30 março 2009

Melhores e piores de março

Março se encerra com ótimas opções em livrarias e uma mesmice tamanha nas bancas que dois de nossos colaboradores, o Zé Oliboni e o Ronaldo Barata, não queriam indicar nada como "melhores", porque só leram materiais medianos ou ruins. Mesmo assim, eles apontaram os que "se salvaram".

Então, é hora de conferir o que cada integrante da equipe editorial do Universo HQ mais e menos curtiu no mês que está terminando.

Vale lembrar: as opiniões são pessoais e não precisam ser sobre um lançamento do mês.

Não há limite para as indicações dos melhores, que não são listados necessariamente em ordem de preferência; e uma, duas ou três pros piores.

Outro clássico das HQs europeias que, felizmente, a Devir traz ao nosso mercadoSidney Gusman

Melhores: Watchmen – Edição Definitiva, Batman – A Piada Mortal – Edição especial e Gantz # 20, todos da Panini, Fulù # 1 – O sortilégio (Meribérica/Liber) e A Casta dos Metabarões – Tomo 1 (Devir)

Piores: Prelúdio para a Crise Final # 7, Dimensão DC – Lanterna Verde # 7, Marmelade Boy # 1 e DC Especial - Arena - Contagem Regressiva, todos da Panini

Outro trabalho europeu que dificilmente veremos por aquiSérgio Codespoti

Melhores: Corto Maltese - Memories, de Michel Pierre e Hugo Pratt (Casterman); Contes et Récits de Guerre, de Dino Battaglia e Guy de Maupassant (Mosquito); Au Delá de Nuages - Tomo 2 - Combats, de Régis Hautière e Romain Hugault (Paquet); e Neverland, de Stéphane Piatszek e Nicolas Sure (Quadrants)

Pior: Mighty Avengers # 21, de Dan Slott e Khoi Pham (Marvel)

Muito bacana este álbum de tirasMarcelo Naranjo

Melhores: Mesmo Delivery (Desiderata), Mutts (Devir) e Turma da Mônica – Coleção Histórica # 6, # 7 e # 8 (Panini)

Pior: nenhum

Continuam divertidas as aventuras da Turma da Mônica adolescenteMarcus Ramone

Melhores: Gen - Pés Descalços # 4 (Conrad), Zé, o Soldado Raso - Edição Extra # 7 (Saber), As Investigações de Sam Pezzo - Volume 2 (Martins Fontes), Almanaque Tex # 30 (Mythos) e Turma da Mônica Jovem # 7 (Panini)

Pior: nenhum

A melhor revista seriada em nossas bancas continua à espera de novos leitoresEduardo Nasi

Melhores: Salon (Desiderata), J. Kendall – Aventuras de uma criminóloga # 51 e J. Kendall – Aventuras de uma criminóloga # 52 (Mythos) e Marvel Max # 66 e # 67, Homunculus # 5 e Coringa, todos da Panini

Piores: Contagem Regressiva # 7, # 8 e # 9, Prelúdio para a Crise Final # 7 e DC Especial - Arena - Contagem Regressiva, todos da Panini

Inspirado no Coringa de Heath Ledger, Brian Azzarello fez uma interessante graphic novelGuilherme Kroll Domingues

Melhores: Coringa, Watchmen – Edição Definitiva, The Spirit – As novas aventuras e Homunculus # 5, todos da Panini, e Mafalda # 1 (Ediciones de La Flor)

Pior: nenhum




Que a revista é bacana, não há dúvida; resta saber se a Pixel continuará publicando-aRicardo Malta Barbeira

Melhores: Fábulas Pixel # 4 (Pixel), Rê Bordosa – Memórias de uma Porraloca (Circo Editorial) e Marvel Max # 65 (Panini)

Pior: nenhum



Uma das menos piores do OliboniZé Oliboni

Melhores: Aquilação 2 - A conquista # 1, Hulk contra o mundo # 5 e Os Novos Vingadores # 56, todos da Panini

Pior: Marvel Especial # 9 - Os Novos Guerreiros (Panini)




Pena que os Desafiadores do Desconhecido nunca emplacaram no BrasilDelfin

Melhores: Aberto para balanço, de Fortuna (Codecri), Rango # 1, de Edgar Vasques (L&PM), Mega Quadrinhos # 6 (Ortiz), Absolute Watchmen, Absolute Starman # 1 e Showcase - Challengers of the Unknown # 1 (DC Comics) e The Marvel Vault (Marvel)

Pior: DC Especial - Arena - Contagem Regressiva

Uma das melhores HQs de todos os tempos, enfim, numa edição que faz jus à sua grandiosidadeDiego Figueira

Melhores: Watchmen - Edição Definitiva e Superman # 76, ambos da Panini

Pior: Dimensão DC – Lanterna Verde # 7 (Panini)




Este arco não é nenhuma Brastemp, mas diverteRonaldo Barata

Melhor: Coringa e Novos X-Men - Imperial, ambos da Panini

Piores: Novos Titãs # 57 e DC Especial - Arena - Contagem Regressiva, ambos da Panini

13 comentários:

Rafael disse...

