Este aí é O beijo, obra mais famosa do artista austríaco Gustav Klimt. Por coincidência, em 2008 faz cem anos que o quadro ficou pronto.
E esta aí é a página 21 de Os Novos Vingadores # 48, da Panini, que começou a chegar às bancas na última sexta. A arte é da história dos Vingadores mesmo, feita pelo ótimo Alex Maleev.
Eu, que curto os dois artistas, estava lendo a revista agora à tarde e me surpreendi. Se você clicar e ampliar a imagem, verá os detalhes no vestido da moça de vermelho. Se você já tiver a revista em mãos e folheá-la, verá que é mais do que uma coincidência. Se não tiver, vale a pena incluir na lista de compras pra ter essa história.
Maleev faz uma grande homenagem a Klimt. Não é só nessa página, não. Vai de cabo a rabo da história, nas poses, nas paisagens e nas texturas. Pena que eu não achei na net uma reprodução da página 22, que é ainda mais bonita. Desta vez, o cara, que já era ótimo, se superou.
Só para dar mais um aperitivo, aí vai a capa da revista original (que está só no miolo da publicação brasileira). Nela, a Feiticeira Escarlate é representada aos moldes das damas klimtianas. Veja só:
6 comentários:
Caramba, Nasi, é mesmo. Eu tinha lido essa história há quando saiu e nem tinha me tocado. O Maleev é muito foda, bem que ele o Bendis podiam voltar a trabalhar juntos em um projeto bacana. =)
Bone, reli depois e é mesmo impressionante: repare nos pulsos finos e nos dedos pontudos da moça em toda a história. Até nesses detalhes ele se prendeu.
É curioso perceber, também, que muitos resenhistas norte-americanos não perceberam isso. Dei uma olhada no Google para ver o que tinham achado da edição e é uma minoria que comenta a homenagem ao Klimt.
Se fosse uma homenagem ao Clint, aposto que eles pegavam na hora.
Nasi, o que sobra de cultura pop falta em cultura geral... nos reviews americanos, principalmemte quandos e trata de arte e da Europa.
Belo post.
Oi, Nasi.
Tenho andado meio sem grana ultimamente, portanto tenho comprado menos HQs. Este mês ia deixar a "Vingadores" na banca, mas seu post me convenceu a comprar.
Obrigado pela dica. É uma das edições mais bonitas dos últimos anos, coisa rara de se ver nas revistas de heróis.
Que os críticos gringos não pegaram é até previsível! É difícil ver conteúdo inspirados em referências da história da arte ou do design gráfico. Acho que a maioria só reconheceria se houvesse uma referência ao Da Vinci! E olha que o Milton Glaser criou o logo da DC...
Abraço
Ele não foi o único a homenagear Klimt :D
http://www.youtube.com/watch?v=Q6dmkaXA1z8
Postar um comentário