Festival de Andennes
Estive no Festival de Andennes, na Bélgica, neste final de semana e conheci o Stuart Immonen, atual desenhista de Ultimate Spider-Man (Homem-Aranha Millennium).
O sujeito é gente boa. Conversamos por algumas horas enquanto ele desenhava para os leitores, de graça (na Europa é comum a prática de sketches gratuitos, enquanto nos Estados Unidos, muitos artistas cobram uma boa grana pelos desenhos). Pude vê-lo fazer pelo menos uns quatro Super-Homens (um cara pediu para ele desenhar o personagem chorando!), alguns Batmen, três Homens-Aranha, um Thor e algumas dezenas de autógrafos, incluindo nas suas páginas de homenagem ao Asterix, lançadas num álbum que reúne arte de vários desenhistas.
O personagem no desenho acima é Dirk Anger, paródia de Nick Fury na série Next Wave (aliás, a minha cópia do encadernado francês, da Panini, veio premiadíssima, com a primeira história inteira impressa duas vezes) levou uns 10 minutos para ser feito, no lápis e na canetinha.
No evento estavam expostos originais de Jack Kirby. Páginas de suas histórias de faroeste, um cartaz do Dr. Destino, algumas páginas de 2001 - Uma Odisséia no Espaço, um original do Pantera Negra e algumas outras de obras menos conhecidas de Kirby.
Conversando com Immonen sobre estas artes, ele revelou que possui os originais de uma história inteira do Kirby, que nunca foi publicada (mas não me disse de qual personagem). Perguntei sobre a arte-final e ele riu: Vince Coletta.
O Coletta tem fama de fazer alguns trabalhos "nas coxas" para entregar tudo no prazo. No livro Tales to Astonish, que citei no post sobre biografias, o autor revela que Kirby teve alguns problemas com Coletta, pois o arte-finalista muitas vezes apagava cenários e detalhes do fundo, para poder terminar o trabalho mais depressa.
Também pude ver uma pasta de Immonen com páginas originais de Inferno (com arte-final de Wade Von Grawbadger), Superman - Identidade Secreta (arte-final de José Marzan), Moving Pictures (com arte-final do Immonen) e capas de Ultimate Spider-Man (no lápis).
Acabei comprando a página abaixo, da minissérie Inferno (Inferno #3, pagina 14, 1998), da DC. Estava num preço pra lá de camarada, e as outras estavam muito mais caras. Os originais de Moving Picture ele ainda não está vendendo, pois a história ainda está no início.
Aguardem para breve, no UHQ, mais novidades sobre Stuart Immonen.
Um comentário:
Grande Stuart Immonen! Um dos melhores e mais versáteis artistas do mercado americano. E Dirk Anger é meu ídolo, genial...
Postar um comentário