16 julho 2006

Zé Ramalho e Hulk em: O plágio

Apesar de eu ser um roqueiro nato, curto muita coisa da verdadeira MPB, e os trabalhos antigos do cantor e compositor Zé Ramalho estão entre os meus preferidos. O que não me impediu de sentir uma ponta de decepção com o cara por causa de um fato ocorrido há mais de 20 anos e que envolveu os quadrinhos.

Em 1982, esse nordestino arretado lançou o LP Força Verde, que considero um dos melhores de sua carreira. Acontece que a letra da faixa-título é um plágio descarado da tradução brasileira para um poema do dramaturgo e poeta irlandês W. B. Yeats. A versão tupiniquim foi publicada em 1972 no gibi Hulk # 1, pela GEA.

Na HQ, Stan Lee usou o poema como narração nas primeiras páginas da história, citando o autor, é claro. Mas o Zé Ramalho, que é fã confesso de quadrinhos, se apoderou da tradução e registrou a letra nos créditos do LP como sendo de sua autoria. Que papelão, Zé!

O caso foi descoberto tão logo o disco chegou às lojas. A imagem ao lado é da reportagem da revista Veja divulgando o flagrante de plágio na edição de 21 de julho de 1982 . Clique pra ampliar e ler a matéria completa, com detalhes de como essa história veio à tona.

Pra saber mais sobre esse gibi clássico do Hulk e ler o poema na íntegra, é só dar uma olhada no review que fiz pra o Universo HQ há algum tempo.

3 comentários:

Kutukim disse...

Mano, não foi plágio Zé queria sim colocar a fonte, mas os caras da produtora não o deixaram, todo esse bafafá ai, o deixou muito pra baixo, e é injusto. Depois de 3 anos eu acho, que ele foi gravar cd novamente, enquanto o pessoal achava que era o fim da carreira dele. Corrige esse post.

UALAHSSY DI ARAHSSUAY disse...

Meu amigo, nem a bíblia é original, pois utilizou-se de lendas da antiga babilônia. De lá pra cá, Shakeaspeare, Cervantes e até WB YETS "chupou' textos dos anteriores. Isso é até uma tradição. Na música, Gonout pegou a Ave-Maria de Bach. Até Tom Jobim foi acusado de plágio e não foi de letra não, de música mesmo. E ele dizia: "Alguém cria, o gênio copia".

Unknown disse...

Bom,não ficou bem claro se toda a letra da música é plagio ou apenas a introdução...mas de qqer forma.a música é do zé,mesmo q a letra não.e o resto do disco é maravilhoso e original,até onde eu sei.Há exemplos mto mais graves de plágio como incontáveis feitos pelo Led Zeppelin,Deep Purple(child in time,Black Night,...)Sabbath( a música black sabbath é em grande parte plagiada de uma música classica...então sei lá...o caso do zé é bem menos grave