02 dezembro 2009

A evolução dos filmes de super-heróis

O site KoldCast.TV publicou recentemente um gráfico que mostra a evolução dos filmes de super-heróis das duas maiores editoras de quadrinhos norte-americanas, DC e Marvel.

O levantamento começa com o debut de Superman (1978) e vai até o recente X-Men Origins: Wolverine, lançado este ano.

Além de detalhar os custos e o faturamento nas bilheterias, há informações interessantes a respeito da produção destes longa-metragens, como a que Batman – O Retorno (1992) foi o primeiro filme – baseado em HQs - a utilizar efeitos em CGI, enquanto que o lançamento seguinte da franquia, Batman Eternamente (1995), teve o primeiro orçamento do gênero a passar da casa dos 100 milhões de dólares.

Entre as cinco principais bombas cinematográficas apontadas pelo site, todas são adaptações da Marvel. E os três primeiros lugares são ocupados por um mesmo personagem, o Justiceiro.

Já em faturamento, a franquia mais bem-sucedida é Batman, com U$ 3,9 bilhões arrecadados em todo o mundo.

Confira o gráfico em KoldCast.TV e aproveite para ler uma detalhada matéria de Sérgio Codespoti intitulada A década dos quadrinhos no cinema.

6 comentários:

Lz disse...

Mulher-Gato é pior que qualquer filme do Justiceiro, que na pior (melhor?) das hipóteses são filmes toscos de ação...

Anônimo disse...

É... E a Mulher-Gato!?!?!? Pior que os do Justiceiro e pior do que qualquer coisa feita no cinema nos últimos vinte anos!

Ricardo Malta disse...

As "bombas" são baseadas no custo em relação ao que arrecadaram.

Já em relação a Mulher-Gato, todo mundo sabia desde o início que o filme não seria baseado nas HQ's, que apenas serviriam como referência. Por isso mesmo não vi o filme até hoje. rs

Ricardo Malta disse...

Outra coisa: os critérios do site não são muito claros, mas a ideia é dar um panorama geral das produções para a tela grande. Não creio ter sido fruto de uma pesquisa muito aprofundada.

Lucas Pimenta disse...

O primeiro filme do justiceiro, aquele antigão é sim uma merda! Mais o primeiro que trouxe de volta o personagem é muito bom, muito muito mesmo!! E o segundo é bem bacana!!

Eduardo Roque disse...

Justiceiro: Zona d Guerra foi 1/2 injustiçado. Já vi bombas piores como Homem-aranha 3 ou X-men 3 q foram até elogiados.
Já Mulhergato ñ é tão ruim assim! É só assistir s/grandes expectativas.
Mas ainda ñ sei é q tanto filme da DC é esse lançado entre 78 e 97...