11 janeiro 2008

Nelson Leirner


Para o fim de semana: este é um vídeo que gravei em outubro do passado, durante a 6ª Bienal do Mercosul, evento de arte contemporânea realizado em Porto Alegre.

Ele mostra a obra do artista Nelson Leirner, conhecido por fazer instalações monumentais com bonecos. É um dos meus artistas brasileiros favoritos.

Seus trabalhos são extremamente mergulhados na cultura pop, mas sempre com um tom crítico: nunca se trata de uma mera fileira de bonecos. O trabalho é ambíguo: fica entre o lúdico e a contestação. Desta vez, a montagem lembra uma parada militar feita por personagens do imaginário pop.

É uma pena que eu tenha registrado o trabalho apenas com o celular: como a qualidade da imagem é baixa, os detalhes minuciosos foram pro saco. Mas ainda dá pra ver uns Mickeys, umas Minnies e uns Donalds, Playmobils e um gigantesco Superman.

A propósito: Leirner também está com uma obra exposta no Itaú Cultural, na Av. Paulista, em São Paulo. É uma banca de revistas que não tem informação. Suas prateleiras são ocupadas por essas coleções de bonecos, séries de carrinhos e quadrinhos de super-heróis da Panini. E, sinceramente, uma porrada no estômago de quem passa dos limites e acha que HQs são tudo na vida. Só que lá é proibido fotografar e filmar, então essas imagens eu fico devendo.

E outro a propósito: por falar em Bienal do Mercosul, quem está em São Paulo não pode perder a exposição do Öyvind Fahlström, que em sua pop art também faz arte seqüencial experimental. Mais detalhes aqui.

Um comentário:

Anônimo disse...

Cara, muito bom!

tem uma capa da revista Piauí com montagem a partir de bonecos (ACHO que é a de maio/2007) formando uma nota de dólar.