18 janeiro 2011

Grandes coleções Marvel e DC no Brasil

Os super-heróis das duas maiores editoras de quadrinhos do mundo têm uma rica participação na história do colecionismo brasileiro.

Relembre um pouco dessa trajetória na matéria especial publicada hoje, no Universo HQ.

Clique aqui, comece a viagem ao passado e, depois, comente à vontade.

15 comentários:

Kacius disse...

Cara, há poucas semanas publiquei em meu blog sobre esses bonecos Gulliver e Super Powers, inclusive com foto de alguns que ainda tenho. foi em outubro quando descobri também o site superheróis-br. Muito legal, que saudade, lá se vão quase 30 anos que eu brinvcava com eles, espero que sobrevivam à minha filha de 2 anos que costume pegar de vez em quando!
Acessem lá: http://rapsodiasnefarias.zip.net/arch2010-10-17_2010-10-23.html

Também tenho um blog sobre quadrinhos e um projeto de incentivo à leitura que faço nas escolas da minha cidade: www.gibiblioteca.zip.net

Marcelo Almeida disse...

Putz, que matéria legal e saudosa. Revivi boa parte da minha vida ali. Sorte que muitas das coisas citadas eu possuo em casa e não empresto, troco ou vendo por nada deste mundo. Valor sentimental enorme.
Parabéns pela matéria!

Marcus Ramone disse...

Bela coleção, Kacius! :-)

Marcus Ramone disse...

Marcelo, também tenho ainda algumas dessas coleções (pelo menos as dos gibis eu tenho todas).
Sinto mais falta dos bonecos da Gulliver e dos carros do Batman/Robin, Homem-Aranha/Capitão América e Hulk/Homem de Ferro.

Charles disse...

Nossa, eu joguei muito esse "super trunfo" da Abril, mesmo não tendo todas cartas (principalmente as da Image).

A coleção de graphic marvel é muito boa, tenho boa parte dessas edições. A Vingança do Monolito vivo é demais, em especial a parte onde o Capitão América pergunta ao computador que super-heroi poderia ajudá-lo: "preciso de algúem aqui de perto. Com conhecimentos científicos... O computador indicou o Homem Aranha!" Isso sim que é buscador! Morro de rir lendo essa história! A da mulher também é bacana.

Tem outras mais sérias muito legais, como todas do Justiceiro, as do Dr Estranho (shamballa e com o dr destino). Demolidor Guerra e Paz pintada pelo Bill Sienkiewicz.

Flávio disse...

Faltou o Álbum de Super-Heróis Marvel de 1984, com figurinhas nas revistas Heróis da TV, Superaventuras Marvel, Homem-Aranha, Hulk e Almanaque do Capitão América.

Marcus Ramone disse...

Sim, Flávio, faltou muita coisa e, claro, não poderia caber tudo na matéria.

A Marvel e a DC produziram mesmo uma imensa e maravilhosa galeria de coleções no Brasil. :-)

Kacius disse...

Obrigado, Marcus, da próxima vez deixa um comentário, sua presença assinada abrilhantaria meu espaço. Valeu! O carro do Hulk e Homem de Ferro eu tive também!

Anderson B. disse...

Bela matéria, Marcus.

Lembro que eu tinha uns bonecos da Gulliver antes mesmo de ler HQs Marvel e não sabia quem era o personagem que vinha junto com o Hulk. Um amigo me falou que era o "Visão" e eu não acreditava - nunca tinha ouvido falar nesse cara, e achava que "Visão" parecia algo inventado pelo meu amigo (!)

Bom, sei que é chato ficar falando que faltou isso ou aquilo, porque o texto não se propõe a apresentar tudo, mas queria lembrar das coleções da Panini Grandes Clássicos DC e Os Maiores Clássicos de (...)(Marvel), lamentavelmente canceladas. Foram algumas das melhores edções da editora, dando oportunidade de termos alguns clássicos em edições de qualidade com preços acessíveis (muitos deles pela primeira vez em formato americano no Brasil).

Marshall disse...

Que bela matéria Marcus. Rola fazer uma parte 2 com as coleções que não entraram nesta?

Sou um dos felizardos possuidores do Dicionário Marvel completo e encadernado, é meu xodó rs!

Além do Dicionário, a Abril encartou em algumas revistas posters que formavam um calendário e mini posters Marvel e DC, salvo engano os últimos saíram nas em todas as revistas de agosto de 1985.

Os pósters calendário eu não me recordo.

Outros "brindes" interessantes eram as fichas de personagens que ocasionalmente apareciam e até coisas mais bizarras como "seu signo seu herói".

Bons tempos!

Marcus Ramone disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marcus Ramone disse...

O Dicionário Marvel completo? E encadernado? Isso hoje vale uma grana preta!

Eu não tenho nem 20 páginas...

Marshall disse...

Eu não tenciono vender, mas se cobrasse só pelo valor das páginas + encadernação, sem ter lucro nenhum, ainda assim não sei se alguém pagaria.

Detalhe que uma pág ou duas, não me lembro bem, saíram com defeito, o texto não encaixava com a pág seguinte e foi necessário republicá-las.

A Abril também chegou a prometer uma capa para o dicionário o que mais tarde se mostrou inviável.

Eduardo Roque disse...

Excelente matéria mesmo, verdadeiro mergulho no Túnel do Tempo da minha infância nos '80. Só 1 obs e 2 pekenas correções:
alguém reparou nos prédios q o Monolito Vivo tá derrubando na capa da Graphic Marvel? É, são as Torres Gêmeas + d 10 anos antes do 11/9! Sinistro...
As correções são quanto aos lançamentos dos álbuns gigantes Dini/Ross: "Poder da Esperança" é d 2001 e "Origens Secretas" d 2003. E a coleção encerrou em 2004, infelizmente.
Já o colega Charles + acima confundiu Graphic Marvel c/Graphic Novel q foi onde saiu Shamballa do Dr. Estranho e o Demolidor do Sienkiewicz. E a GN tb merecia ser citada na matéria.

liber disse...

Sensacional a matéria. Nostalgia da boa, gostosa. Nem lembrava mais das tampas de margarina, mas quando vi as fotos lembrei nitidamente de onde e quando eu estava quando colecionava. Parabéns!
E obrigado!