21 janeiro 2009

A nova Fórmula 1? Olhe a velha e perceba como era mais bonita (ainda mais quando você chegar no detalhe)!

Pois. Os carros novos estão bem feinhos, não estão? Vai, fala a verdade. Aqueles spoilers de tamanho grotesco (gigantes na frente, minúsculos atrás) vão dar o que falar (mal) em termos de estética. E as pinturas, pouquíssimo originais? Está certo que pinturas bonitas não ganham corridas, como a Honda fez questão de nos demonstrar lindamente nos dois últimos anos. Mas, de vez em quando, vale fazer um carro lindo, como esse antigo Ligier, pilotado em duas corridas de 1993 por Martin Brundle (o rival de Ayrton Senna na F-3 dez anos antes):

Que tal? Bonitão, né? Nem se percebe o tradicional logotipo dos cigarros Gitanes, que acompanharam a Ligier por boa parte de sua trajetória na mais famosa categoria do automobilismo mundial. Agora quer o detalhe? Adivinhe quem fez o design deste carro?

Nada? Então passe o mouse na próxima linha e descubra.

Hugo Pratt.

Sim, ele mesmo! A vida não é mesmo cheia de surpresas? Imagine algum outro mestre dos quadrinhos fazendo isso hoje, mais de 15 anos depois. No mínimo, seria digno de nota!

Em tempo: peguei a imagem do ótimo blog português Um desenho, uma pintura.

4 comentários:

Unknown disse...

Gênio!!! Tô falando do Pratt, Delfs. Você ainda chega lá =D

Ótimos posts, valeu!

Amalio Damas disse...

Delfin, isso foi numa época na qual a Fórmula 1 era formada por gente que punha a mão na graxa, inclusive o titio Bernie. Hoje, com a saída de Ron Dennis da McLaren, só sobrou Frank Willians, o último dos garagistas. Os caras estão mais interessados em quando vão ganhar na próxima corrida, do que quem vai vencer. Quanto a beleza dos carros, achei muito melhores que aqueles cheios de asas, aletas, orelhas, adendos, brincos e braceletes que vinham sendo desenvolvidos desde a era Schumacher. Hoje, com exceção das asas bem desproporcionais, o desenho do carro está muito parecido com o que era na década de 90. Acredito que a sintonia fina agora estará na mão dos pilotos.

Anônimo disse...

Putz eu tenho saudades daquela Tyrrel de 6 rodas! Não ganhaou nada, mas era um carrão!

Delfin disse...

Tenho saudade da McLaren ventilador do Niki Lauda. Correu uma corrida, ganhou de lavada e foi banida pela FIA. Procurem no YouTube, carro lindo.