29 abril 2007

O que estamos lendo

Amanhã não tem atualização do Universo HQ (por causa do feriadão - também somos filhos de Deus), mas resolvi postar mais comentários rápidos sobre HQs que tenho lido. E nenhuma me empolgou.

Justiça # 2: poucas revelaçõesJustiça # 2: a arte continua exuberante (gosto muito do trabalho do Alex Ross), mas o roteiro pouco evolui. A história é toda focada numa aventura do Batman contra o Charada que, lógico, será amarrada mais pra frente à trama principal. Nas páginas finais, o Aquaman é mostrado numa situação pouquíssimo confortável, o que garante, ao menos, a curiosidade do leitor pelo que vem por aí.

Sete Soldados: ainda não vi tudo issoSete Soldados da Vitória # 1: é raro eu discordar das opiniões de meu amigo Eduardo Nasi, jornalista dos bons que resenha esta minissérie pro UHQ; esta é uma delas. Achei o primeiro número confuso, com roteiro truncado e desenhos apenas competentes. Talvez eu esteja sendo chato, mas vejo com freqüência (inclusive na imprensa) uma supervalorização do Grant Morrison, que já fez coisas muito boas, mas que considero bastante irregular. Talvez melhore nas próximas edições, porém nesta estréia não me entusiasmou.

Crise Infinita: Johns errou a mãoCrise Infinita # 5: gosto do trabalho do Geoff Johns, mas nesta minissérie ele perdeu a mão. Fez uma história que só é totalmente compreensível para leitores de longa data do Universo DC e, mesmo assim, caminha a passos largos para invalidar tudo que foi feito na clássica Crise nas Infinitas Terras. Pior: tudo com a anuência da editora. A trama é uma colcha de retalhos que maltrata personagens que simbolizavam com perfeição o termo "super-herói". A pá de cal nesta edição são algumas páginas ridiculamente desenhadas por Jerry Ordway.

Tô esperando esse Super decolar...Grandes Astros - Superman # 4: o que se falou que esta série era maravilhosa, sensacional, fantásticas, foi uma enormidade. Pois bem, desde a primeira edição estou esperando as histórias refletirem isso. Este número - como todos os outros - é uma ode à Era de Prata, com uma aventura bem mediana estrelada por Jimmy Olsen. Se a revista fosse escrita por outro roteirista, seria tachada como lixo, mas como foi pelo (de novo) supervalorizado Grant Morrison... O fato é que, pra mim, o adjetivo máximo que o título merece até agora é "legalzinho". E olhe lá!

Marvel Max # 44: longe de seus grandes diasMarvel Max # 44: a atração principal da revista (que já foi minha favorita da Marvel) continua sendo Zumbis Marvel. A série é no máximo divertida, mas como está na moda vangloriar mortos-vivos... Galactus, quem diria, está no cardápio. A HQ do Justiceiro é bacana, apesar de só ter ação no final. No entanto, o clima criado até o encontro de Castle com seu inimigo é bem estruturado. Motoqueiro Fantasma é fraquinha. Desenho legal, narrativa razoável e roteiro no mesmo nível do seu longa-metragem. Por fim, a estréia de Nova Onda, de Warren Ellis e Stuart Immonen, não empolga. Vamos ver nos próximos números.
Síndrome da assinatura

ZorroTodo freqüentador de sebos já se deparou com a cena dantesca.

Ao encontrar “aquela” edição tão procurada, a capa da revista está com a assinatura de um de seus antigos donos!

Quase sempre, com letra de mão, feita por uma esferográfica BIC.

Mesmo que seja revista antiga, o dono do sebo costuma dar um bom desconto, nestes casos. Desanima comprar.

E qual seria a intenção do indivíduo que realizou o dito sacrilégio? Obter usucapião da revista? Mostrar que ela já teve dono? Alcançar a imortalidade?

Ninguém se importa. Só fica a certeza de que, se você tem alguma revista assim, na primeira oportunidade que encontrar um exemplar igual e não-autografado, vai comprar na mesma hora.

E faço agora um mea culpa: quando eu era moleque, simplesmente carimbava minhas revistas, com meu nome. Sorte que sempre na página interna.

Fala sério!

28 abril 2007

Putz...

Olha só essa imagem que eu encontrei agora há pouco na grande rede. Depois ainda acham que aquilo que o Alex Ross desenhou na capa de Justice Society of America # 7 é motivo pra tanta celeuma.

Por coincidência, o nome desse personagem tem "justiça" no meio: Ace Justice. Ele é um super-herói da série Bomb Queen (Image Comics).

Bem, ilustração mais realista que essa a do Alex Ross não foi.
Guitarra fantástica!

Como se não bastasse ser uma legítima Fender Stratocaster, essa guitarra aí tem um puta visual.

Ela foi encomendada pelo norte-americano Nate Piekos, um quadrinhista e designer gráfico que, além de criar suas próprias séries de tiras e HQs digitais, também faz letreiramento de gibis da Marvel, DC e de outras editoras dos Estados Unidos.

Achei muito legal esse visual do Quarteto Fantástico, embora só apareça o Coisa. Até a maleta de guardar a guitarra ficou duca.

Como roqueiro e fã de quadrinhos e da superfamília da Marvel, eu me sinto na obrigação de gritar EU QUERO UMA PRA MIM!!!

E olha que nem sei tocar guitarra (só as imaginárias, he, he, he...).

25 abril 2007

Parabéns, Uderzo!

Albert Uderzo, co-criador de Asterix, está completando hoje 80 anos de vida!

Desenhista talentoso e um dos responsáveis por uma galeria de personagens que considero entre as melhores da história dos quadrinhos, infelizmente não se pode dizer nada muito positivo sobre suas qualidades como roteirista.
Afinal, desde a morte de seu parceiro de trabalho, René Goscinny, os álbuns de Asterix perderam consideravelmente o brilho com as histórias fracas produzidas por Uderzo. Há alguns razoáveis, mas nenhum melhor que isso.

De qualquer forma, Asterix continua sendo um dos meus personagens prediletos. Tenho toda a coleção dos álbuns desse irredutível gaulês, e continuarei comprando tudo que vier por aí, independentemente da qualidade (colecionador viciado é fogo...).
Já tô vendo tudo...

Pode escolher a sua kryptonita favoritaClaro que todo mundo já ouviu falar em "a vida imita a arte", do lance de Júlio Verne, H.G. Wells e outros terem sido visionários etc.

Agora, depois que foi divulgada a descoberta de um mineral muito similar à kryptonita e que foi noticiada ontem a existência de um novo planeta, a 20,5 anos-luz da Terra, que pode ser habitado e gira em torno de um sol vermelho, já estou até vendo...

O que vai ter de nerd babão mundo afora achando ser um "legítimo representante de Krypton" vai ser uma grandeza. :-)

24 abril 2007

O que estamos lendo

Mas opiniões sobre quadrinhos lidos nos últimos dias.

Que venham dias melhores pro BatmanBatman Extra # 1: na draga em que andam as histórias do Morcegão, ler uma aventura razoável do personagem já é um alívio. A nova revista da Panini só trará sagas fechadas, em que o leitor não precisa ter grandes conhecimentos da cronologia DC para entender. Na estréia apresenta a origem de Hugo Strange, vilão que andava meio sumido. Não é nada de outro planeta, mas é uma trama bem contada, que desperta o interesse do leitor pela sua conclusão, no próximo número.

Lobo Solitário: pena que está acabandoLobo Solitário # 27: nunca dois anos e quatro meses passaram tão depressa! Ô revista boa! Quanto mais se aproxima do final, melhor Lobo Solitário fica. Os autores de mangás atuais deveriam ver que é possível, sim, "esticar" uma revista sem enrolar o leitor, fazendo histórias interessantes, memoráveis até. Parabéns para a Panini pelo ótimo trabalho com este título. Aliás, vai a sugestão: este é um material que deve ser republicado de tempos em tempos, para que novos leitores o conheçam.

Pixel Preview: boa estréiaPixel Preview # 1: 32 páginas em papel couché por R$ 2,90? A Pixel bolou uma bela estratégia para marcar o começo de seu período à frente dos títulos Vertigo, WildStorm e ABC. Mais ainda por ter escolhido uma história de 100 Balas, série excelente, mas lida por pouca gente no Brasil. A HQ (que tem vários artistas convidados) até serve como apresentação para leitores novos, mas deixa no ar mais dúvidas do que respostas - o que pode ser bom para atrair público quando 100 Balas for lançado. Bacana também a lista das publicações para os próximos meses. Vem muita coisa boa por aí.

Muito potencial na Pixel MagazinePixel Magazine # 1: gostei bastante da edição de estréia. Na entrevista que fiz com os editores da Pixel em fevereiro, eles disseram que queriam fazem uma revista com personagens e histórias boas, arte legal e que o leitor ficasse satisfeito após chegar à última página. Conseguiram! Neste número 1, os destaques são Planetary, John Constantine e Freqüência Global (baita HQ). Completam o mix histórias curtas de Authority e Cobweb (que, apesar de ser de Alan Moore, é a mais fraquinha de todas).

Ponto também para o cuidado editorial com a publicação, apesar de alguns errinhos de revisão. Há textos explicando em linhas gerais - para quem, por acaso, esteja conhecendo os títulos agora - cada série. E o mais legal: com indicações das outras editoras que lançaram os materiais antes, dizendo, inclusive, que os livros ainda estão à venda. Muito bom! Um exemplo que deveria ser seguido.

