30 março 2007

Como funciona o Universo HQ

É comum eu receber e-mails de leitores de outros estados que, quando vêm a São Paulo, querem conhecer a “redação” do Universo HQ. Quando explico como as coisas funcionam no site, geralmente, a reação é algo do tipo: “Vocês são mais loucos do que eu pensava”.

Universo HQ, o meu quarto filho!Então, pra que todos nossos leitores saibam, aqui vai um resumão de como funciona o dia-a-dia do UHQ.

Primeiro: o site não dá grana pra nenhum de nós. Fazemos porque somos apaixonados por quadrinhos e porque (por favor, não entenda como falsa modéstia) temos certeza de que faríamos bastante falta pro mercado se, por exemplo, resolvêssemos parar amanhã. Tanto pro fã em geral, como para as editoras e - especialmente - para quem produz quadrinho nacional, que tem no site uma grande vitrine. É absolutamente do cacete quando encontro autores pelo Brasil e eles me dizem que o UHQ ajudou a tornarem seus trabalhos mais conhecidos.

Hoje, ao menos, não precisamos tirar do bolso pra pagar o site, algo que fizemos por bastante tempo.

É bem verdade que todos temos certeza de que o site tem potencial (vide número de acessos, prêmios e reconhecimento da mídia) para dar uma boa grana, mas como os três sócios (eu, o Nara e o Codespoti) trabalham, nenhum tem tempo para sair “vendendo” o Universo HQ. Mas a gente ainda vai dar um jeito nisso.

O que nos espanta é o tanto que o site cresceu nesses pouco mais de sete anos de vida. Houve época em que era uma luta colocar três, quatro resenhas por semana. Hoje, a média fica na casa das 20.

No começo (só pra lembrar: o UHQ nasceu como um site de fã, em 5 de janeiro de 2000, criado pelo meu amigo Samir Naliato, que está tocando sua vida longe dos quadrinhos), chegávamos a fazer todas as notas da semana num dia só e dividíamos pelos cinco dias úteis de atualização.

Samir, eu, Codespoti e Naranjo, quando ganhamos o primeiro dos nossos seis HQ MixMas o volume de notícias foi crescendo, o leque de nossa cobertura se ampliando (no início falávamos quase totalmente de super-heróis) e vários colaboradores foram se juntando ao nosso time. E o resultado foi o UHQ que vemos hoje – e que vai crescer ainda mais, pode apostar. Atualmente, nosso time tem cerca de 50 pessoas espalhadas pelo Brasil e pelo mundo.

Mas voltando a falar do esquema de trabalho do site hoje...

O Codespoti (que mora em Luxemburgo) e o Ramone (que vive em Maceió e é um de nossos mais valorosos colaboradores e um amigo na acepção da palavra - e nem o conheço pessoalmente!) mandam diariamente as mais diversas notícias sobre quadrinhos, com suas respectivas imagens. E quando é reprodução de algo que saiu lá fora ou um release de uma editora brasileira, temos a preocupação de não fazer uma simples tradução estilo “ctrl c + ctrl v” e de dar uma limpada geral no texto, respectivamente.

O Naranjo (que, além de trabalhar numa atividade não ligada à área, ainda estuda direito à noite) chega da faculdade e vai editar os textos. Atualmente, é só com ele que consigo falar diariamente, pra botarmos as idéias em dia e jogarmos conversa fora. Com o Codespoti em Luxemburgo, o fuso horário nos coloca quase incomunicáveis. Muito raramente conseguimos nos achar num skype da vida. Restam os e-mails...

Bem, terminado a tarefa do Nara, ele envia um arquivão ao Ronaldo Barata, nosso webmaster, que coloca tudo online no dia seguinte, logo cedo.

E aqui vale um parêntese. O Barata está conosco há pouco mais de dois anos. É o único que recebe pelo que faz no site. Isso porque, com a saída do Samir do UHQ, o Codespoti não ia dar conta de produzir as notas e ainda colocar tudo online. O cara tem seu trabalho, esposa etc. A saída foi contratar alguém. E o Barata, por ser nosso amigo, caiu como uma luva no time.

Pois bem, assim que a atualização do site vai ao ar, eu exerço meu papel de editor-chefe e chato de plantão e reviso a capa, os títulos e todas as notas e peço pra corrigirem os erros. E, sim, tem bronca das grandes quando sai alguma lambança (e é inevitável, elas acontecem).

Pra facilitar a nossa vida, há uns quatro anos, desenvolvi uma série de macros no word que possibilitam que, enquanto eu e o Nara estamos editando os textos, possamos colocar todos os códigos html (negrito, itálico, links etc.), o que facilita um bocado a vida do Barata.

Vez ou outra, substituo o Nara na confecção das notas diárias, principalmente quando ele está em época de provas. Eu e ele também fazemos nossas notas, mas quando o tempo está curto (como ultimamente) só conseguimos editar o texto.

