23 maio 2006

Batendo um bolão

Tem uma coisa engraçada entre os fãs de quadrinhos: apenas uma minoria curte futebol. Em tantos anos trabalhando nesse mercado, encontrei pouca gente tão fanática quanto eu (Timão, eô!) pelo esporte bretão.

Tanto que só quem tem mais contato comigo sabe que comecei minha carreira de jornalista como repórter de rádio esportivo, em 1988. No entanto, depois que entrei pra área de quadrinhos, em 1990, passei a ser apenas um torcedor.

Mas isso mudou este ano, quando o pessoal da revista Mundo Estranho, da Abril, me convidou para editar um especial sobre a Copa do Mundo. Quase 20 anos depois, voltei a trabalhar (mesmo que por um curto período) com esportes e ainda na época do evento que pára o planeta!

A seleção do Especial (a partir da esq.): o designer Leandro Alves, o jornalista Rodolfo Rodrigues, eu (com cara de indignado), Andrés e os jornalistas Tiago Jokura e Endrigo CoelhoAinda dei a sorte de minha equipe ser formada por jornalistas tão conhecedores de futebol quanto eu; e um time de arte sensacional, apesar do editor de arte (o meu amigo Andrés Nigoul, com quem fiz os três 100 Respostas que escrevi e outro que editei) ser... argentino! E isso rendeu a piada visual do editorial. Dá uma sacada acima na minha cara pra ele!

O especial tem um pique diferente dos tantos que enchem as bancas nessa época. Pra manter o espírito da Mundo Estranho, fizemos uma pauta recheada de curiosidades que não se vê normalmente, como deficiente físico que atuou em Copa do Mundo, jogador que fez gols usando óculos, países que boicotaram o Mundial (ex: a Índia não veio ao Brasil em 1950, porque exigia que seus atletas jogassem descalços!), as variações da camisa da seleção (sabia que a primeira vez que jogamos de azul, em 1938, era um azul turquesa?) e por aí vai!

Olha o Especial Mundo Estranho da Copa aí, gente!Felizmente, o trabalho ficou muito bacana e tem repercutido bem à beça. O especial já foi comentado pelo Juca Kfouri, em seu programa na CBN; pelo Benjamin Back, no Estádio 97 (um programa de esportes muito ouvido em São Paulo), da Energia 97; o ótimo José Roberto Torero deu uma nota em seu blog no UOL; e concedi uma longa entrevista ao Marcelo Duarte, do Fanáticos por Futebol, que vai ao ar na Rádio Bandeirantes no dia 26 (sexta-feira), às 22h. Dá pra ouvir até pela net (www.radiobandeirantes.com.br).

E ainda esta semana devo ir ao Galera Gol, da Transamérica, falar da revista. Depois eu aviso aqui o dia e o horário, pra quem quiser conferir.

Bom, agora que dei uma de Merchan Neves, só falta dizer que o Especial Mundo Estranho - As Maiores Curiosidades da Copa do Mundo (formato americano, 80 páginas, papel de luxo, R$ 14,95) está nas bancas de todo o Brasil. Se você comprar, me manda um e-mail dizendo o que achou!

Nenhum comentário: