01 maio 2009

Alguns filmes que vi por aí

Sempre que escrevo sobre cinema, alguns leitores do Universo HQ me xingam. Já disseram até que sou como o Oscar. Aliás: que, como o Oscar, eu seria o defensor de um cinema mais elitista, um cinema que serviria de contraponto ao cinema das superproduções como Watchmen ou Wolverine.

Isso, claro, é um absurdo: o Oscar é um prêmio totalmente comercial, que acha importante ter categorias como efeitos especiais e sonorização, que demonstra afeições pelos números de bilheteria e que é brega. Eu sou muito mais chato que o Oscar. Aliás: na visão desses leitores, sou pior que o Oscar).

Dito isso, vamos aos comentários de uns filmes que vi recentemente.

A saraivada de comentários de hoje, rápidos e rasteiros, é só sobre os filmes da pequena e admirável distribuidora de DVDs maranhense Lume Filmes. Seu acervo, montado ao longo dos últimos anos, é simplesmente uma coleção de filmes brilhantes. Ainda não vi todos, mas tudo o que vi é muito, muito bom.


If... (foto acima), de Lindsay Anderson, poderia ser definido como o filho bastardo de Harry Potter e Laranja Mecânica - porque é subversivo e se passa num internato tradicional inglês. Seu maior artista é Macolm MacDowell, que ficou famoso pelo clássico de Kubrick e é especialista nesses papéis doentios. É um títulos dos mais pop do catálogo.

Outro título igualmente pop e demente é Felicidade, de Todd Solondz, um mergulho nas neuroses norte-americanas.

Na época em que circulou por aqui e virou cult, Down by law, de Jim Jarmuschi, era chamado de Daunbailó. Focado em três vagabundos, é doentio, mas tem uma veia cômica mais escrachada.

Ainda na linha do humor, O que há, tigresa?, de Woody Allen, é impagável. Allen pegou um filme de espionagem japonês e redublou em inglês com diálogos quase nonsense.

Na linha dos clássicos, gostei muito do perturbador Fatalidade e do chocante O preço de uma vida.


É difícil escolher um favorito numa seleção dessas. Mas Eraserhead (foto acima), de David Lynch, provavelmente está na dianteira da minha preferência. Lynch, um dos meus diretores favoritos, estreia com um longa-metragem que antecipa muito do que ele faria depois.

Os leitores interessados em bons filmes já podem se sentir convidados a procurar os filmes da Lume e a comentá-los abaixo. (Já os fãs de Zack Snyder podem aproveitar o mesmo espaço, democrático que é, para defender o ídolo.)

A vantagem de ter uma distribuidora assim é que esses filmes, antigamente raridades, se tornaram fáceis de encontrar. Os filmes estão à venda na maioria dos sites de comércio eletrônico. No meu caso, a maioria deles eu peguei na minha locadora mesmo.

25 comentários:

Luiz Pereira disse...

Quando eu vi o seu comentário sobre o filme do Woody Allen, achei que você estava falando do "What's new, pussycat", mas vi que não. Vou procurar por aí.

Um abraço

Eduardo Nasi disse...

Luiz, o título original do O Que Há, Tigresa? é What's Up, Tiger Lily?.

Os dois são ótimos.

Eduardo Roque disse...

Rapaz, q implicancia c/Snyder é essa?! Só assisti dele 300 e achei bem bacana além d fiel à HQ. Já Watchmen, como bom nerd/fanboy q sou(depois d ser tão chamado disso em comentários anteriores resolvi adotar a alcunha) vou aguardar o DVD c/ a versão completa. Até por q depois d tralhas como X-Men III e Superman Returns nunca + pus os pés em cinema. C for p/perder tempo/grana c/bombas como essas prefiro fazê-lo no conforto do lar.
Quanto aos filmes em questão, Lynch é bom d+! Acompanho desde "Veludo azul" e "If" é bacana. Vale a dica da Lumus p/futuras aquisições

Anônimo disse...

O problema, Sidão, é que neguinho NÃO SABE a diferença prosaica entre "opinião" e "comentário". Em se tratando de internet, e da famigerada inclusão digital, ainda existe pencas de incautos que acreditam e levam a sério tudo o que lêem. Sinal dos tempos - quem não sabe ler, não tá nem aí para a opinião; quem sabe, não entende a diferença.

Anônimo disse...

"Fiel à HQ", passou a ser sinônimo de qualidade...

Amalio Damas disse...

Muito boa esta dica, até porque existem muitos filmes antigos e bons que eu ainda não tive a oportunidade de assistir. Do Todd Solondz recomendo também "Bem-vindo à Casa de Bonecas", um filmaço sobre como cair em desgraça apenas por ser diferente.

Jackson Good disse...

Oscar é comercial? Premia campeões de bilheteria? De vem em nunca. Normalmente são dramalhões pesados, que o público comum passa longe. Claro, que DEPOIS que ganha ou somente são indicados, esses filmes fazem sucesso.

E sempre são filmes lançados pouco antes da premiação. Por que nunca lembram de filmes lançados meses antes? Talvez logo depois do Oscar anterior? Campeões de bilheteria muito antes de serem indicados? Se fosse assim, aí dava pra dizer que o Oscar é "comercial".

O fato é que existe a fórmula pra ganhar Oscar: faz um drama denso sobre preconceito, de preferência envolvendo judeus, e lança o filme em festivais pouco antes do Oscar. Batata. Pros atores, mais óbvio ainda: biografia. Os velhinhos não resistem. Interpretar alguém real é difícil, fantástico, não estou dizendo que não. Mas custava variar um pouco os tipos de trabalhos premiados?

Existem exceções, claro. Mas são raras.

Eduardo Nasi disse...

Jackson, de onde mesmo você tirou essas ideias?

Jackson Good disse...

Nasi, não entendi. Vc está, como de hábito, sendo irônico?

De ONDE tirei? Daquilo que eu vejo, ouço, leio, percebo, reflito... onde mais?

Eduardo Roque disse...

"Anônimo", vou explicar p/vc entender: opinião é aquilo q c expressa ao fazer qualquer comentário, entendeu? Impossível comentar s/opinar embora possa-se ter opinião e guardá-la, sacou?
E por q referir-se ao Sidão q ñ escreveu o texto e até aquele momento nem tinha opinado(ou comentado, vai saber)? Puxação d saco?
Sua obs sobre inclusão digital só pode ser classificada como lamentável p/ñ dizer preconceituosa.
E ñ, ser fiel à HQ ñ é sinônimo d qualidade até por q são mídias e linguagens bem diferentes mas apesar disso achei o filme bom e isso é questão d OPINIÃO, certo?

Eduardo Nasi disse...

Não era ironia. Eu estava curioso mesmo.

Se é nisso que você acredita, quem sou eu pra discutir?

Victor disse...

Já vi "If..." há muito tempo, e outro dia vi uns pedaços e percebi que, passados alguns anos, posso fazer uma nova leitura do filme (agora que saco qual é a dos britânicos).

Recomendo MUITO Felicidade. Não posso recomendar o suficiente. O filme é IMPERDÍVEL para quem não tem medo de tirar casquinha de ferida pra cutucar.

"O Anjo Embriagado", tb da Lume, há muito tava a fim de ver. Mas é só pros fãs do Kurosawa.

D.gr disse...

ohoho! Eraserhead no UHQ. Esse filme é demais. Pérola, esqueceu a linearidade e entrou numa espiral. Bem poderia ser um pesadelo, bem poderia ser o frio ou o amargo ou não.
(sugestões já anotadas, valeu!)

Eduardo Nasi disse...

D.gr, geralmente vejo o trabalho do Lynch como uma tentativa de acessar o inconsciente. Daí que a menção ao pesadelo faz sentido.

Dannilo disse...

Há tempos não vejo um filme interessante. O último que lembro ter gostado bastante foi Gêmeos - Mórbida Semelhança.

Não conhecia essa distro. Boa dica.


- Ninguém vai resenhar A Casta dos Metabarões?

Eduardo Nasi disse...

Danillo, eu vou resenhar A casta dos Metabarões assim que sobrar um tempo. Esse é o tipo de texto que não sai em uma hora.

Hoje, por exemplo, dediquei o dia a fazer a resenha de um especial que vem por aí.

Antônio disse...

Fala sério...

O cara faz um post pra dizer "olha como sou cabeça, seus fãs de Snyder".

Isso é muito nerd.

Claro, SOMOS TODOS nerds... mas eu prefiro ser um nerd q não se leva a sério e tem um pouco de noção do ridículo.

E o Nasi, com seus artigos irônicos (aham) e exibicionismos pedantes quer mostrar como é culto num blog de quadrinhos.

A falta total de pertinência entre o post e o assunto principal do blog mal oculta a nérdica intenção da pinta. Com a desculpa de que "é cinema", arrota um pedantismo bobo.