Ah, e vale mencionar que alguns amigos / colaboradores também nos dão uma mão com as notas de vez em quando, casos do Pablo Casado, do Zé Oliboni, o Eduardo Nasi, o Thiago Augusto, o Lucas Lourenço e outros.

Durante a semana, enquanto o Nara “doma” as notas, eu me encarrego da edição das resenhas, que representam um volume absurdo de material – pra se ter uma idéia: por semana, entram no ar cerca de 40, 45 páginas de word em corpo 12. Mas como é o setor mais visitado do site, é preciso um cuidado extra.

O UHQ dá trabalho, mas a gente curteAlém da edição do texto, sou eu que coloco todos os negritos, itálicos, links de editoras e de edições anteriores ou de notícias que já saíram no Universo HQ (acho vital isso e somos um dos poucos veículos de internet que faz isso), caço as capas e verifico se a revista está disponível para venda no Submarino. Aliás, qualquer dia eu conto o trabalho que dá manter aquela vitrine giratória de produtos que entra no rodapé de todas as nossas páginas.

Também é minha responsabilidade editar todas as matérias, entrevistas e colunas.

Cansa? Pra caramba! Mas vale a pena. Não apenas pelo reconhecimento dos leitores (tem uns manés que acham que o mais importante mesmo é ganhar prêmios...), mas porque (quase todos) meus colaboradores acabaram se tornando grandes amigos. Tanto que, há três anos temos uma pizza de final de ano, que agora deve se tornar mais freqüente, pra pormos os papos nerds em dia.

É graças a esse pessoal fantástico que temos um dos maiores acervos de resenhas online sobre quadrinhos do planeta - e de revistas dos mais variados gêneros, nacionais ou estrangeiras. Não é pouca coisa. Aliás, vem atualização especial por aí! Fique de olho!

Bom, é isso. Ainda não conseguimos parar pra desenvolver um sistema (tipo blog) que permita que cada um de nós coloque notícias a hora que quisermos (até porque, sem revisão, nem a pau entra no ar!). Não ganhamos pra manter nosso leitor bem informado (e ainda temos que aturar cada mala de vez em quando). Nem temos redação ou equipe de venda de anúncios.

Mesmo assim, colocamos no ar, por semana, o equivalente a um pequeno livro, de 100 páginas. E com um cuidado editorial e com a língua portuguesa que muita revista que chega às bancas mensalmente não possui. Foi assim que, felizmente, conseguimos fazer do Universo HQ uma referência não só no Brasil, como para sites do exterior. E quer saber? A gente não ganha nada, mas se diverte!

22 comentários:

Anônimo disse...

Como disse o sidão, a gente se diverte o suficiente para compensar o trabalho e ainda sobra um pouco de gorjeta ;-)

Anônimo disse...

é verdade. lá no Homem Nerd nós temos um editor de PHP q nos permite colocar as notícias e resenhas no ar com facilidade. Isso ajudaria no UHQ tb.

Anônimo disse...

estou afastado do UHQ por certas atribulações em minha vida pessoal. ser um dos colaboradores é motivo de grande orgulho para mim. quadrinhos são a maior paixão de minha vida (por isso baseio neles minha carreira acadêmica). pretendo lapidar minhas idéias para melhor servir a leitores, criadores e a própria arte.

Anônimo disse...

Sidão ,Se não fosse pelo UHQ eu continuaria um ilustre desconhecido apesar do curriculo esforçado.Vida longuissima ao UHQ e um obrigado a vocês por tudo!

Anônimo disse...

Sidney,

Encontrei o UHQ por acaso, lá pelos idos de 2000 (pouco depois do "nascimento" do mesmo). De lá para cá, minhas visitas são quase diárias. Nunca me canso. E quem se cansa quando faz o que gosta??? E esse é o exemplo de vocês aí, quem mantém o site para o deleite de todos nós, amantes deste maravilhoso mundo dos quadrinhos, sejam eles quais forem. E como é bom falar abertamente:"ADORO QUADRINHOS!!!", em meio a tantos amigos (mesmo que virtuais). Grande abraço para todos.
Sandro - Avaré/SP

Anônimo disse...

acompanho vcs desde 2000! desde do inicio mesmo... acho q vi por volta de fevereiro... de la pra ca, todos os dias, antes de sair pras lutas diarias... leio o site.
parabens sidão e cia...

Cláudia Dans disse...

Meninos do Universo HQ, vocês estão de parabéns!!!!!!

Não imaginava que vocês trabalhassem tanto assim!!!! Na verdade, é um trabalho digno de super-herói!!! E eu que pensava que o meu trabalho é duro! rsrsrs

Adoro o site, o blog, e, principalmente, quadrinhos! e graças a vocês sei tudo o que acontece nesse maravilhoso universo hq!!!

Sucesso e muita força ai!!!!!!

Beijos, Cláudia

Anônimo disse...

