18 junho 2007

Uma obra-prima nas livrarias

Esta tem que estar na prateleira de qualquer fã de bons quadrinhosDurante muito tempo, foi uma briga de foice no escuro encontrar as edições de Um Contrato com Deus & Outras Histórias de Cortiço, que a Brasiliense lançou em 1988 no mercado nacional. Nem em sebos se achava essa preciosidade escrita e desenhada pelo mestre Will Eisner. Agora, não tem mais dificuldade, pois a Devir relançou o álbum, em formato maior, papel melhor e capa dura. Uma "roupagem" que, apesar de deixar a edição mais cara, faz jus à grandiosidade das quatro HQs reunidas nessas páginas.

A leitura de Um Contrato com Deus é rápida, se você se concentrar apenas ao texto. Mas como fazer isso quando o desenho é de Will Eisner? A forma como ele brinca com a diagramação das páginas e os enquadramentos é tão magnificamente genial que é difícil não parar para analisar cada detalhe.

Como se não bastasse, o velho mestre, falecido no começo de 2005, tinha a capacidade quase única que ele tinha de emocionar o leitor por meio de seus quadrinhos. Seus personagens (inclusive os coadjuvantes), mesmo em histórias curtas, têm essência, conteúdo. Algo que alguns escritores da atualidade não conseguem nem em longas séries mensais.

Este álbum merece estar na estante de todo fã de quadrinhos. Na quarta capa do livro há uma frase do roteirista britânico Alan Moore: "Eisner é o responsável por dar inteligência aos quadrinhos." Não é exagero!

Nenhum comentário: