16 maio 2009

Notícias da Birmânia

Esta semana, jornais do mundo todo noticiaram um fato que tem muito a ver com uma HQ lançada recentemente no Brasil, pela Zarabatana: Crônicas Birmanesas, do canadense Guy Delisle. A líder da oposição ao governo e ganhadora do Prêmio Nobel da Paz Aung San Suu Kyi, mencionada várias vezes no álbum, foi acusada de descumprir os termos da prisão domiciliar.

De acordo com acusação, ela teria relação com a invasão de um turista norte-americano ao local onde fica sua casa, mantido sob vigilância 24 horas por dia.

Se condenada, Suu Kyi pode ficar presa por mais sete anos, o que, segundo comentaristas políticos, seria uma forma do governo impedir que ela dispute as eleições em 2010.

A transferência de Suu Kyi para a prisão de Insein aconteceu 12 dias antes do fim da pena a que ela esteve submetida desde 2003.

Tais fatos mostram como a situação em Mianmar (nome oficial da Birmânia), testemunhada por Delisle, ainda está se desdobrando.

Quem apreciou a obra de Guy Delisle pode se sentir motivado a acompanhar mais de perto esses tristes desdobramentos. Certamente, o autor se sentiria recompensado se essa situação fosse revertida.

Um comentário:

Rodrigo Ramos disse...

Engraçado como um lugar destes, esquecido por Deus, também foi esquecido pelos americanos em sua cruzada contra as mazelas do mundo, como fizeram com o Iraque. Será que é por que nenhum amigo do Bush teria interesse em extrair nada de Miamar?

Em tempos vale a pena ver Rambo IV. Nos extras tem bastante coisa sobre esta situação lamentável em que se encontra Miamar.