18 outubro 2006

Que Era que era?

Um leitor do UHQ enviou a mim um e-mail com o seguinte questionamento: não estaria sendo usado incorretamente o termo "Era de Bronze dos quadrinhos"?

Segundo ele, se o termo é relativo à mitologia greco-romana, depois das eras de ouro e prata vem a de ferro. "Na mitologia, a Era de Ouro representa o domínio dos Titãs; a de Prata, o domínio pelos deuses do Olimpo; e a de ferro, o domínio dos homens mortais", disse o leitor.

Não deixa de ser correta a observação, mas acho que essa "hierarquia" de eras dos quadrinhos se baseia apenas na preciosidade dos metais.

Vale a pena dar uma lida no texto que reproduzo abaixo, na íntegra (com uma ou outra correção que tive que fazer, além de imagens que adicionei), publicado pelo site de leilões Mercado Livre, de autor desconhecido:

-------------------------------------

Era de Platina dos Quadrinhos (1897-1937)

Os quadrinhos evoluíram das tiras de jornais e foram vendidos pela primeira vez como revistas de histórias em quadrinhos durante o início da década de 1930, inaugurando a era de platina.

Entre 1933 e 1937, ícones como Mickey Mouse, Flash Gordon e Dick Tracy criaram sua marca, e artistas como Will Eisner, Bob Kane, Jerry Siegel e Joe Shuster começaram sua carreira.

O ano de 1937 marcou a estréia dos quadrinhos temáticos. Os quadrinhos policiais focavam histórias de crime e suspense e posteriormente nos apresentariam o Batman. Depois, os quadrinhos policiais encurtaram seu nome, mantendo somente as iniciais DC. Os quadrinhos policiais prepararam o palco para o início da Era de Ouro dos Quadrinhos.

A Era de Ouro dos Quadrinhos (1938-55)

A era de ouro começou em 1938, quando Action Comics #1 apresentou seu primeiro super-herói, o Super-Homem. Inspirado pelo sucesso do Super-Homem, Bob Kane desenvolveu um super-herói mais sombrio, o Batman. Apesar de Batman não ter poderes, seus contos sombrios e vilões maníacos tornaram seus quadrinhos um sucesso.

Entre 1938 e 1945 os super-heróis floresceram. Spirit, Capitão Marvel, Flash, Tocha Humana, Sandman e muitos outros nasceram em várias publicações. Em 1940, os quadrinhos de guerra possibilitaram a estréia de todos os heróis patrióticos. O Capitão América, criado por Joe Simon e Jack Kirby, tornou-se o primeiro herói a ganhar seu próprio título antes de aparecer em um outro quadrinho. Em 1945, com o final da guerra, a Era de Ouro dos quadrinhos começou a declinar e os quadrinhos de ficção científica ganharam popularidade.

A Era de Prata dos Quadrinhos (1956-69)

Enquanto as vendas dos quadrinhos de super-heróis continuavam a cair, os quadrinhos de horror, como The Crypt of Terror, Weird Fantasy e The Vault of Horror tornaram-se cada vez mais populares durante a era de prata. Porém, na metade da década de 1950, super-heróis como Super-Homem, Capitão América, Flash e Tocha Humana foram revividos e ganharam novos títulos e histórias.

Os quadrinhos desse período apresentam gírias modernas, personalidades peculiares e problemas pessoas além da salvação do mundo. O Quarteto Fantástico foi o primeiro de uma nova onda de heróis Marvel, que também incluiu O Incrível Hulk e Thor. Porém, foi a aparição de Homem-Aranha em Amazing Fantasy # 15 que estabeleceu o estilo Marvel.

Essa também foi a era do grupo de heróis. Os Vingadores, uma Liga da Justiça revivida e os X-Men surgiram nessa época. Enquanto os super-heróis cresciam em poderes, os quadrinhos de ficção científica continuavam populares e a Marvel os combinou com o Surfista Prateado.

No final da Era de Prata, as revistas de histórias em quadrinhos se pareciam muito com o que são hoje: uma abundância de heróis, cada um deles com sua própria revista, e muitos personagens que cumpriam jornada dupla em um grupo de super-heróis.

A Era de Bronze dos Quadrinhos (1970-79)

Refletindo os tempos, a Era de Bronze dos quadrinhos começou a tratar de assuntos mais modernos. Ainda que os heróis de revistas em quadrinhos clássicos continuassem populares, novos heróis como Conan, o Bárbaro e histórias como Guerra nas Estrelas mudaram as regras e anunciaram a era moderna.

A Era Moderna dos Quadrinhos (1980-Hoje)

Durante a década de 1980, o aumento do romance gráfico colocou os heróis populares em tramas mais adultas, que se tornaram mais comuns durante a era moderna. Notáveis entre eles são Watchmen, de Alan Moore, e Dark Knight Returns, de Frank Miller.

A década de 1990 foi marcada pelo desmembramento das editoras de revistas em quadrinhos. Em uma indústria previamente dominada pela Marvel e DC, muitos quadrinhos independentes e alternativos, como os da Dark Horse e Image, nasceram.

