31 março 2007

O (doce) gostinho de se sentir campeão do mundo

Se você pensou que esse post era sobre futebol, errou feio. Seguinte: ontem à tarde, eu estava na minha sala lá na Mauricio de Sousa Produções, quando tocou o telefone. Era o Fábio Volpe, redator-chefe da Mundo Estranho, revista da Abril da qual sou colaborador “quase fixo” (além de fazer matérias, edito/escrevo especiais e cubro férias dos editores) há uns três anos.

A página de abreComo estou editando um especial de Harry Potter, pensei que era alguma coisa ligada a isso. Mas não. O Volpe falou assim: “Sidão, tenho uma boa notícia: pode acrescentar no seu currículo uma medalha de ouro no Malofiej! A matéria de sexo ganhou!”.

Quase caí pra trás! Explicando: o Malofiej é o mais importante prêmio de infografia do planeta, que rola na Espanha. Todos os anos centenas de veículos de comunicação inscrevem trabalhos em busca dessa cobiçada conquista. Quem mandou a boa notícia foi o editor Rodrigo Ratier, direto de Pamplona.

Parabéns para toda a equipe da ME: Volpe, Ratier, Arthur, Renata (a designer da matéria), Alessandra e Daniele; ao Carlo Giovani, que fez as ilustras e ao Manuel Nogueira, responsável pelas fotos.

As imagens neste post mostram as seis páginas da matéria, pra quem quiser conferir. A sacada de ilustrar tudo como se fossem tatuagens sobre os corpos foi da Renata e o Carlo mandou bem demais! Estou felicíssimo por participar dessa conquista.

A primeira duplaO mais legal de tudo, é que foi uma matéria numa área (saúde) na qual escrevi poucas vezes nos meus quase 20 anos de jornalismo. Lembro quando o Volpe me ligou perguntando se eu topava. Eu teria que explicar: como se formam os espermatozóides, por que esfregar o pênis dá prazer, como o pênis fica duro, como a vagina fica lubrificada para a transa e o que acontece no corpo durante o orgasmo.

Alguém pode achar que isso é baba, que tem em qualquer livro, mas não é por aí. Conheço bem o perfil da Mundo Estranho: os textos têm que cavar coisas inusitadas e diferentes e explicar tudo de forma clara, especialmente quando se trata de um artigo com infográficos. E era a matéria de capa! Um desafio e tanto, que, claro, topei!

Falei com vários médicos e sexólogas, pesquisei um bocado em livros e na net, enchi o saco dos entrevistados até ter a certeza de que estava transmitindo todas as informações de forma precisa e, principalmente, clara (afinal, o público da revista é adolescente). Taí o resultado. Valeu a pena!

Quando ministro palestras ou cursos, sempre toco no ponto de que, hoje, tem jornalista que esqueceu (ou não sabe) a importância de uma boa pesquisa, de uma apuração detalhada. E isso vale para qualquer profissional, pra um iniciante ou alguém mesmo com muitos anos de janela.

A segunda duplaFaço isso até quando faço algum artigo sobre quadrinhos, (que, modéstia à parte, conheço bastante); que dirá com outros assuntos a respeito dos quais não escrevo com freqüência. A sensação de ter feito um trabalho bacana é maravilhosa.

O Prêmio Malofiej de Infografia tem dezenas de categorias, mas os jurados são extremamente rigorosos. Este ano foram inscritos 1500 trabalhos de revistas e jornais de todo o mundo, nas categorias impressas e online. No entanto, foram dadas apenas 12 medalhas de ouro.

E a página finalAlém da Mundo Estranho, faturaram o prêmio máximo: Expresso, de Portugal, The New York Times (duas vezes), San Jose Mercury News, National Geographic Magazine e The Oregonian, dos Estados Unidos; Dagens Nyheter, da Suécia; The Guardian, da Inglaterra; Welt am Sonntag, da Alemanha; e o Clarín (duas vezes), da Argentina.

Ao todo, foram distribuídas 95 medalhas: 12 de ouro, 22 de prata e 61 de bronze. A Mundo Estranho ainda faturou um bronze na categoria Infográfico Animado, mostrando o que acontece numa turbulência dentro de um avião.

Ou seja, com razão, a redação da Mundo Estranho está em festa por essa conquista em nível mundial. E eu também!

14 comentários:

Rodrigo Braga Alonso disse...

Muito boa, Sidão!!
Você é o cara!

Anônimo disse...

foda Sidão...
Parabens...
engraçado é qque tenho a revista e so agora voltei la pra reparar o seu nome...

Parabens a materia ficou mesmo excelente

Sidney Gusman disse...

Valeu, Rodrigo e Korak.

Abraço

Marcus Ramone disse...

Quando li o título desse post, pensei que era uma referência ao fato de que a Fifa reconheceu um título mundial do Palmeiras, hi, hi, hi...
E, Sidão, parabéns por mais essa, meu velho! Além de um exemplo de amigo a ser seguido, você também continua sendo meu guru na área de jornalismo. Talvez, em 2150, eu chegue ao patamar que você se encontra HOJE, he, he, he.

Anônimo disse...

Parabéns a você ao pessoal da Mundo Estranho pela conquista, Sidão.

Abração.

Anônimo disse...

Sidney, parabéns a você e à equipe pela conquista! Abraços!

Sidney Gusman disse...

Ramone, Malta e Márcio, muitíssimo grato.

ABraço

Anônimo disse...

é Marcus, esqueci de mencionar isso tb..
pensei que era sobre o palmeiras...
:S

Abração

Sidney Gusman disse...

Korak e Ramone, campeonato mundial, pra mim, só vale se tiver na taça a palavra MUNDIAL ou DO MUNDO.

Ou seja... :-)

Anônimo disse...

quantos vcds ganham como puxa sacos do sidney?

Marcus Ramone disse...

É engraçado como no Brasil é errado admirar quem faz sucesso. Em outros países realmente civilizados, aplaudir o sucesso alheio é uma forma de demonstrar que aquela pessoa é uma fonte de inspiração e que, como realizadora de algo positivo, merece todo o reconhecimento.
Trocando em miúdos, meu caro "anônimo", sua insignificância deve ser tão grande (afinal, não tem ao menos coragem de expor o nome verdadeiro quando escreve besteira), que não vou nem perder tempo mandando você tomar naquele lugar onde a luz do Sol não bate.

Marcelo Naranjo disse...

Impressionante.
O sujeito reclama, mas, pelo jeito, não tira o Universo HQ (nem o blog) dos seus favoritos. Até os comentários ele acompanha.
Aliás, esse é o grande momento do "Anônimo": pela sua incapacidade de fazer algo de útil, pela sua pequenez tão difícil de aceitar, posta pelos blogs mundo afora, sempre reclamando, para ser notado. É seu momento de glória. Ora, quer trocar idéias sem se identificar? É só procurar algum fórum compatível com sua qualificação intelectual. Com certeza, vai achar.

Marcelo Naranjo disse...

Pra terminar: graças ao simpático, tirei a opção de postar de forma anônima.

Sidney Gusman disse...

Não sei o que aconteceu com o Blog, mas vários comentários sumiram; e outros que haviam sido deletados voltaram!

Portanto, não estranhem: é pau do Blogger.