Watchmen e os especiais do Coringa dominam a lista de melhores. Bem merecidos, por sinal.
Legal ver a turma da monica jovem ainda emplacando nessa categoria também.

Bela lista.

E pobres supers da DC, tão maltratados por seus roteiristas e editores.

Sidney Gusman disse...

Pois é, Rafael, Arena entrou em várias listas de piores. E só não frequentou mais, porque não foi todo mundo da equipe que leu...

Que fase da DC!

Jonatan disse...

E Nausicaä vol 5 ninguém leu? Finalmente saiu, é uma saga épica espetacular. Mal posso esperar pelos últimos volumes.

Sidney Gusman disse...

Jonatan, li e não coloquei na minha lista. tem muitos problemas de narrativa, falta um resumo da história até então e o desenho e a narrativa, em vários momentos, é confuso.

Se lidos de uma batelada só, os álbuns fazem mais sentido, mas com intervalos tão grandes entre um volume e outro, a história perde muito.

Abraço

Floripes disse...

Contrariamente ao Sidney Gusman, eu colocaria Marmalade Boy entre os melhores do mês. O mangá não é tão bom como o anime, mas acho muito bom. Isso, é claro, além de ser um tipo de material diferente da mesmice dos super-heróis e que pode agradar às meninas (que precisam de algo para ler além de Turma da Mônica Jovem).

Sidney Gusman disse...

Floripes, achei muito, muito ruim. Igualzinho a 99% dos mangás centrados em meninas. O que difere é a trama absurdamente bizarra do começo, com pais que sugerem ter praticado swing e resolvem envolver os filhos na parada.

Gabriel disse...

Achei o J. Kendall n. 52 um grande amontoado de clichês (tem de tudo, até o vilão que explica o plano ao invés de matar o mocinho na hora) com um enredo fraco e pouco inteligente. Existem poucos momentos interessantes (como a reflexão sobre as pessoas pobres que nunca tiveram uma chance) e a arte é muito bem feita apesar do formato da revista.

Eduardo Nasi disse...

Acho que essa "má fase da DC" tem que ser beeeeem relativizada. É só dar uma olhada na lista como um todo.

Coringa e o Spirit são da fase recente da DC -- e geralmente há títulos recentes da DC nos melhores do mês.

E ainda há bons materiais perdidos em revistas que não se impõem, como alguns arcos de Superman, Liga da Justiça, Batman...

Claro, tem muita porcaria no meio, em especial nas histórias ligadas a essa imensa trama chamada Contagem Regressiva (eu resenho a maior parte delas, aliás). Mas tem alguns bons trabalhos que simplesmente somem da vista dos leitores por causa da tal "má fama". Por isso, vale a pena tomar um certo cuidado com essas generalizações.

Anônimo disse...

Pela tradução porca e horrível, Watchmen deveria estar entre os piores. É uma vergonha uma editora tão grande no mercado de quadrinhos lançar um trabalho perfeito em quase tudo, mas um completo lixo logo na parte mais importante.

Sidney Gusman disse...

Anônimo, a tradução não está "porca e horrível". Tem coisas que incomodam? Sim. Mas nada que grite ao leitor.

Pra mim, o que pegou mais foi a falta de cuidado com a revisão. Watchmen merecia mais capricho.

ViniQQQ disse...

Nausicaä 05, MPD Psycho 03 e mais alguns faltaram na lista. Mônica Jovem melhorou com o Cassaro, mas ainda não é ideal. Marmalade Boy está entre os melhores, na minha opinião. Bem diferente da maioria dos Shojos (mangás para garotas), realmente me interessou.
Isso para mim, não estou criticando os gostos de ninguém.

Eduardo Nasi disse...

ViniQQQ, você não poderia criticar o gosto com esse argumento porque, afinal de contas, a lista é do que os colaboradores LERAM, não o que saiu, e eu ainda não li nada do que você citou. :)

Sidney Gusman disse...

ViniQQQ, sem galho. Eu li todos esses que você mencionou. Nausicaä e Marmalade Boy, eu já expliquei, falta MPD Psycho 03, que eu achei que teve uma pequena queda em relação aos dois primeiros.

Até entraria na lista, mas como li outras coisas que considerei mais legais...

Abraço