30 setembro 2010

Melhores e piores de setembro

Por enquanto, setembro briga com abril pelo título de "mês com os melhores lançamentos de quadrinhos do ano". Saiu muita coisa boa. Nas bancas e, principalmente, nas livrarias. E houve um campeão de indicações (seis) dentre os integrantes da nossa equipe: Bando de dois, de Danilo Beyruth.

Por isso, confira abaixo os melhores e piores do mês, na opinião do timaço do Universo HQ, que neste mês está completo - e ainda contando com a estreia de Marcelo Santos Costa.

Vale lembrar: as opiniões são pessoais e não precisam ser sobre um lançamento do mês.

Não há limite para as indicações dos melhores, que não são listados necessariamente em ordem de preferência; e nem pros piores.

Este material é fenomenalSidney Gusman

Melhores: As cobras – Antologia definitiva (Objetiva), Mondo Urbano, Yeshuah - O Círculo Interno O Círculo Externo e Níquel Náusea - A vaca foi pro brejo atrás do carro na frente dos bois (Devir), Bando de dois (Zarabatana), Demônios (Peirópolis), Vertigo # 10 e Camelot 3000 (Panini), Johnny Cash – Uma biografia (8inverso), Carol (Noovha América), A ilha do tesouro (Salamandra), (SIC) (Conrad), A escrava Isaura (Ática) e Gaston - Os arquivos do Lagaffe, Gaston - Gafes em barda e Gaston - Gafes de um fanfarrão (Asa/Público)

Piores: A teia do Homem-Aranha # 2 e The Authority vs. Lobo 02 - Massacre de Férias (Panini) e Cogumelos ao entardecer (Devir)

Mais uma vez, o Sérgio mata os leitores de inveja com as obras que tem lidoSérgio Codespoti

Melhores: Arzak - L'Arpenteur, de Moebius (Glénat), Planète BD # 5 e # 6 (Hachette) e Corto Maltese en Siberie, de Hugo Pratt (Casterman)

Pior: Shadowland Moonknight # 1 (Marvel)



Além de ter feito uma baita HQ, Danilo Beyruth fez a capa do ano!Marcelo Naranjo

Melhor: Bando de dois (Zarabatana)

Pior: nenhum






Olha o Espírito da Machadinha nos melhores do mês!Marcus Ramone

Melhores: Kiss Kompendium (Collins Design), Homem-Aranha # 104 e # 105, Vertigo # 8 e # 9 e Mônica # 44 (Panini), Disney - Clássicos da Literatura # 7 - Guilherme Tell e # 8 - O Mágico de Oz (Abril) e Zagor # 112 e # 113 (Mythos)

Piores: Magali # 40 (Panini), Tio Patinhas # 542 (Abril) e Rock’n’Roll Comics Magazine # 1 – Kiss (Revolutionary Comics)

Orlandeli fez um dos melhores álbuns do anoEduardo Nasi

Melhores: O Astronauta - Ou livre associação de um homem no espaço e Bando de dois (Zaratabana), (SIC) (Conrad) e Y - O último homem - Volume 3 - Um pequeno passo Panini)

Pior: O que aconteceu com o homem mais rápido do mundo? (Gal)

Esta é uma das melhores adaptações de literatura para HQ que foram feitas por aquiGuilherme Kroll Domingues

Melhores: Y - O último homem - Volume 2 - Ciclos, Y - O último homem - Volume 3 - Um pequeno passo, Jonah Hex - Marcado pela violência e Vertigo # 10 (Panini), J. Kendall – Aventuras de uma criminóloga # 70 (Mythos), Macanudo # 3 e Bienvenido - Um passeio pelos quadrinhos argentinos (Zarabatana), Yeshuah - O Círculo Interno O Círculo Externo e Liga Extraordinária - Século: 1910 (Devir) e A escrava Isaura (Ática)

Pior: Universo Marvel # 2 - Segunda série (Panini)

O Amigão da Vizinhança está vivendo uma boa fase no BrasilRicardo Malta Barbeira

Melhores: Homem-Aranha # 98, # 99 e # 100 (Panini)

Pior: Nenhum






Arnaldo Branco zoa tudo e todos neste livroDelfin

Melhores: Bando de dois (Zarabatana), Noturno (Ivrea), Abstract Comics (Fantagraphics), Megazine # 1 (Tchê!, de 1988) e Mad Especial # 2 (Record) e Mundinho Animal (Barba Negra / Leya Cult)

Pior: Tiririca 2222 (edição do candidato)


Será que a melhor revista regular das bancas resistirá às baixas vendas? Tomara que sim!Lielson Zeni

Melhores: Vertigo # 8 e # 9, Ex Machina - Marcha à guerra e Hellblazer - Highwater (Panini), J. Kendall – Aventuras de uma criminóloga # 69 e # 70 (Mythos) e Dylan Dog # 1 (Record)

