03 maio 2009

Sunday Comics

Hoje em dia, os maiores jornais brasileiros não encartam mais suplementos dominicais de quadrinhos. Aliás, não sei nem se tem algum que os publique. Quando muito, usam tiras diferentes aos domingos, como faz a Folha de S.Paulo.

Mas foi no rastro dos quadrinhos dominicais que surgiu essa, digamos, seção do blog do Universo HQ: Sunday Comics.

A ideia é que, aos domingos, a gente mostre uma HQ diferente aos leitores - uma HQ que está disponível na internet, de graça, e que preferencialmente (mas não obrigatoriamente) use os recursos digitais para contribuir com a linguagem dos quadrinhos.

Já a publiquei a Sunday Comics duas ou três vezes, de forma esparsa, mas daqui pra frente ela será bem mais frequente - semanal, na medida do possível.

Os autores de quadrinhos digitais também podem participar, deixando nos comentários os links de suas criações para que os demais leitores possam conhecê-las.


Nesta reestreia, o destaque fica para Nawlz, que me foi apresentada por Fabiano Denardin, editor da linha DC para a Panini e entusiasta dos quadrinhos digitais, que descobriu o trabalho por intermédio de uma referência do teórico e quadrinhista Scott McCloud.

McCloud, aliás, é um pensador a ser evocado durante a leitura de Nawlz. Afinal, a história de Sutu (pseudônimo do australiano Stu Campbell) fica nos limites da linguagem dos quadrinhos. O próprio autor não usa os quadrinhos para defini-la. Prefere chamá-la de "experiência em narrativa interativa".

Seja o que for, o resultado é muito, muito interessante. A navegação, ainda que linear, é vertiginosa. É, aliás, tão legal que fiquei com a impressão de que ela mata o roteiro em si - menos instigante que a arte e a transição entre quadros.

De qualquer maneira, Nawlz contribui sem dúvida alguma ao pensamento de como os quadrinhos podem ser reorganizados nos próximos anos.

5 comentários:

D.gr disse...

ei, eu poderia procurar no google, mas se tiver o link aí fica mais fácil. ehehe

Eduardo Nasi disse...

Putz, bem lembrado! Mal aê.

Ricardo Soathman disse...

Olá Eduardo;

Legal a iniciativa.

Acho que um dos caminhos que deveram ser percorridos para uma solidificação do mercado, passa, por utilizar a internet como meio de divulgação.

Sei, que em se tratando de ações feitas por profissionais, a coisa de acabar não tendo receita direta, pode, de alguma forma desanimar... Mas, existem opções de receita indireta, que, é possível conseguir, para manutenção do site, e até, algum lucro.

Basta, que para isso, o site tenha um bom conteudo. No caso, uma boa história.

Então, novamente, parabéns pela iniciativa e vamos esperar que as pessoas utilizem o espaço para divulgação!

[]s

Ricardo Soathman

Ricardo Soathman disse...

PS: onde você leu DEVERAM, leia DEVERÃO!

Manhã de segunda... Sabem como é!

Anônimo disse...

que loco!!!!