20 abril 2007

Bagos de aço

Na boa, continuo impressionado com a quantidade de sites norte-americanos (incluindo Newsarama, Comic Book Resources e pelo menos outros dez que eu contei) que estão tecendo longas discussões sobre os bagos do Citizen Steel fazendo volume sob seu uniforme, na capa de Justice Society of America # 7.

E não se tratam de tiradas desencanadas sobre o assunto, a coisa virou polêmica, estão mesmo constrangidos, estupefatos e sei lá mais o quê. Até a masculinidade do Alex Ross, autor do desenho, está sendo discutida.

Há quem aposte que, em julho, quando a HQ for lançada nos Estados Unidos, a capa não seja mais essa.
O que estamos lendo

O Alienista: show de bolaVamos para mais um lote de leitura.

O Alienista: excelente trabalho dos gêmeos Fábio Moon e Gabriel Bá. Verter obras literárias para quadrinhos é sempre um desafio e, na maioria das vezes, o resultado é ruim. Não é o caso desta vez. O álbum resguarda o texto de Machado de Assis (que, para a linguagem atual, é empolado em diversas passagens) e, ao mesmo tempo, a HQ tem um bom ritmo. Moon conseguiu impor no desenho uma narrativa bacana para um texto praticamente sem ação. Vale a pena!

Olha o Golem aí, gente!Schem-ha Mephorash - Uma noite em Staronova: bom exemplo de quadrinho independente de qualidade. A roteirista Marcela Godoy manda bem. Mesmo em 24 páginas apenas, explica ao leitor o que é um Golem e constrói uma trama amarradinha, com um final legal. Nos desenhos, Sam Hart trata de criar o climão necessário para uma história de mistério. Talvez valesse dar uma diferenciada nas cenas de flashbacks, que se intercalam com as passadas na atualidade, mas o leitor atento vai sacar.

Fim de minissérie para os CalourosFreshmen - Os Calouros # 3: vou resenhar semana que vem no UHQ, mas adianto que a pegada de humor, que tanto me agradou especialmente na edição de estréia, praticamente se foi. Apesar disso, a história é bem contada e com desenhos competentes. Como diria um amigo meu: é uma diversão honesta. Nada além disso.

Astroboy ainda não decolouAstroboy # 1: se você também é do time dos "velhinhos" que curtia Astroboy na telinha, prepare-se para uma decepção. Nesta edição de estréia, tudo é muito fraco. Os roteiros são beeem infantis, os fatos se sucedem de forma atabalhoada e os desenhos, em diversas páginas, são tão poluídos que chegam a confundir a leitura. Tomara que melhore com o passar do tempo, mas considero uma missão ingrata fazer um mangá que foi criado simplesmente por Osamu Tezuka.

Esta é um Tombo no leitorTomb Raider - Busca ao Tesouro # 4: última edição desta minissérie que terminou exatamente como começou: muito ruim. O roteiro é emaranhado de tramas desconexas que vêm e vão ao bel-prazer do escritor - e para sofrimento do leitor. Os desenhos também não ajudam. São diferentes artistas, mas nenhum se destaca. Há páginas que parecem meio "chutadas", feitas às pressas. Juro que pensei em resenhar os quatro números, mas preferi focar meu tempo em materiais mais legais.

19 abril 2007

Em grande fase

Ba e Moon autografando em San_Diego, em 2006Fábio Moon e Gabriel Bá, os talentosos gêmeos que surgiram pro mercado de quadrinhos dez anos atrás, com o fanzine 10 Pãezinhos, foram indicados ao Eisner Award, pelo álbum De: Tales, lançado nos Estados Unidos pela Dark Horse.

Além dessa boa nova, o álbum O Alienista, da Agir, adaptação do conto clássico de Machado de Assis, está uma beleza. Devo resenhar pro UHQ.

Parabéns aos Bá e ao Moon, que estão em grande fase.

18 abril 2007

O que estamos lendo

Crise Infinita #1, #2, #3 e #4 (com um pequeno spoiler)

Como bom leitor das antigas, posso dizer que passei por todas as principais sagas DC, quando de sua publicação nas bancas.

Crise nas Infinitas Terras, Armageddon 2001, Lendas, Zero Hora, Invasão e outras. Demorou um pouco, mas afinal cheguei na Crise Infinita.

Como estava com a expectativa baixa em relação a essa saga, confesso que acabei não achando tão ruim. Bastante ação, aquele montão de super-heróis e vilões quebrando o pau, maquinações diversas, suplots e mais. A turma do Flash “dando um jeito” no Superboy Prime foi bem bacana.

