01 julho 2006

Que grandessíssima vergonha!

Aqui, o Mariano (Charge Online) resumiu o que pensa todo o povo brasileiroEu sou apaixonado por futebol, adoro Copa do Mundo e sou um eterno otimista. Mas há tempos falava pro Naranjo e para outros amigos, que o Brasil só tinha uma chance de perder este Mundial; e ela atendia por Carlos Alberto Parreira. Não deu outra!

O que vimos, hoje foi a constatação do que esse cidadão, que deu uma sorte monstro em 1994, entende por "futebol de resultados". O cara teve nossa melhor geração nos últimos 20 anos nas mãos e não conseguiu fazer nossa seleção brilhar em nenhum momento.

O Juca Kfouri lembrou bem, na ESPN: o Parreira durante anos, com uma arrogância absurda, desdenhou da seleção de 1982, que perdeu jogando bonito. Pois é, hoje, o time do "pé de uva" foi eliminado da Copa jogando de modo horroroso!

Que sacada do Amorim (Correio do Povo - RS)! Genial!Como falei pro Nara, não consegui ficar triste. Fiquei apenas puto, pela passividade, pela falta de movimentação, pela inoperância de nosso "técnico". Em 1982, quando tinha 16 anos, chorei, porque vi o Brasil lutar até o fim (como a Argentina fez ontem). Hoje, estou apenas decepcionado, nada mais.

Mas como de tudo se tira uma lição, há coisas boas nessa derrota.

Agora, quem sabe os tolos que diziam que "vendemos o jogo em 1998" descubram que a França é um baita time e que somos, sim, fregueses dos caras - como é duro admitir isso.

O Duke (O Tempo - MG) matou a pau: futebol quadradoSerá que agora alguns imbecis de nossa imprensa pararão de endeusar o Ronaldinho Gaúcho? Que ele é um malabarista da bola, está provado. Mas Copa do Mundo não é propaganda da Nike! Ele está na seleção desde 1999 e só jogou bem 45 minutos (contra a Inglaterra em 2002). Desde então, nada! Melhor do mundo? Por favor! E teve gente (Neto, ex-jogador e pseudo-comentarista) que disse que ele estava no nível do Pelé e do Maradona!

Hoje, Zidane mostrou o que é ser o melhor do mundo, chamando o jogo, buscando a bola, dizendo: "Dá ela aqui que eu vou resolver". Enquanto isso, o nosso "craque" se omitiu, como sempre, ficando da cor da camisa da seleção. É um jogador de clube. Ponto final.

Como mostra o Tiago Recchia (Gazeta do Povo - PR), o que nos resta é torcer pelo Felipão, este sim um técnico de verdadeMas ele não é o único culpado, lógico. Cafu e Roberto Carlos foram duas ofensas ao torcedor. Inoperantes! Graças a Deus estamos livres desses cânceres. Kaká caiu demais de rendimento. Adriano é um grosso. Ronaldo, coitado, está muito fora de forma, apesar de ter sido o único a criar duas situações de gol hoje.

O que mais me irrita é que nossas "estrelas" parecem achar que não precisam suar! Zidane e Henry são tão bem remunerados quanto nossos jogadores, mas voltam pra compor o meio-de-campo e ajudam na marcação. Já nossos "craques" assistem aos adversários. Ora, deixa que os volantes correm atrás deles. É oba-oba demais!

E o que foi o gol da França? Parece que alguém desligou uma chave na cabeça dos brasileiros, que resolveram ficar plantados na entrada da área, olhando os franceses partirem como tanques pro nosso gol. E o Roberto Carlos ajeitando a meia? Ah, fala muito sério! Eu, como tenho ótima memória, lembro bem que, em 1998, o primeiro gol de Zidane saiu porque o cretino do nosso lateral esquerdo foi fazer embaixadinha e saiu com bola e tudo pela linha de fundo, dando o escanteio pra eles.

Na charge do Sinfrônio (Diário do Nordeste - CE), a diferença do Brasil pra Argentina: um diaIsso sem contar a bicicleta contra a Dinamarca, nas quartas-de-final. Não é porque Roberto Carlos fez uma Copa mediana em 2002 que esqueci disso. Se ele jogasse só metade do que acha que joga, seria o melhor lateral do planeta. Não é. Nem do Brasil.

Enfim, quando a Seleção Brasileira tem como destaques Dida, Lúcio e Juan, é porque algo está muito errado. E esse "algo" chama-se Parreira!

O cara levou um banho tático do francês, simplesmente por não ter capacidade de criar algo diferente! Ele é óbvio ao extremo. Só sabe armar seus times de uma maneira. Deu no que deu.

Outra do Mariano (Charge Online); pelo menos agora estamos livres da dupla Parreira e Zagallo e dessa ladainha do 13Mas, pensando bem, pela bolinha que apresentamos na Alemanha, foi melhor cair agora. Numa eventual final seria pior. Mesmo contra as seleções simplesmente medonhas, o risco de derrota seria grande!

Pra diminuir a dor da eliminação, ilustrei este post com charges de várias feras brasileiras do traço, todas elas do divertidíssimo Charge Online. Clique aí e confira todas.

Enfim, vai ser um saco esperar até 2010.

Nenhum comentário: