17 junho 2008

Stan Lee no cinema


Quem viu os recentes Homem de Ferro e Incrível Hulk pôde se divertir com as já tradicionais pontas de Stan Lee, principal criador do Universo Marvel.

Já virou tradição a participação dele nas produções. Nos primeiros filmes, as pontas de Lee eram discretas e rápidas. Os fãs precisavam prestar bastante atenção para encontrar o roteirista. Em X-Men, por exemplo, ele é um vendedor de cachorro-quente escondido na estação de trem. Já em Homem-Aranha, os fãs não conseguiram confirmar se um dos transeuntes em perigo era realmente Stan Lee.

Mas, com o passar do tempo suas participações foram ficando maiores e mais chamativas, como o velhinho no acidente de Matt Murdock, em Demolidor, ou o segurança em Hulk, de 2003. Em Homem-Aranha 2, ele encarnou o espírito dos heróis ao salvar uma menina dos escombros de um prédio.

Na adaptação da sua primeira grande criação para a Marvel, o Quarteto Fantástico, ele teve mesmo uma participação interessante, como o vigia William Lumpkim, do Edifício Baxter.

Quandas suas participações já estavam um pouco manjadas, Lee voltou às pontas, como em Homem-Aranha 3 e X-Men 3. Nesse meio tempo, foi um motorista de ônibus em Heroes, série de tv que "homenageia" seus personagens.

Mas em Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado, ele voltou ao seu lugar de destaque, tendo até uma fala e sendo barrado no casamento de Reed Richards e Sue Storm.

O que pouca gente sabe é que Stan Lee sempre deu um jeito de aparecer nas produções de seus personagens. É muito comum encontrar créditos seus nas dublagens de antigas animações da Marvel. Além disso, fez uma ponta como jurado no longa Julgamento do Incrível Hulk, continuação da lendária série de TV do Hulk estrelada por Bill Bixby e Lou Ferrigno.

Para mim, a participação mais marcante de "The Man" nos cinemas foi em Barrados no Shopping, segundo filme de Kevin Smith, rodado em 1995. Nessa película, Lee diz a um dos protagonistas nerds para investir na reconquista da namorada, pois todas as HQs que escreveu tinham sido inspiradas por histórias de amor. Depois, os dois têm uma interessante conversa sobre os órgãos sexuais dos membros do Quarteto Fantástico. Impagável.


Stan Lee e Kevin Smith

Nenhum comentário: