Macacos me mordam!
Estava conversando com meu amigo Flávio Teixeira, roteirista dos Estúdios Mauricio de Sousa e fã de quadrinhos de super-heróis, sobre essa história de a Marvel fazer a minissérie Marvel Apes, na qual os super-heróis da editora são macacos e vivem num mundo dominado por símios inteligentes.
Não que me surpreenda qualquer coisa que o Joe Quesada faça atualmente. Mas fiquei incomodado com o fato de o todo-poderoso da “Casa das Idéias” tratar o assunto como se fosse uma baita novidade. Pior que tem leitor que acaba acreditando.
O que o Flávio falou comigo vinha sendo discutido na lista dos colaboradores do UHQ desde que foi divulgada a notícia nos Estados Unidos: isso já foi feito até na concorrente DC, quase dez anos atrás, em 1999, no terceiro anual da revista JLA.
E este é só um dos exemplos. É sabido – não me pergunte o porquê – que quadrinhos com macacos costumam vender bem. Ao menos por um tempo. Tanto que tem até site gringo somente sobre aparições de símios em HQs.
Todos sabemos que, independentemente das decisões editoriais equivocadas, o Quesada é um marqueteiro competente. Ele sabe vender seus produtos e, se preciso, gerar polêmica em torno deles. O problema é que, quase sempre, é o leitor que fica (com o perdão do trocadilho) “com a macaca”!
16 comentários:
Lembrei de Promethea e do Macaco Chorão...
O Joe Quexada poderia mudar o apelido da marvel de Casa das Ideias para Asilo das Idéias... "onde as ideias velhas vão pasar seus ultimos dias com dignidade"
O Joe Quesada é patético. Como diria Doutor Zaius em O Planeta Dos Macacos: "Humanos só fazem humanices!"
Vai ver ele é fã do Jota Quest. Macacadas à parte, os macacos de auditório aplaudem de pé - ou quase isso. Já passou da hora dos leitores mandarem-no pentear macacos. Se bem que tem macaco que não olha pro próprio rabo... Esqueci alguma piada (piada é modo de dizer) de macaco?
E o Sidão vai torcer pra Macaca na final do Paulistão. :-)
Bah, o Ramone roubou minha piada, hehehehehe!
A Marvel adora o ditado: nada se cria, tudo se copia! ou seria nada se cria, tudo se ressuscita? rsrsrsr
Franchico, só faltou "cada macaco no seu galho". :-)
E sou Macaca desde criança a partir de domingo. Mas não vai adiantar... :-(
Adorei o trocadilho! Aliás, como já lembraram, a relação entre macacos e boas vendas de quadrinhos é abordada por Alan Moore em Promethea, atualmente publicado pela Pixel Editora no Brasil.
Eu não entendo esta fixação dos estadunidenses pelos símios... mas "cada macaco no seu galho"...
Macacos Marvel? Será que alguém no planeta acha mesmo essa idéia boa?
Depois acham ruim quando eu falo que super-heróis são um gênero falido. Viva Vertigo!
Mais uma, mais uma! Joe Q deve achar que os leitores têm macaquinhos no sótão para querer comprar tanto gibi inútil. Agora chega, né? Antes que eu fique com a macaca. ;-)
pô, olha o plágio do título!!! hahahahahaha, o que é o inconsciente coletivo, heim?
http://ficousurica.blogspot.com
um cacho de bananas pro sr. queijada!
ah, e eu simpatizo com símios.
abraço
aliás, olha aí
http://ficousurica.blogspot.com/search/label/CAMISETA
Americano adora isso. Não só a Marvel. A edição de março da MAD "foi feita por macacos". Deve ser repetida, em breve, na edição brasileira.
eu me pergunto...
"q graça q tem?! historias de zumbis.. macacos??"
nao li nenhum dos titulos... nao tenho ideia do q seja...
Postar um comentário