(em tempo: quando o Nasi tá indo com a fome, eu já voltei com a marmita. Já assisti IF, FELICIDADE e DAWNBYLAW a trocentos anos atrás.... "IF" já tem em bluray aqui na locadora perto de casa. Sou fã do Tarkovsky e baixei em tudo do cara, embora ache UM SACO Solaris, eu adoro Stalker e Nostalghia. Sou fissurado no Bergman tranquilo. Gosto do Lynch mas o livro dele mostrou q o cara é meio falcatrua mesmo. E já que falaram aí em cima do véio 'Kura', sem dúvida HAN é o melhor filme já feito no cinema. E DESPREZO o Snyder.)

Mas sabe qual a diferença entre eu e o Nasi? Eu não fico arrotando prum bando de nerd como sou 'cool' e tirando sarro dos caras que gostam de cinemão e do Snyder. Seria me levar muito a sério.

FUI

Anônimo disse...

Ops, é dOwnbylaw... ya ice cream!

Eduardo Nasi disse...

Antonio,

Eu fiz algum mal pra você ou pra alguém que você quer bem?

Eduardo Nasi disse...

Pensando bem, vou pontuar bem as coisas pra evitar uma discussão baixa como a que o Antonio acaba de tentar provocar.

1. Não somos todos nerds. Ao menos, não necessariamente. Não sei se ficou claro, mas este site se chama Universo HQ. Não Universo Nerd. Se alguém aí busca um site nerd, posso indicar uns mais adequados ao gosto do leitor. Limitar quadrinhos ao universo nerd é uma besteira que este site não faz e não defende. Muito pelo contrário. Não porque nerd seja algo ruim, e sim simplesmente porque uma coisa não tem necessariamente a ver com a outra.

2. Insinuar que nerds não podem falar mal de Zack Snyder é um preconceito bizarro. É limitar o nerd por baixo, é dizer que todo nerd tem que ser tosco e gostar das mesmas coisas de sempre. Para surpresa de muita gente, alguns nerds gostam de bom cinema, assim como de boas HQs.

3. A própria definição deste blog inclui "comentários, curiosidades e histórias diversas sobre quadrinhos, FILMES, livros, sebos, edições raras e até nosso dia-a-dia de trabalho!". Ou seja: cinema - nerd ou não - parece estar no escopo.

4. O propósito do post nunca foi o de me gabar. Não precisa nem ser um gênio da interpretação de textos. Basta ter boa vontade. O propósito do post é apenas e somente debulhar um catálogo de uma pequena distribuidora de DVDs muito interessante. Como leitores de quadrinhos costumam se interessar por filmes, pareceu apropriado - e alguns comentários acima confirmam minha impressão.

5. Não fui eu quem disse que estava vendo os filmes pela primeira vez, afinal, isso não contribuiria em nada com a dica. E, claro, seria uma forma de me gabar. Não fui eu quem citou, num arroto provavelmente involuntário, Tarkovsky e Bergman.

6. Infelizmente para muitos leitores, este é um veículo opinativo. A gente não vai concordar sempre. E temos que viver com isso.

Franchico disse...

A Lume tb lançou Gothic, de Ken Russel (Tommy), um filme bem interessante e doidão (como todos os filmes deste diretor) sobre a noite em que Mary Shelley criou Frankenstein.

Franchico disse...

A propósito, o final de If... (que já tinha visto na Globo umas duas décadas atrás, mas foi bom rever legendado) é simplesmente arrepiante e apavorante. Uma visão profética do que está acontecendo com o mundo hj. Columbine etc que o digam.

Jackson Good disse...

E por que, ao invés de simplesmente escrever sobre os filmes cult da pequena distribuidora, você (Nasi) fez questão de incluir no texto menções, provocaçõeszinhas bobas e indiretas diretas aos nerds e/ou fãs do Snyder? Se o texto nada tem a ver com isso? Se como você mesmo disse, essa não era a intenção do texto?

Evidente que isso geraria polêmica fácil. Só posso imaginar que é isso que você pretendia. Só uma dica: ironia é um recurso legal de se usar, mas é possível viver sem ele. As vezes, honestidade e clareza também servem, nem que seja pra falar mal de algo ou alguém.

ginsoda disse...

Diferenças a parte...acho que todos concordamos em uma coisa...Wolverine Origens é ruim!

Danilo disse...

Eu queria muito ver esse "IF". Dizem que o filme preferido do Grant Morrison...
Mas valeu pela dica Eduardo. Vou procurar ver alguns filmes que não vi desses ai.
E realmente o Lynch é foda, mas o que eu gosto mais dele é o Twin Peaks.