Eu achava que vocês ganhavam algo. Mesmo.
Porque trabalhei tanto na área editorial (num jornal) quanto com web e sei a trabalheira que é isso.

Agora que sei disso, admiro ainda mais o trabalho de vocês. Entro todos os dias pra ver quais são as notícias e fico feliz quando vejo algum review de um quadrinho que eu li, pra comparar as opiniões. Nem sempre bate, mas sempre leio e acho bom ler.

Longa vida ao site. E torço pra que vocês tenham algum retorno financeiro além do de diversão. Assim é mais garantido que vocês o mantenham no ar por mais tempo.

Anônimo disse...

Eu acesso o UHQ de segunda a sexta, religiosamente. É um dos melhores sites de HQ do país, e agora que fiquei sabendo disso tudo estou mais impressionado ainda.

Continuem sempre.

Anônimo disse...

Parabéns a todos que fazem o UH !
Realmente é um site feito por Super-Heróis !
Vida longa ao UH!

Anônimo disse...

Só uma coisa: não parem, não ousem jamais parar com UHQ, se não quiserem ver um bando de nerds como nós (ehehe) terem uma síncope de uma hora para outra, por ficarem órfãos. Parabéns! Continuem em frente!!!

Anônimo disse...

Um trabalho de primeira!
Tenho orgulho de dizer que conheci pessoalmente o Sidão, lá no 18º HQ Mix! Um cara muito gente boa!
Parabéns a todos que mantém o UHQ no nível que se encontra hoje! E a tendência é só melhorar!
Sucesso!

Anônimo disse...

Parabéns ao UHQ! E eu que pensava que vcs ganhavam por isso..

Anônimo disse...

É, sei muito bem como é esse negócio de amor aos quadrinhos e trabalhar de graça. Mas continuem assim, o UHQ ainda é o meu site preferido de quadrinhos. Abço.

Anônimo disse...

Putz, fiquei até cansado depois de ler toda a rotina diária da galera.

Mas é por essas e muitas outras que o UHQ é um site indispensável a qualquer um que goste de quadrinhos.

Abraços.

Anônimo disse...

Fala, Sidão!Sem querer puxar a sardinha, mas puxando, o UHQ é sem sombra de dúvida o maior veículo sobre informações relacionadas a quadrinhos do páis, fica até esquisito imaginar o mercado nacional de hq sem o site.
Tanto trabalho e dicação, pode até não estar rendendo grana, mas sem dúvida vcs estão ajudando a escrever a história da HQ nacional.
Daqui a 100 anos todo mundo vai falar do site e lembrar do lendário Sidão e sua "gangue".
Esse site foi fundamental para alavancar meus projetos e ainda conto com ele no futuro próximo.
Parabéns.

Reginaldo Carlota
bloodcomics@gmail.com

Sidney Gusman disse...

Carlota, Malta, Télio, Gerlande, Lobo, Victor, Sisino, Snarf, Cláudia, Korak, Flavio, Sandro, Calazans, Roberto, Guilherme e Oliboni, só posso agradecer pelas palavras, pela força dos que colaboram com a gente e, claro, pela audiência.

Isso é melhor que qualquer prêmio! Mas tem uns coitados que acham o contrário...

Ah, e a gente ainda vai fazer o UHQ dar uma grana.

Aliás, não tem nenhum contato publicitário por aí? :-)

Anônimo disse...

Antes de tudo parabéns... Para falar a verdade parabéns é pouco!!! Eu faço jornalismo e sei o tanto que é difícil manter um site atual e, ainda mais, com qualidade, e vcs do UHQ conseguem. Sou fã de quadrinhos e não passo um dia sem visitá-los, é ligar o PC e abrir o site. Para finalizar eu vou parafrasear o jargão do meu personagem favorito... “Vocês são os melhores no que fazem”....abraço....continuem assim!

Anônimo disse...

Se o UHQ tivesse uma origem comercial não tenho dúvida de que estaria muito aquém do que é! Parabéns pela qualidade do site, tenho certeza que ele é leitura diária obrigatória para muita gente, assim como é para mim.

Se alguém faz, curte ou apenas lê HQ, nao pode ficar fora deste universo.

Anônimo disse...

Evidente que este trabalho não deveria visar o lucro. O ganho de todos é a realização pessoal, a de andar coma cabeça erguida e poder dizer: "eu que fiz, eu faço e farei ainda melhor!" Não existe retorno financeiro que cubra o valor desse sentimento. A toda a valoroza equipe da UHQ, meus mais sinceros parabéns! E obrigado por tudo o que fazem por nós, os fãs.

Zambi
zambi@terra.com

Anônimo disse...

Parabéns, realmente o site é o melhor do Brasil!

Sidney Gusman disse...

Não sei o que aconteceu com o Blog, mas vários comentários sumiram; e outros que haviam sido deletados voltaram!

Portanto, não estranhem: é pau do Blogger.