25 outubro 2006

Por Tutatis! Por Rao! Superman e... Asterix?

Esta eu peguei na seção de cartas da Mundo dos Super-Heróis # 2, da Europa. A mensagem foi escrita pelo leitor César Leal e confesso que desconhecia a história.

Não adianta se esforçar, Super, o grandão atrás de você caiu num certo caldeirão quando era bebê...Na revista Action Comics 579, de maio de 1986, enquanto a reformulação do Superman por John Byrne já rolava solta, saiu uma aventura tipicamente pré-Crise nas Infinitas Terras, inédita no Brasil: o Homem de Aço encontra Asterix e Obelix!

Depois de ler a carta do César, fui pesquisar um pouco mais e descobri que, após uma viagem no tempo, o Super vai parar numa aldeia bem parecida com a dos gauleses criados por René Goscinny (texto) e Albert Uderzo (arte) em 1959.

O Superman vira Superix e contracena com Asterix (cujo nome não é citado na HQ), Columnix (Obelix), Picturix (Panoramix), Prefix (Idéiafix), Chefe Flipmybix (Abracurcix) e o vilão Prolifix. Jimmy Olsen também participa.

A HQ, intitulada Prisoners of the Time (Prisioneiros do Tempo) foi escrita por Jean-Marc Lofficier e Randy Lofficier (que assinaram R.J.M. Lofficier), desenhada por Keith Giffen, arte-finalizada por Bob Oksner e colorizada por Gene D'Angelo. Neste link tem umas páginas originais sendo vendidas. Vale conferir.

O Superman chega a levar uma bifa daquelas do "Obelix" e sai voando como um legítimo legionário romano. :-)

Nem sei se a história é legal, mas, por Tutatis e por Rao, foi uma bela homenagem!

4 comentários:

Marcus Ramone disse...

Caramba, eu jamais imaginaria que esse crossover tivesse acontecido. Mais uma informação duca pro meu banco de dados, he, he, he.

Anônimo disse...

já eu, bati o olho no testão do super-homem e no rosto quadrado e falei..."só pode ser desenho do keith giffen".

potato!

*pffff... chegar num nível que identifica desenhista. tou no nível psiquiátrico.

gusman, boa viagem. nosotros que ficaremos em sampa temos uma viagem bem mais dispendiosa, a 11ª festcomix.

Sidney Gusman disse...

Alexandre, eu volto a tempo de pegar o final do fest Comix! :-)

Anônimo disse...

eu tenho essa revista... a historia é hilaria.... vale a pena tentar conseguir....