17 julho 2008

Sobre os problemas recentes do Universo HQ

A maioria dos leitores deve ter percebido que, no último mês, o Universo HQ vem enfrentando problemas como erros diversos no carregamento das páginas, instabilidade e lentidão. O site chegou a ficar offline muitas vezes.

Tudo isso é decorrência de uma série de "acidentes" durante a transferência do site para uma nova plataforma do nosso provedor, visando mais segurança, mais recursos disponíveis e outros benefícios - tudo sem custo adicional para o Universo HQ.

Os "acidentes de percurso" começaram com o extravio de alguns e-mails importantes sobre a mudança. Depois vieram os erros já esperados durante a alteração, envolvendo o Coldfusion, o banco de dados, o sistema usado para administrar as estatísticas do site e outros problemas técnicos menores, mas que, no conjunto, afetaram bastante a performance do site.

Mas, apesar da solução de todos estes obstáculos por parte do provedor, a instabilidade esporádica persistia.

Recentemente, descobrimos que embora as mudanças dos dados técnicos dos dois domínios do Universo HQ tenham sido feitas corretamente, respectivamente nos registros de domínios (tanto o americano quanto o brasileiro), a alteração da informação não foi propagada, o que resultou em tantos erros e dificuldades para encontrar o problema.

O problema está sendo sanado e deve estar resolvido (assim espero) entre as próximas 24 ou 36 horas.

Isso inclui o domínio universohq.com.br, que há mais de um mês estava exibindo uma página antiga, em função desses erros.

Acrescente a toda esta confusão três fusos de horários diferentes (Brasil, Estados Unidos e Luxemburgo, local onde moro atualmente). Atualmente, a diferença entre Brasil e Luxemburgo, por exemplo, é de cinco horas.

Se a Lei de Murphy não interferir mais uma vez, tudo estará normal em breve.

5 comentários:

Anônimo disse...

E o feed de RSS, Sérgio, está nos planos?

Unknown disse...

Olá

Vim falar sobre o prêmio HQ MIX 2008.

A premiação começa as 19hs.
Além de homenagens e entrega de troféus aos melhores de 2007, haverá exibição do curta "Dossiê Rê Bordosa" do diretor Cesar Cabral.

SESC POMPEIA
rua Clélia, 93
Pompéia
São Paulo - SP
cep 05042-000

Anônimo disse...

Que susto! nos últimos tempos estava pensando que o UHQ tinha chego ao seu final... Ainda bem que eu não desisto fácil e segui verificando de vez em quando! Mas só porque sou cabeça dura mesmo, pois nos últimos dias já vi mensagens de erro de proxy ou de página inexistente, ou ainda aquele carregamento eterno que não carrega nunca... Num daqueles momentos em que a página carregou resolvi entrar no blog pra ver se tinha alguma novidade no front e... UFA! Pelo menos agora SEI que a página continua aí e os problemas são temporários!

Um abraço deste frequentador e fã.
Longa vida ao UHQ!

(Sorte nas mudanças! E não deixem nada pra trás!)

Anônimo disse...

Rapaz, votei em vocês para o HQ Mix, mas este ano foi o que vocês menos mereceram ganhar. Não por culpa do UHQ, evidentemente, mas pelos constantes problemas técnicos, desde queda das páginas a atrasos constantes na atualização. A gota dáágua foi uma promoção da Comix que estava no banner, quando do último retorno do UHQ, e ao clicar, descubro que a promoção já não mais existia. Pô, tá certo que não é culpa direta de vocês, mas se uma editora vende uma revista com página faltando, tinta borrada, erro de impressão e etc, a gente vai culpar a gráfica ou a editora? Mesmo caso do UHQ.

Sidney Gusman disse...

Maninho, vamos por partes.

O HQ Mix entregue este ano é referente a 2007! :-) ANo passado não estávamos com esses problemas no servidor.

2) O banner que você clicou, possivelmente, foi no www.universohq.com.br, que ficou sem atualização por quase 45 dias, enquanto o www.universohq.com estava funcionando a todo vapor.

Aí deve estar a explicação, pois quando uma promoção acaba, os banners saem do ar.

3) O UHQ pode ser "culpado" por qualquer coisa que noticia, Maninho. Mas quando se trata de publicidade, complica, né? Não temos interferência nessas peças.