Pior: Universo Marvel # 4 – Segunda série (Panini)


Bem interessante este trabalho de CrumbAndré Sollitto

Melhores: Ranxerox (Conrad), Y - O último homem - Volume 3 - Um pequeno passo (Panini), Bando de dois (Zarabatana) e Kafka de Crumb (Desiderata)

Pior: nenhum



Este álbum é garantia de boas risadas: Jean Galvão manda bem demaisZé Oliboni

Melhores: Maturi # 2 (independente), (Leya Cult / Barbanegra), Bando de dois (Zarabatana) e Marvel Apresenta # 38 - Nova contra a Falange (Panini)

Pior: Hulk contra o mundo # 6 (Panini)




Vale a pena conferir as releituras feitas neste álbumDiego Figueira

Melhores: Y - O último homem - Volume 3 - Um pequeno passo, Mitos Marvel e Grandes Clássicos DC #8 - Superman - As Quatro Estações (Panini)

Pior:

Lanterna Verde # 23 (Panini)


Novos personagens se unem à Liga Extraordinária neste volumeRonaldo Barata

Melhores: A Liga Extraordinária – Século: 1910 (Devir) e Abe Sapien - Os afogados (Mythos)

Pior: nenhum




A Conrad fez uma edição primorosa para esta compilaçãoMarcelo Santos Costa

Melhores: It's a bird e American Splendor # 4 (Vertigo), Os Caçadores # 1 a # 15 (Abril), A noite mais densa # 0, # 1, # 2 e # 3 (Panini), Incal # 3 - A Quintessência - A Galáxia que Sonha & Planeta Difool , (SIC), Ranxerox e A arte da guerra (Conrad) e O Astronauta - Ou livre associação de um homem no espaço (Zaratabana)

Pior: Kamasutra (Conrad)

16 comentários:

West disse...

Li J. Kendall pela primeira vez. O número 69. Adorei. Passei para minha mulher que fez "nhé"...Leu e adorou. Estou na campanha para salvar a revista. O 70 já está comprado. Abraços.

Marcelo Miranda disse...

Curioso pra saber por que Nasi não gostou de "O que aconteceu ao homem mais rápido do mundo", que adorei.

Eduardo Nasi disse...

Marcelo,

Sobre O que aconteceu ao homem mais rápido do mundo:

1. A rigor, ela me decepciona porque a arte é feia que dói, tadinha, e porque o roteiro usa ideias que eu já cansei de ver por aí. (Talvez esta tira do Liniers diga mais do que eu possa dizer: http://macanudo.com.ar/?fecha=2010-09-17)

2. Em lugar nenhum eu disse que não gostei, o que o ranking diz é que é a pior HQ que li no mês. São coisas diferentes. O fato é que eu li muita coisa boa e algumas médias, mas nada lamentável. Aí o título de pior ficou pra essa HQ, que é só fraquinha.

3. Considere que, de todas as HQs "piores do mês" que já mencionei nestes posts ao longo dos anos, esse é um dos melhores "piores".

jjmarreiro disse...

Oi, Turma:) Já que poucos de vcs apontam os "piores" podiam mudar o nome da seção para "melhores e alguns piores" hehehe. Normalmente o que vcs põem em pior é garantia pra que eu economize uma graninha:) hahahaha. Ponham mais piores aí, rapaziada:)


...Por outro lado menos indicações de piores consiste numa melhoria geral da qualidade do material publicado:) Isso é ruim só pro bolso:)

Marcelo Miranda disse...

Nasi,

discordo apenas do seu ponto 1, mas aí é questão de olhares distintos. Acho a arte da Marleen Lowe adequada ao que a HQ propõe, com algumas soluções visuais muito boas sobre o tempo parado (e a página 19 é ao mesmo melancólica e deliciosa).

Os seus demais pontos foram interessantes num contexto geral. De fato, o ranking lista as piores leituras do mês, e fica complicado competir uma HQ com outra, dependendo do nível e se lidas, sei lá, no mesmo dia. É algo a se atentar na hora de checarmos o ranking.

No seu caso específico, você há de convir que pintou um "???" quando vi "O que aconteceu..." como a sua única pior do mês, numa relação de colegas em que, nas piores, estão atrocidades como "A Teia do Homem-Aranha", "Universo Marvel" e até a cartilha do Tiririca!

Pobre Bobby Doyle e seus poderes ingratos...

Abraços!

Eduardo Nasi disse...

Marcelo,

Até acho mesmo que, em termos de diagramação e condução da narrativa, a arte é correta, mas o traço tem seus problemas e a opção de preencher os espaços com os tons de cinza foi infeliz.

O comentário seguinte, do Marreiro, mostra por que eu defendo que sempre tenha que ter um pior: com a migração do mercado pras livrarias, o preço de acompanhar todas as HQs foram pro espaço. Se eu escolho um pior, estou dizendo: "Se eu fosse você, deixaria esta HQ em relação a estas aqui".

