05 maio 2010

X-Men — a série animada

Na década de 1990, eu era um jovem leitor de quadrinhos, imerso na Marvel, e lia apenas as revistas Homem-Aranha, Teia do Aranha, Capitão América e Superaventuras Marvel, todas publicadas pela Abril. Ou seja, passava longe dos X-Men (que para mim eram "xis-men" e não "equis-men").

Tudo mudou quando vi, na TV Globo (no finado programa TV Colosso), a animação X-Men. Originalmente lançada em 1992, a série era bem fiel aos quadrinhos e foi uma verdadeira coqueluche na época. Todos os meus amigos a assistiam e comentavam os episódios na escola. Quem não via e não acompanhava os gibis estava por fora.

Não era para menos, a série trazia episódios fiéis às sagas originais dos quadrinhos, com histórias emocionantes e até algumas mortes, coisa que não se via nos desenhos animados norte-americanos.

A série durou 76 episódios, segundo o IMDB, e teve bons e maus momentos, como a maioria dos episódios escritos sem ser baseados nas sagas dos quadrinhos. No geral, porém, foi bem marcante. Para se ter uma ideia da importância dela para o público tupiniquim, os dubladores brasileiros do desenhos foram os mesmos utilizados nos filmes dos X-Men, lançados quase uma década depois.

O desenho animado voltou à minha memória porque a Marvel o colocou gratuitamente para ser visto online. Atualmente, a editora já disponibilizou em seu site até o episódio 54, que você pode ver abaixo. O impacto é bem diferente ao ver essas cenas hoje, já que a animação é sofrível para os padrões atuais. Mas a nostalgia é inevitável.


13 comentários:

Rad Rock disse...

Essa semana saiu o volume 5 lá nos EUA. Assim, a série inteira já está disponível em DVD. A curta série do Homem de Ferro também saiu essa semana, um volume com ela completa.

Eduardo Roque disse...

Apesar desse ganhar em fidelidade aos quadrinhos curti bem + o Evolution. C bem q as reprises do SBT já cansaram

Dango Costa disse...

Foi a melhor série animada dos X-Men!

Marshall disse...

Eu programava o video para gravar todos os dias e enchia fitas e mais fitas com os desenhos, depois assistia tudo com meu melhor amigo. Bons tempos.

Cláudia Dans disse...

Ah eu descobri os quadrinhos dos X-men por causa desta série!!! Era muito legal! E fazia como o Marshall, programava o vídeo para gravar os desenhos e assistir até cansar! rsrsr

Guilherme Kroll disse...

Alguma distribuidora poderia lançar em português, ia ser mto legal. A Livraria Cultura tinha uns volumes importados, mas já vendeu tudo.

Anônimo disse...

"Eu programava o video para gravar todos os dias e enchia fitas e mais fitas com os desenhos, depois assistia tudo com meu melhor amigo"

Que romântico...

Leandro A. Pereira disse...

Eu já conhecia os X-men pelos quadrinhos quando esse desenho passou no Brasil. Na época fiquei empolgado como todo bom nerd, mas hoje vejo que a série tinha mais cor e músculos do que cérebro. Achei um sacrilégio misturar personagens "Imagescos" como Gambit, Bishop e Cable no meio de sagas clássicas dos X-men, como Fênix Negra e Dias de Um Futuro Esquecido. Em termos de roteiro e desenvolvimento de personagens, acho X-men: Evolution muito melhor. Entretanto, admito que sem o sucesso inicial dessa série, provavelmente o filme não teria decolado.

Jessica disse...

Que legal a dica do video no site, vou dar uma olhadinha! Muito bom o blog, parabéns! Ah e se vc gosta de promos, passa no twitter @paniniherois, eles fazem varios promos valendo HQ, sempre tento ganhar e não é mto dificil viu?
bjss

junior disse...

Sou fanático por X-men a anos, desde que os desenhos da tv ainda eram "daquele jeito" hehehe
Sobre o comentário da jessica aqui em cima, eu fiquei em segundo pra ganhar 19 HQS ÓTIMAS nesse twitter outro dia. Não perco a esperança.

Simone disse...

Poxa, concordo com o Leandro, acho que em questão de personagens, o X-men: Evolution é bem mais interessante. Mas na real, prefiro as boas e velhas, HQ's...Acabei de ver o que a Jéssica escreveu e assino embaixo, comecei a seguir o @paniniherois, quero ganhar HQ'S!!!! hehe

bejobejo
Parabéns pelo blog, muito bom!

fernandes disse...

Também descobri os Quadrinhos devido a este desenho que passava na Globo.

Que maravilha!

thiago costa disse...

eu era moleque tb e nunca vou esquecer o primeiro episódio "a noite das sentinelas". antes desse desenho todos falavam "Xis-Men". clássico.