela de Atenas (obrigado pela valiosa dica, meu amigo Nirlando), que reproduzo aqui. Olhe como Rotundo foi fiel na posição dos personagens.

Não é à toa que, pra mim, este pôster é uma obra de (nona) arte.

Nenhum comentário: