19 junho 2007

Sobre a coluna Museu dos Quadrinhos

GriloAlgo que curto muito fazer é a coluna Museu dos Quadrinhos. Ela fez sua “estréia” quando da primeira reformulação do Universo HQ, em 2001, que recebeu novo visual, na época.

O primeiro texto foi sobre a revista Spektro. Depois vieram o Gibi Semanal, Dreadstar, Eureka, Grilo, títulos da Ebal e outros.

Com a mais recente atualização da coluna, sobre a Liga da Justiça, acabei recebendo de amigos e também trocando idéias numa lista de discussão sobre a possibilidade da coluna ser semanal – lógico, em tom de brincadeira (espero!).

O problema é que, para fazer os textos desse espaço, tenho um trabalho enorme. Muitas revistas não têm data de publicação. Por vezes, é difícil encontrar dados e informações relevantes, tanto que, geralmente, procuro pessoas que trabalharam nas edições para me certificar do que estou escrevendo.

Flash, da série Invictus - essa série foi difícil de completar!Via de regra, releio (ou leio boa parte) do material. O que leva tempo. Afinal, é imperativo condensar o que de mais importante foi apresentado na série em análise, além de levantar o maior número de curiosidades possíveis, para tornar o texto interessante e, se possível, divertido.

Sem esquecer que todas as capas devem ser devidamente escaneadas.

Pautas não faltam, já estou com duas engatilhadas, uma nacional, outra “gringa”. Tudo material das antigas, lógico.

Pior é que estou devendo uma coluna para o amigo Zérramos, que me possibilitou completar uma bela – e difícil de encontrar – série de revistas. Vamos ver se sai ainda nesta década!

Eureka, belo trabalho da VecchiOutra que pensei em fazer era da Heróis da TV (Abril), mas... 112 capas? Ler tudo de novo? Só se o dia tivesse 72 horas. Ou mais.

Fica a certeza de que o bacana de colecionar é relembrar e compartilhar informações com amigos e leitores, sendo que todos têm “aquela” série que é sua favorita, não é mesmo?

Um comentário:

Amalio Damas disse...

Também gosto muito do "Museu dos Quadrinhos" e sei do que você está falando, porque fiz um especial (falta um capítulo ainda) sobre o Homem-Animal para o Pop Balões que não foi fácil, principalmente quando você tem que pesquisar as referências utilizadas pelo autor. Parabéns! Acho que você pode começar hoje a preparar o texto sobre a Heróis da TV e daqui a 112 meses terminar, estou aguardando, hahaha!! Veja pelo lado positivo, pelo menos a revista já acabou e a matéria sempre será válida. Quando você terminar, ainda por cima, poderá utilizar um fechamento infame, tipo: missão comprida cumprida, hahaha!!!