29 março 2007

Marvel ou DC? Eis a questão!

Uma coisa é recorrente em fóruns e listas de discussão sobre quadrinhos no Brasil: as alfinetadas (ou entreveros homéricos) entre os que se denominam marvetes - ou marvelmaníacos - e os que se intitulam decenautas.

Confesso que acho isso curioso, pois jamais tive preferência por uma ou outra "facção" de gibis de super-heróis. Leio os quadrinhos Marvel e DC com o mesmo interesse. Além disso, meus dois super-heróis preferidos são Homem-Aranha e Batman, ou seja, um de cada editora.

É verdade que, atualmente, coleciono mais gibis da "Casa das Idéias", mas pelo simples motivo de que há uma maior quantidade deles publicados pela Panini, só isso.

O que quero dizer é que muitas vezes alguém que é adepto apenas da Marvel deixa de ler uma boa HQ só porque ela foi produzida pela DC, e vice-versa. Além do mais, personagens e histórias fracas existem em ambas as editoras, não é "privilégio" só de uma.

Tanto que, há uns três ou quatro anos, desisti de acompanhar os quadrinhos de super-heróis da Marvel e da DC, por um breve período, pois simplesmente não suportava mais o que na minha opinião era uma fase intragável dessas HQs (não que hoje esteja às mil maravilhas, mas ficou melhor).

É por essas e outras que eu me considero um "decemarvenauta" de coração....

5 comentários:

Renato Rosário disse...

Fala, Marcus!

Eu aprecio mais o universo Marvel, mas concordo com você, o bacana é apreciar as boas coisas de cada editora.

Num post que fiz do meu blog para leigos e fãs(http://fanaticoporquadrinhos.blogspot.com/2006/11/marvel-vs-dc-de-que-lado-voc-est.html) em novembro, deixei outra opinião: a Marvel normalmente consegue conduzir melhor histórias seqüenciais, mensais, enquanto a DC acerta a mão em especiais.

O que você acha?

Abraços!

Sidney Gusman disse...

Ramonão, essa mesma intransigência de alguns fãs é vista na relação comics/mangá, comics/fumetti, comics/HQ nacional. Pena.

Como eu sempre digo: eu gosto é de quadrinho bom, independentemente de onde ele foi produzido.

Guilherme Kroll disse...

è verdade, sidão. teve uma cara no orkut q falou q fã de HQ é igual torcedor de futebol. Esses exemplos ilustram bem isso.

Oraco disse...

Em cima do muro, hein ? :P

Wagner disse...

Bah, sei bem como é isso. Eu leio, literalmente, de tudo, desde que seja bom (super, underground, mangá, fumetti) e tento, de vez em quando, convencer algumas almas que me cercam a fazer o mesmo.

Mas tenho um amigo que é o cúmulo: só batsquad. Cheguei a indicar quadrinhos on-line p/ ele (pô, é de graça, qual o problema em ler e ver o que acha?) e ele veio com um papo: ah, mas é Image. Eu tenho um certo receio de Image porque...

-Meu, é de GRAÇA!

ai-ai!