22 julho 2007

Sobe e desce

DESCE:

• Cavaleiro da Lua: Pra que serve esse personagem? Nunca foi lá grande coisa, tinha histórias chatas e difíceis de entender, e agora retona pior, elevando ao dobro o fato de não ser lá grande coisa, com histórias ainda mais chatas e difíceis de entender (putz, a última, publicada em Marvel Action # 6, é uma coisa totalmente incompreensível).

O pior é que não houve nem um breve histórico sobre o personagem, na primeira edição, pra fazer com que os leitores novos pudessem saber um pouco mais sobre ele e entender o mínimo do que se passa agora.

• Thunderbolts: há pouco tempo, postei aqui no blog um texto bastante elogioso a essa superequipe. Até ali, eu não tinha do que reclamar. Mas, agora, sou obrigado a mudar de opinião.

As mudanças bruscas e exageradas na equipe, aliadas a histórias chatinhas, estão tornando difícil a leitura das aventuras desses personagens. Não tenho palavras pra descrever o martírio que foi ler a que foi publicada em Universo Marvel # 24, por exemplo.

O alento é que a fase atual que está rolando nos Estados Unidos, pelo que pude apurar, está muito boa.

• Homem-Aranha: Caramba, até quando iremos ver esse uniforme horrível, ridículo e que desconfigura o conceito e as habilidades originais do Aranha? Já não basta a fase sofrível de suas histórias?

• Quadrinhos Disney: É o fim! Vários estados do Brasil estão há mais de seis meses sem receber nenhum título da Disney nas bancas, à exceção das Obras Completas de Carl Barks. Só o Sudeste continua recebendo as edições inéditas. E vale lembrar que, além disso, a defasagem (generosamente chamada de distribuição setorizada) já era de três meses.

Pipocam em listas e fóruns de discussão as reclamações, e-mails são enviados à Editora Abril, mas continuamos sem saber o motivo disso tudo. E o coro pra que a Disney mude de editora no Brasil está aumentando cada vez mais.

SOBE:

• Asterix: Pelo menos aqui no Brasil, os leitores agora podem se "desintoxicar" do último álbum do baixinho gaulês (nunca pensei que um dia escreveria isso sobre uma HQ do personagem, mas O dia em que o céu caiu é uma porcaria sem tamanho).

Isso porque, com quatro anos de atraso, a Editora Record finalmente lançou a coletânea (inédita por aqui) Asterix e A volta às aulas.

Assim, a última imagem que fica, pra nós, brasileiros, é a das excelentes histórias curtas dessa edição.

• Menino Maluquinho: É uma das melhores revistas em quadrinhos infantis publicadas atualmente no Brasil. Não foi à toa que ganhou os três últimos HQ Mix como melhor revista infantil.

O título chegou a ser cancelado por um tempo, mas voltou com tudo em março de 2007. Vale a pena curtir despretensiosamente essas histórias engraçadas e que dão aquela saudade dos tempos de criança.

• Batman: O Morcegão passa por uma bela fase. Histórias envolventes, a Dupla Dinâmica trabalhando como nos velhos tempos... enfim, o Batman como há muito tempo não se via.

• Guerra Civil: E não é que os quadrinhos de super-heróis ainda têm mesmo salvação? Guerra Civil vem se mostrando, pelo menos até agora, a melhor saga da década, em minha opinião. Os prelúdios já estavam bastante empolgantes, e a primeira edição da minissérie me fez produzir um largo sorriso, coisa que há muito tempo não fazia ao ler um gibi de supertipos.

A minha expectativa pro próximo número continua acesa.

2 comentários:

Amalio Damas disse...

Concordo com você e ainda colocaria no lista do desce para o último subsolo X-Men. Quanto a Guerra Civil, é a primeira vez desde Crise de Identidade que fiquei ansioso pela continuação de uma série.

SANDRO SANTOS DE ALMEIDA disse...

Na verdade, não há personagens ruins ou crise no ramo de super-heróis... O que há é grande número de criadores sem o imaginação. Prova disso é o genial Mark Millar...
Sandro