-----------------------------------------------

É meio subjetivo precisar a transição correta de uma era pra outra, mas o texto serve pra dar um norte. Entretanto, o termo Era de Ferro já está sendo usado (embora ainda não tenha "pegado") pra definir o momento atual.

Mas eu prefiro, por pura tradição e gosto, continuar dizendo que estamos na Era de Bronze.

15 comentários:

Anônimo disse...

achei horríveis os nomes era de bronze e era de ferro.

mas parabéns pela imagem de homem aranha #1 pela abril, de abril de 1984.
com a primeira história desenhada pelo frank miller contando uma história do homem aranha contra octopus.

é, eu não tenho mais a revista, infelizmente.

grande abraço.
hasta.
a.

Marcus Ramone disse...

E com a participação do Justiceiro. :o)

Anônimo disse...

Compro quadrinhos há uns 20 anos, e até pouco tempo atrás não sabia direito sobre qual fase era qual. Muito boa explicação!

Eu tb tive essa edição #1... Nessas horas que gostaria de ter contrariado minha mãe e não ter deixado ela fazer àquela limpeza no armário...

Hoje a briga é com a esposa. :-)

Abraços

Anônimo disse...

Marcus,

convém ressaltar que essa explicação reduz-se quase que totalmente ao gênero "super-herói", que, apesar da proporção que assumiu no mercado americano, não pode ser tido como o único (nem mesmo o principal) gênero dos quadrinhos.

outra questão levantada é que as datas e nomenclaturas não são consensuais entre os que estudam os quadrinhos de super-heróis. há quem enxergue uma "Era Marvel" específica, distinta da "Era de Prata", bem como uma atual "Era de Concreto".

no mais, suas postagens no blog são sempre divertidas...
:D

abraços

Marcus Ramone disse...

Pois é, Diego, assino embaixo. É por isso que não me atrevo muito a adentrar esse terreno tão subjetivo. O melhor, mesmo, é curtir uma boa HQ, independentemente de que "Era" pertença.

Anônimo disse...

cara, temo por saber qual o tipo de "era" será a dos anos 90.

principalmente a que foi mais influenciada pela Image-lização dos quadrinhos.

Alan Bariani disse...

Opa! Mas que bela matéria, nunca tinha me entendido direito com essas "Eras". Mas já ouvi gente se referir a nossos dias atuais como "Era de Ferro".

E nem acho tão ruim assim, mesmo por que hoje vivemos uma Era de temáticas mais adultas, mesmo pra histórias de Super Heróis, vide "Crise de Identidade" e "Civil War".


Mandaram benzasso na matéria

Alan Bariani

Anônimo disse...

Eu sempre pensei que a Era de Prata terminava com o advento da Marvel Comics...

Anônimo disse...

Marcus,
No nosso curso ensinamos aos alunos as divisões das eras como Era de Platina, Era de Ouro, Era de Bronze e Era Moderna.
A de Platina começa com o Yellow Kid no Amrican Humorist, a de Ouro com Action Comics#1, a de Prata com Showcase#4, a de Bronze com a morte da Gwen Stacy (Amazing Spider Man#121, se não me engano - apesar de existirem outros fatores como a saída de Jack Kirby da Marvel) e a Moderna com Cavaleirodas Trevas, de Frank Miller.
A denominação da era Moderna ainda está envolta em polêmica. Alguns chama de era da Trevas, devido aos heróis Grim'n'Gritty. O Scott McLoud, por exemplo, chama de Era do Diamante, devido às diversas facetas dos quadrinhos tanto em conteúdo como em formato (encadernados e webcomics). Já ouvi falar também que entrávamos na Era do Concreto com a publicação de Authority#01 trazendo heróis mais violentos, calcados no mundo atual. E hoje, ao ler este post, fiquei sabendo da Era de Ferro.
Espero ter contribuído com a discussão.
Abraços.

Marcus Ramone disse...

E que contribuição, Guilherme! Bem se vê que não é tão simples definir os marcos entre as eras, e ainda mais as denominações para a atual. Na internet é fácil encontrar textos nacionais e gringos usando o termo Era de Ferro (ou Iron Age) para este momento dos quadrinhos.

Anônimo disse...

Opa! Faltou o link do curso:
www.pucrs.br/eventos/quadrinhos
Valeu!

Sérgio Codespoti disse...

As datas das eras são muito maleáveis, variam de autor para autor, e cada especialista explica com uma certa lógica as suas razões. De modo geral elas só se aplicam ao mercado americano de quadrinhos formato comics.

A exceção é a chamada era de Platina, que abrange os primordios da HQ em diversos formatos e as tiras. Os mais puristas não aceitam nenhuma inclusão de material após 1920.

Anônimo disse...

Se a classificação for pela qualidade do material publicado, certamente estamos na Era de Papel Higiênico Usado.

Marcus Ramone disse...

He,he, he, boa! :o)

Anônimo disse...

NERDS.