09 dezembro 2009

De Profundis

Há algumas semanas, o Univero HQ noticiou o lançamento de De Profundis, animação escrita e dirigida pelo quadrinhista espanhol Miguelanxo Prado. Hoje, tive a oportunidade de assistir a esse belíssimo filme numa sala não-comercial de Campinas/SP.

A história, narrada sem nenhuma palavra, é uma viagem fantástica de um artista ao mundo de onde vem sua inspiração - no caso, o mar.

Deixando para trás a amada, o artista é levado por uma sereia a conhecer as formas e cores exuberantes das profundezas, mas também presencia alguns perigos.

A viagem do pintor lembra, de certa forma, a de Dante em A Divina Comédia, já que ambos são artistas levados por guias especiais a mundos inacessíveis aos homens comuns.

O destino do artista que observa o mundo de forma peculiar é um dos elementos principais da película.

A combinação dos desenhos de Miguelanxo Prado e da música faz do filme uma obra-prima. As ilustrações parecem mesmo ganhar vida na tela do cinema, de forma bem diferente do que tentam as animações mais comerciais e cheias de recursos tecnológicos.

Vale a pena conferir se o filme está sendo exibido em algum cinema perto de você ou aguardar o lançamento no mercado de vídeo. E se quiser conhecer mais sobre a obra espetacular de Miguelanxo Prado, leia a entrevista que ele concedeu ao UHQ quando esteve no Brasil em 2001.

4 comentários:

Anônimo disse...

Olá , sempre me interessei bastante tbm pelo Universo HQ ,com suas história intrigantes como as TMNT e etc.. Seu blog está de Parabéns qualquer coisa de uma passada no meu tbm ( feito recentimente ^^).
http://tedioinfame.blogspot.com/

johnfeijaum disse...

De Profundis confirma que bons roteiros e técnicas expressivas são receitas infalíveis de bons projetos... sem a necessidade de alta tecnologia e efeitos "phoshopados"!!!

mario disse...

Bem procurei no site um meio de contato mais não achei então...
Estou afim de uma parceria de link com seu blog.Passe no http://baratolouko.blogspot.com e se aceitar retorne email para foguinho_neguin@hotmail.com

Unknown disse...

Miguelanxo Prado é demais. Um dos caras que realmente deveria ser mais publicado aqui.