06 outubro 2007

Marvel em fotonovela

Em abril de 1984, a "Casa das idéias" lançou uma inusitada HQ especial de humor que deixou os leitores positivamente surpresos: The Marvel Fumetti Book, na verdade uma revista com 18 fotonovelas estreladas pelos editores e quadrinhistas da editora.

Ah, claro, tem a participação de alguns personagens dos gibis. Hulk e Homem-Aranha são alguns deles, mais uma figura cartunesca que não conheço.

Consegui um exemplar dessa revista num site de leilão. Li de uma vez só. As histórias curtas - algumas de apenas uma página - são legais, umas bastante engraçadas, outras tantas medianas, mas, no geral, dá pra rir numa boa. A coisa é bem tosca, tem umas "montagens" que divertem por si só.

Mas o melhor, mesmo, é ver reunida uma porção de pesos-pesados dos quadrinhos da Marvel , muitos deles bem jovens e outros - como Dave Cockrum - que já não estão mais entre nós.

Algumas dessas feras são: Stan Lee (é claro!), Bill Mantlo, Terry Austin, Bret Blevins, John Byrne, Mike Carlin, Chris Claremont, Al Milgrom, Tom DeFalco, Archie Goodwin, Mark Gruenwald, Larry Hama, Walter Simonson, Denny O'Neil, Joe Rubinstein, Jim Shooter e muito mais.

E só pra explicar: lá nos Estados Unidos, as fotonovelas são chamadas de fumetti, diferente de outros países que utilizam o termo para se referir às histórias em quadrinhos (desenhadas) italianas.

Para se ter uma idéia, na página em inglês da Wikipedia os fumetti são descritos como "um gênero americano de quadrinhos ilustrados com fotografias".

8 comentários:

Victor disse...

Marcus, que preciosidade essa que você descolou, hein? Esse tipo de coisa (e outras, como as contínuas brincadeiras que sujeitos como Stan Lee, Claremont e Byrne faziam na época, tais como se colocar em cenas das histórias dos heróis como 'figurantes') demonstram que essa turma, naqueles tempos, realmente se divertia pacas!!! Dá a impressão que era uma grande curtição e eles não se levavam muito a sério (o que é excelente). Basta ver a cara deles nas fotos para perceber como estão tirando sarros de si mesmos. Os quadrinhos na época eram apenas um bom negócio, uma divertida forma de ganha-pão, e não a indústria competitiva de hoje em dia, baseada no mercado de licenciamentos. Uma dica: teria como identificarmos, tipo, da direita para a esquerda, de cima para baixo, quem é quem naquela última foto desse post?

Marcus Ramone disse...

Victor, também fiquei curioso pra saber quem são os caras dessa foto, mas a imagem (que é da última capa) não tem legenda. :-(

E quanto ao que você disse sobre o que parecia ser uma grande diversão trabalhar naquela redação, eu concordo.
Será que é por isso que naquele e em períodos anteriores foram criadas histórias tão sensacionais? :-)

Sérgio Codespoti disse...

Acho que o sujeito no topo à esquerda é o Archie Goodwin (famoso editor já falecido) e a garota pode ser a Louise Simonson.

Sérgio Codespoti disse...

Um dos caras de barba pode ser o Walt Simonson (acho que o da fila do meio), e o sujeito na fila do meio, na direita, pode ser o Bob Layton. O cara no fundo de braços abertos me parece o Jim Shooter quando jovem. Mas é só um palpite.

Marcus Ramone disse...

O primeiro da segunda fila parece ser o Stan Lee.

Hunter disse...

Eu tenho essa edição! Achei que era o único pinel do mundo que tinha...

Bem, ela não0 está comigo em Portugal, mas eu lembro que todo mundo nessa foto era editor da Marvel. O cara em pé no fundo é mesmo o Shooter e os dois na fileira de cima são o falecido Archie Goodwin e a Louise Simonson. Do resto, só identifico o Larry Hama, que é o cara à esquerda na fileira de baixo, pela cara de japa.

(Nota: Se um dia me encontrarem, pergunte-me as histórias do Larry Hama no tempo em que ele era editor da Marvel. São hilárias!)

Essa "pirâmide humana" também aparece em uma das histórias internas que tem os nomes de todos os editores envolvidos. Com os nomes fica um pouco mais fácil ligar às pessoas.

Hunter (Pedro Bouça)

Marcus Ramone disse...

Pois é, Hunter, o lance é que tem mais nomes do que pessoas pra identificar a turma da foto, he, he, he.

Você sabe dizer se a Marvel produziu outras edições como essa? Ou se a DC fez algo do tipo?

Hunter disse...

Não conheço mais nenhum.

Hunter (Pedro Bouça)