14 julho 2009

A mão que afaga...

José Serra, governador de São Paulo, elogiou nesta madrugada a HQ Revolução de 32, de Maurício Pestana. O comentário foi feito em seu perfil do microblog Twitter:

"Ótima a HQ sobre a Revolução de 32, do cartunista Maurício Pestana. Saiu pela Imprensa Oficial de SP, que faz bom trabalho na área cultural", escreveu o governador

Diante dessas palavras tão cativantes, convém lembrar que a mão que afaga Pestana pertence ao mesmo governador que há menos de dois meses disse que o álbum Dez na área, um na banheira e ninguém no gol era "de mau gosto" e "um horror".

Serra, numa demonstração de maturidade, nunca admitiu erro nem pediu desculpas aos artistas a que xingou na TV.

22 comentários:

Amalio Damas disse...

Será que ele já descobriu que os leitores de quadrinhos também votam?

Unknown disse...

Nasi, pq vc não participa da porra da comunidade do UHQ no orkut, que deve ter mais membros do que os acessos diários do próprio site do UHQ?

Unknown disse...

E, bom, é como exibir Pulp Fiction para o Tarcísio Meira.

ele vai dizr que é uma merd desnecessária e sanguinária.

Depois cê exibe Psicose pra ele e veja a reação oposta.

Pra cada consumidor uma embalagem. Sejamos mais maduros!
(mais maduros do que pessoas sexagenárias, os Deus...!)

Eduardo Nasi disse...

Exatanaz - Eu já participei bastante lá, mas não tem sobrado muito tempo pra entrar no Orkut. Eu já estou no site, no Twitter, no blog e ainda tenho uma vida pra viver e uns outros projetos pra tocar. Mas meu e-mail está em todos os textos que escrevo, estou sempre por aqui e sempre que a comunidade me chamar eu apareço.

Velho da Montanha disse...

vc poderia pensar em duas coisas nasi, primeiro que talvez o governador esteja certo em suas declarações, principalmente sobre o dez na area, segundo que ha um interesse politico nessas declaraçoes

Ricardo Soathman disse...

Olá Galera do UHQ;

Pois é Amalio, a questão é bem essa mesmo... Como tudo vindo da política é obtuso, o nosso querido governador não perdeu a oportunicade para subir no murro denovo...Ou seja, opinião forte não!

Isso não é POLITICAMENTE correto!

Abraço a todos

Eduardo Nasi disse...

Mauro,

Você acha mesmo que "um horror" e "de mau gosto" é o modo de um governador se referir a trabalhos de artistas profissionais, reconhecidos e premiados?

Segundo: eu também tenho um interesse político (mas não partidário e muito menos eleitoreiro) ao escrever meu texto.

Eduardo Nasi disse...

Ei, Exatanaz!

Você disse que tinha mais acessos na comunidade do Orkut do que no site! Aí eu pensei que a comunidade tava bombando.

Cheguei lá e só tem umas dez pessoas -- incluindo o Giacomo, que tava lá quando eu saí!

Eduardo Nasi disse...

Ah, achei mais gente!

Acho que nem sei mais usar o Orkut. Hahaha

Ok, de vez em quando passarei lá. Mas não sempre.

Fabio Negro disse...

Cara, dá mais retorno investir em Orkut que Twitter.

Twitter é mais uma bolha de percepção, como acreditar que todo mundo saiu às ruas pra lutar contra ditadura, ou que todo mundo era hippie nos anos 70.
tipo: não.

repara que no Twitter a gente sempre fala com as mesmas dez pessoas.

(enquanto nese blog eu contei DEZ colaboradores, mas atualizações bem esparsas)

Eduardo Nasi disse...

Fabio Negro,

Não posso falar por você, mas pessoalmente acho que Twitter, Orkut, blog, site e cada parte da internet serve pra uma coisa.

Veja você mesmo o caso do blog, que você citou. As atualizações de alguns colegas são mais esparsas aqui, que é um canal mais informal, mas quantas notícias o site do UHQ atualiza por dia? E quantas resenhas por semana? E quantas manifestações em outros canais são somadas? Lembrando sempre que ninguém ganha nada com o site.

