24 outubro 2006

Dos arquivos do UHQ... "Fumo neles, Tex!"

Vai um cigarrinho de palha aí, Tex?No dia 5 de janeiro de 2007, o Universo HQ completará sete anos no ar. E como o número de leitores cresce a cada dia, achei legal resgatar coisas pitorescas que passaram pelo site nesse tempo todo.

Pra começar, uma notícia que escrevi em dezembro de 2001: uma fábrica de Goiânia que produzia o cigarro de palha Palheiros de Piracanjuba estava usando o cowboy Tex como garoto-propaganda nos maços. E, claro, nem sonhou em pedir autorização para a Sergio Bonelli Editore. Foi na cara-dura mesmo!

A capa original de onde a arte foi retiradaO ranger aparecia segurando um maço na mão um esquerda e com um cigarro na boca. Pequenino detalhe: a arte foi adulterada da capa de Tex # 354, da Mythos.

Na Itália, o personagem deixou de fumar há tempos, por causa daquele papo de não dar maus exemplos pros leitores, manja?

Só que Julio Schneider, além de fã de Tex, amigo pessoal de Sergio Bonelli e consultor e tradutor da Mythos, é advogado. E foi atrás da tal empresa, representando os interesses de seus clientes.

Resultado: no final de fevereiro de 2002, para não arcar com um processo daqueles, o fabricante do Piracanjuba alterou o visual das embalagens, divulgou um pedido formal de desculpas (registrado em cartório), esclarecendo a atitude incorreta de seu departamento de marketing, e publicou um comunicado no jornal Diário de S.Paulo, esclarecendo que a utilização da imagem de Tex foi indevida e não-autorizada. Leia com detalhes aqui.

Depois dessa, meu amigo Julio Schneider definitivamente se tornou um pard de Tex. Afinal, quando os dois se juntam, é "fumo neles"! :-)

4 comentários:

Franchico disse...

E assim criou-se mais um item de colecionador valiosíssimo para os "texianos" daqui e da Itália.

Anônimo disse...

Eita, essa é nova pra mim.
Vou correr as tabacarias do centro pra ver se encontro um exemplar "leve e suave" desses.

Sidney Gusman disse...

Com certeza, Franchico. Quem tem, não vende. Virou item de colecionador.

Malta, e você é leitor do UHQ das antigas, hein? E nem vem com esse papinho de que você era um garoto na época! :-)

Abraço

Anônimo disse...

Sidão, eu continuo sendo um garoto. Só que no estilo Charlie Brown. A "cabeleira" e a pança são apenas detalhes. Eheheh.