28 março 2007

Sobre listas de gols e de quadrinhos

Com toda essa celeuma sobre os gols do Romário que não deveriam constar da lista dos mil (pois foram marcados nos tempos de infantil e juvenil do Baixinho e em jogos/peladas não oficiais), eu me lembrei que a lista dos meus gibis também suscita controvérsias.

Tenho mais de oito mil revistas em quadrinhos na minha coleção, e pelos meus cálculos, dentro de uns seis meses vou atingir a marca dos nove mil.

Bem, é aí que entra o "x" da questão: na lista eu considerei como gibis as edições das duas primeiras encarnações da Wizard brasileira, as quais não apresentavam nenhuma história em quadrinhos; as da revista Casseta & Planeta (pois continham aqui e ali uma charge, tira ou história em quadrinhos curta); coletâneas de charges, com ou sem tiras; contos ilustrados de personagens de gibis (como aqueles do Asterix); revistas nacionais e estrangeiras sobre quadrinhos; e mais outros que... bem... eu acho - ou quero! - que sejam HQs.

Como sou não só leitor, mas um colecionador contumaz, até quadrinhos institucionais de empresas e órgãos públicos eu costumo adicionar à minha lista. Sabe aqueles gibizinhos que as indústrias farmacêuticas produzem pra divulgar alguns remédios? Pois é, eu tenho um monte desses! Até quadrinhos sobre produtos veterinários tem na minha coleção...

E quanto a você? O que tem na sua lista que você acha que deve continuar lá, mas que os outros dizem que não tem nada a ver?

A propósito, estou torcendo muito pelo Romário. Sou fã inveterado do cara e não nego isso. Dane-se se na lista dele tem até gol de Fifa Soccer e futebol de botão. Além do mais, que exemplo eu teria pra dar se fosse contestar a validade de alguns itens dessa coleção de gols? :-)

4 comentários:

Anônimo disse...

Eu torço pro gol mil do romário, sou fã dele. Independente dos 77 gols de amador q ele fez. O pelé fez 22 pelo time do exército e ele contava.

Quanto aos gibis, eu conto igual a vc, mas minha coleção é bem mais modesta, da última vez q eu contei estava perto de mil, há uns 5 anos. Depois disso nunca mais contei e digo a todo mundo q eu tenho mil, hehehehe

R R disse...

A minha coleção também é mais modesta (algo em torno de 2.000 HQs), sendo que 99% são HQs de heróis Marvel/DC. Ao longo dos anos, doei todas as revistas que só lia e não tinha intenção de colecionar (Turma da Mônica, Disney, MAD, Trapalhões das antigas, e etc.).

Quanto à contagem, acho que os quadrinhos de produtos farmacêuticos/veterinários valem, mas Casseta e Planeta e Wizard??? Tem que botar um asterisco na sua numeração total... hehehe

Abraços!

Anônimo disse...

ahhhh, minha coleção podia ta nesses numeros...
mais na infancia perdi de ano na escola... meu pai queimou umas mil... vendeu outras mil e tantas...
hoje, após uma reforna no apartamento, eu contei 3.850 gibis. sem contar 30 wizards, e 30 Mad's.
Mais estão neses 3.850 revistas tipo galileu e superinteressante que tenham materia de gii]bis os super herois...
todas as revistas heroi, heroi do futuro e derivadas ...
e a maior parte da minha coleção, creio q 51% é de gibi europeu!

Anônimo disse...

Minha coleção de menus de restaurante é única.