04 maio 2009

Encontro histórico: Paul McCartney e Jack Kirby

Em 1º de novembro de 1975, Paul McCartney e a banda Wings lançaram o single Venus and Mars/Rock Show. O lado B deste LP trazia a faixa Magneto and Titanium Man (veja aqui num show da banda), a única na carreira do Beatle com personagens de quadrinhos como assunto de sua música.

O título faz alusão aos personagens da Marvel, Magneto (vilão dos X-Men) e o Homem de Titânio (Titanium Man), um inimigo tradicional do Homem de Ferro. A letra da música também fala do vilão Dínamo Escarlate (Crimson Dynamo), outro adversário do "Cabeça de Lata".























A banda Wings surgiu em 1971 e trazia em sua formação original Paul e Linda McCartney, o guitarrista Denny Laine (ex-Moody Blues). No final de 1971, o guitarrista Henry McCullough (ex-Spooky Tooth) se juntou a grupo.

Durante a excursão mundial da banda em 1976, o lendário desenhista Jack Kirby, que criou Magneto junto com Stan Lee, visitou o grupo nos camarins e presenteou Paul McCartney com um desenho que incluía Magneto, Paul e Linda McCartney.

Os vilões Dínamo Escarlate e Homem de Titânio foram criados por Stan Lee e Don Heck.

A banda Wings permaneceu em atividade até 1981.

Quem nos deu a dica sobre este assunto foi o beatlemaníaco Paulo Back, que é roteirista da Turma da Mônica.

6 comentários:

Rafael disse...

Muito legal essas histórias sobre rock e quadrinhos. Estive levantando alguns fatos recentemente, para fazer um programa de rádio especial com essa tematica, e fiquei admirado pela quantidade de musicas e bandas que se inpiraram nas HQs.

Leandro disse...

Essa história é contada no livro Kirby: King of Comics, de Mark Evanier. Uma bela obra que traz curiosidades, fatos e várias informações a respeito do "rei" dos quadrinhos. Incluindo a origem desse apelido e dicas preciosas para quem quer conhecer os bastidores das HQs.

http://www.amazon.com/Kirby-King-Comics-Mark-Evanier/dp/081099447X

Luiz Pereira disse...

Como McCartneyano e Kirbyano que sou, adorei a notícia. Não sabia que a música se referia aos personagens da Marvel. Valeu a dica

Um abraço

Anônimo disse...

Nossos cantores/compositores nacionais também fizeram grandes homenagens ao universo dos quadrinhos...

Franchico disse...

...excetuando-se Jorge Vercilo e sua Homem-Aranha, claro...

Victor disse...

O Kirby fazer desenho pro Paul não é nada. Queria é ver o Paul fazer uma música pro Kirby.