E eu acho mesmo que as quatro opções de "melhores" são compras mais interessantes que a minha escolha de "pior".

Claro que essa leitura tem que ser feita num contexto. O UHQ tem umas 800 resenhas e uma série de textos que escrevi sobre HQs (o Sidão que tá contando). No Google dá pra achar centenas de outros textos que escrevi sobre cinema, teatro, literatura, música... Tenho publicado textos por aí desde 1993. Passados alguns anos, eu mesmo já discordo de alguns deles, mas dá pra um leitor ter uma ideia se eu sou um cara que bate com o gosto dele ou não.

(Já encontrei leitores que sabem que, quando eu gosto de uma coisa, não é pra eles. Não foram nem um nem dois. Devem ser muitos. Estranhamente, editores não reclamam quando eu incluo seus títulos nas listas de melhores, mesmo que esses leitores aí deixem de comprar seus livros justamente porque os recomendei.)

Tem todo esse manancial de pitacos aí, acessível, disponível. O leitor tem instrumentos pra saber se o que penso é digno de atenção ou não.

Além disso, temos esse espaço de comentários justamente para esclarecer pontos e armar essas discussões.

Na minha opinião, a lista só pela lista, desconectada do mundo, não faz sentido algum.

Sidney Gusman disse...

Marcelo, eu achei a arte de O que aconteceu ao homem mais rápido do mundo? ruim demais.

E discordo quando tentam defender o desenho dizendo que "é uma HQ independente". O Necronauta, do Danilo Beyruth, também é, e a arte é sensacional.

Abraço

Marcelo Miranda disse...

Sidney,
concordo nisso total: defender desenho ou roteiro porque é de HQ independente soa não apenas bobo, como também desrespeitoso com outros artistas do mesmo "naipe" e condescendente com o artista em questão. Eu acho o desenho do O QUE ACONTECEU... funcional dentro do que a HQ propõe, seja ela de mercado ou não.

Nasi,
bons comentários, acho que é por aí mesmo. Longe de mim questionar suas escolhas. Como bem disse, o mais legal de listas é o que surge a partir delas, como essa conversa bacana aqui.

Abraços!

West disse...

Estou convencido. Não comprarei "O homem mais rápido do mundo". Para isso serve esse seção, o que é muit legal.

Guilherme Kroll disse...

Seria legal se o pessoal que comenta tb indicasse os seus melhores e piores do mÊs.

H. Levedo disse...

Já que o Kroll deu a deixa, eu não vou resistir... MELHORES: 'Quadrinhos sacanas - O catecismo brasileiro no traço dos herdeiros do Carlos Zéfiro' (Peixe Grande), 'Níquel Náusea - A vaca foi pro brejo atrás do carro na frente dos bois' e 'A Liga Extraordinária - Século: 1910'(Devir). PIORES: 'Ato 5' (Quarto Mundo / Nona Arte / Quadrinhofilia), 'Katita - Tiras sem preconceito' (Marca de Fantasia) e 'Crimes macabros' (Pixel).

Eduardo Roque disse...

Acabei d ler "Liga Extraordinária" e só p/variar constatei q o velho Moore continua mandando bem pacas. Mas alguém sabe onde encontro na rede tradução dakeles diálogos do Nemo? Bem q a Devir podia ter incluído 1 nota mas provavelmente o original tb ñ tinha...

Marcelo Fontana disse...

Achei "O que Aconteceu..." uma HQ pouco desenvolvida. O roteirista faz parecer que a escolha do herói tenha sido fácil e continuasse fácil ao longo do tempo. Não tem conflito, o que torna a história monótona. Parece uma HQ de antologia, em que o autor não pode complicar muito as coisas, pq tem que deixar espaço para outras histórias.

Vinícius disse...

bem fiquei curioso pra ler o "o que aconteceu..."pra mim, os melhores do mes foram:
j. kendal 69 e 70; mágico vento 99,y-o último homem:um pequeno passo;vertigo 10 e namor: as pprofundezas.
um abraço!

Galimpan disse...

Se o Nasi não gostou de "O que aconteceu com o homem mais rápido do mundo?", já está na minha lista de compras. Pensei até em comprar o Astronauta, mas, como o Nasi gostou, fiquei com um pé atrás. Vou deixar para uma ocasião futura ou até que outros resenhistas mais afinados com o meu gosto a indiquem como boa ou ruim. Depois da resenha de "AVRIL LAVIGNE - FAÇA 5 PEDIDOS" não confio mais em nada do que o Nasi indica como "história bacana, com desenhos encantadores" ou coisa do tipo, nem quando desce a lenha.

Anônimo disse...

Vou aproveitar o espaço para perguntar: o UniversoHQ tem alguma notícia se a Panini pretende publicar Livros da Magia?