Infelizmente, o UHQ não é uma empresa, então o conceito de "investir" (e o lucro que se tem com esse investimento) acaba sendo bem relativo. Pro que me interessa, sinceramente, não acho que o Orkut seja a plataforma mais adequada. Não quer dizer que eu nunca vou passar por lá. Eu só prefiro outras ferramentas -- como o próprio Twitter, mas também o Flickr e o blog.

Portanto, sinto muito, mas esse papo de que há verdade única sobre ferramentas e plataformas de internet não cola.

Diego M. Gomes disse...

Ué, qual a dúvida? Ele mesmo explicou a piada: "Ótima a HQ sobre a Revolução de 32, do cartunista Maurício Pestana. Saiu pela IMPRENSA OFICIAL DE SP, que faz bom trabalho na área cultural".
É "produto da administração dele"...
Já o Dez na área é de uns carinhas ae... tsc tsc

Unknown disse...

Te vi lá na comunidade do UHQ, hoje. concordo em pates sobre a diferença entre Orkut e Twitter.
Particularmente Orkut me serve muito mais. Particularmente.
===

ei, a Imprensa Oficial de SP É MUITO FO.DA, só livro bão!
E isso vem desde o governador Mário Covas ou antes.


E o Maurício PEstana tem mais história - de vida ou de arte - que nós todos juntos.

Alguém do UHQ vai entrevistar o José Serra?

Velho da Montanha disse...

vcs enchem a bola desses "artistas reconhecidos e premiados tanto que ficam cegos pra qualidade do trabalho deles, "dez na area" é realmente uma merda e se o Serra falou que é uma merda ele pode ta certo.Não passa isso pela cabeça de vcs ou vcs acham que todo mundo é obrigado a gostar de um albumzinho meia boca so pq os amigos de vcs produziram ?
Akilo ali é de mau gosto, quem conhece quadrinhos sabe que não tem nada de especial, endeusa uma cultura inutil e nao trouxe nada para os quadrinhos nacionais. ponto final.

Eduardo Nasi disse...

Mauro,

O governador tem todo o direito de não gostar. Só que, como governador, não é bacana que ele tenha um comportamento grosseiro e sair praguejando por aí.

Veja bem: você pode ser grosseiro e falar o que quiser, tanto que o faz.

Mas não é exatamente a postura que se espera de um governador cujo governo fez uma babaquice.

Ricardo Soathman disse...

Olá a todos;

Pois é... Esse negócio de emitir uma "opinião", externando frustração, utilizando expressões mal elaboradas, ou mesmo palavrão, só mede a importância que o "opinador" dá ao objeto de sua "opinião".

E, se alguém diz que o meu trabalho é um "lixo", eu, até para aprender, gostaria de saber se o meu "lixo" é orgânico, reciclável... Enfim...

E olha, até acho qualquar um, até mesmo um Governador de Estado, tem todo o direito de achar isso ou aquilo ruim, e expressar esse sentimento de forma chula.

O que ele não pode, é...

Emitir um opinião PUBLICA, formada através de orelhada de assessor. Pois, se ele houvesse lido a HQ em questão, saberia que, apesar de INADEQUADA a FAIXA ETÁRIA, os palavrões estão CONTEXTUALIZADOS no argumento. O que, na minha opinião, isenta o autor.

Qualquer um pode até não gostar da HQ, mas NÃO PODE ignorar a verdade.

Os palvrões em questão, estopim da seleuma, ou celeuma (nunca escrevi isso), estõ inseridos no contexto da história.

Abraço a todos.

Ricardo Soathman, vulgo, poeta do Bachirellês!

LOL!

Rafael disse...

Ja falei outra vez e repito aqui: Ta na hora de alguem criar a campanha "Eu não voto em politico que não gosta de HQs".
Quero ver os poiliticos nas proximas eleições entrarem em comic shops pra apertar a mão dos nerds e perguntar pra moçada quem vence numa luta, O Hulk ou "aquele cara laranja feito de pedra"

Velho da Montanha disse...

se os palavrões de "dez na area" estão "contextualizados" por que a declaração do Serra não esta ?

eu não dou opiniao, eu afirmo, conheço quadrinhos e não vi nada nesse album, e pode ate ser que o Serra não tenha lido, mas sem querer querendo ( por razoes politicas ) ele acertou!!

existe uma laia de "especialistas" em hq no Brasil que se acham donos da verdade, tudo que eles poe na berlinda vira obra de arte, e tem umm monte de ze mané seguindo, quando um amiguinho faz um trabalho la vem a rasgação de seda, nunca um analise fria e profissional, se criticar se queima,

esse "dez" é uma porcaria, apelativo, ridiculo, sem graça e com quase nenhum merito artistico.

E opor acso vcs dependem do governador pra fazer quadrinhos ?? por acaso a politica depende dos quadrinhos?? a idoneidade de um politico depende de como ele trata os quadrinhos ??!!!

oh meu Deus, quanta alienação!!

então sr Nasi, eu sou grosseiro e um gibi que mostra jogadores enfiando o dedo no cu um do outro é lindo ???

ahahhahaha, conta outra !!!

Eduardo Nasi disse...

Nossa, Mauro, sabe que você não passa a impressão de ser alguem que se incomoda com cenas, digamos, chulas? Quem diria!

Ricardo Soathman disse...

O Mauro perguntou;

se os palavrões de "dez na area" estão "contextualizados" por que a declaração do Serra não esta ?

Respondendo;

Porque, não tem como criar nenhum contexto, usando 140 caracteres?

Porque, declaração de um politico que concorre, certamente, a presidente no próximo pleito, tem repercussão?

Porque, toda e qualquer opinião, emitida com desleixo, DEVE, ser QUESTIONADA?

Sei lá... Não sei se a declaração do Serra DEVE ser levada a sério, mas, repercute... Não pelo Homem José Serra, mas pelo Goverador do estado, que, certamente NÃO LEU, e ainda assim, EMITIU uma opinião.

Não sei quanto a vocês, mas para mim, se alguém quer emitir uma opinião ISENTA, DEVE ter, pelomenos, o cuidado de perder sei lá... Duas horas do seu dia, estudando o objeto que quer opiniar. Caso contrário, é como correr atrás do próprio rabo.

Rabo, é palavrão?

LOL

Desencana Mauro, se vocÊ não curtiu a HQ beleza, você não é obrigado a gostar. Ninguém aqui tá dizendo que a HQ é um marco editorial... Nem que é um lixo.

Só estamos discutindo a falta de abilidade na compra do material, as decalrações exacerbadas do Serra, que, eu posso estar enganado, alavacou as vendas da HQ.

Então... Cabe só entender, o CONTEXTO da discussão aqui, que, nunca foi sobre qualidade da obra e dos autores, mas a inapropriada repercussão que foi criada, baseada na opinião, COMPROMETIDA do governador, amparada pelo sensacionalismo marrom de nossos "jornalistaleiros"

Beleza? De minha parte é só!

Abraço.

Ricardo Soathman

PS: Eu sou um cara politicamente INCORRETO... Procura por aí, que tú vai ver!

;)

Daniel Oliveira disse...

O problema é desmerecer um quadrinho porque a própria secretaria o indicou para a faixa etária errada.
escondeu seu equivoco, ou seja, sua incompetência, jogando nas costas dos outros.
É aquela história, estudante é tudo doidão e tem mesmo é que tomar coro do choque dentro da própria universidade, e de um ex-dirigente estudantil!
Tudo bem, viva serra e vamos alugar o país!
o quadrinho é muito bom, sim, e esse aspirante a presidente tem o mesmo apreço aos quadrinhos que tem pela democracia. Nenhum!!

Daniel disse...

Essa de não votar em político que não gosta de quadrinhos é, de longe, uma das coisas mais mongolóides que já li.