Falando em Superboy Prime, eis o que não me agradou: ele como assassino e o Superman da Terra-2 querendo provocar um morticínio para ter seu planeta de volta. Por tudo que fizeram na primeira Crise, pela moral e importância desses heróis, é como se jogassem uma pá de cal no passado deles. Acredito ser o grande furo do roteiro. Quanto ao Luthor... uma vez da família, vá lá, tinha que ser vilão mesmo.

Algumas revistas de linha devem explicar melhor essa fato. Ainda não tive oportunidade de ler, vamos ver se melhoram minha opinião. De todo modo, fico com a Crise original. Mesmo porque uma coisa é certa: só compro as edições com capa do George Pérez. O Jim “todo mundo igual” Lee não me convence.

17 abril 2007

O que estamos lendo

Bom, seguem abaixo mais alguns comentários rápidos de materiais que li nos últimos dias.

Persépolis # 4: o final da série da iraniana Marjane Satrapi. E o desfecho, apesar de não ter o mesmo brilho das primeiras edições, é competente. Vou resenhar para o Universo HQ.

Fathom # 2 - Água Pesada: leitura cansativa, morosa. A história não flui. Michael Turner embaça demais e faltam momentos que justifiquem dizer que a revista é de ação e aventura. Sem contar que os desenhos são sempre no mesmo estilão: rostos iguais, pernas longilíneas etc.

Angeli e Laerte na Coleção L&PM Pocket: simplesmente imperdíveis essas edições da L&PM. Preço bom e material bacana, apesar de uns insistentes erros de português. Mesmo assim, ótima chance para relembrar personagens incríveis dos autores e para apresentá-los para muitos leitores mais novos. Resenharei alguns para o UHQ. Tem Piratas do Tietê, Rê Bordosa, Fagundes, Walter Ego e Striptiras. Todos valem a pena!



O Escorpião # 2, # 3 e # 4: inacreditável que nenhuma editora brasileira tenha adquirido os direitos dessa série escrita pelo belga Stephen Desberg e desenhada magistralmente pelo suíço Enrico Marini, um dos grandes narradores visuais do planeta. O primeiro álbum, lançado pela Meribérica, foi resenhado pelo Naranjo. Depois, a série passou para a Asa, que lançou até o quarto volume. E é um melhor do que o outro.


Trata-se de uma série que põe em dúvida fortemente as origens da igreja católica, com um protagonista carismático, muita ação e pitadas de erotismo. Na França, já saiu até o sétimo álbum. Mas caso alguma editora se interesse pelo material, vai uma dica: como o ritmo de produção na Europa é mais lento (sai um livro a cada dois anos, em média) e pro leitor não correr o risco de não ver o final da história, o negócio é adquirir os direitos até o sexto tomo, que encerra o primeiro ciclo da trama. Aí, é só esperar pela conclusão do segundo e assim por diante.

16 abril 2007

O que estamos lendo

Estamos estreando hoje esta nova "seção" do Blog Universo HQ. Na verdade, trata-se de um espaço para que a gente comente de forma rápida a respeito dos quadrinhos que estamos lendo.

Che: não curtiNada tão extenso quanto fazemos nos reviews do site, apenas uma rápida opinião sobre o que está achando.

Então, como a idéia foi minha, eu começo, com três leituras recentes.

Che (Conrad): não curti. E não me surpreendi com isso. Afinal, um coreano contando a pretensa biografia de um revolucionário sul-americano não podia resultar em nada brilhante. O ritmo da narrativa é truncado e o clima oscila entre o sério e piadinhas tolas.

XIII # 8: queda na qualidadeXIII # 8 (Panini): sou fã da série, que vinha muito intrigante. Mas neste álbum o roteirista Jean Van Hamme dá uma chutada no balde, ao tentar outra reviravolta na trama sobre a identidade do protagonista. Acho que esse papo já deu. Além disso, o climão fica muito 007 quando o XIII dá uma sapecada numa assassina profissional contratada para apagá-lo e ela (adivinhe!) se apaixona e acaba ajudando-o. Tomara que no próximo tomo (que deve ser o último da série, compilando dois livros inéditos que devem sair na Europa este ano) o autor consiga amarrar as muitas pontas ainda soltas.

Aldebaran # 5: em altaAldebaran # 5 (Panini): aqui ocorre o inverso de XIII. Nos álbuns anteriores, o brasileiro LEO espalhou tantos ganchos para futuros desdobramentos, que parecia que não conseguiria usar todos. Errado! Neste tomo, ele não só começa a costurar a trama, como o faz num ritmo envolvente. O leitor se sente tentado a descobrir logo o que rolará com a protagonista Kim. A introdução de um novo personagem e a morte de outro também garantem bons momentos. Como a série nacional alcançou a estrangeira, o jeito é ter paciência para esperar os próximos capítulos. Sobre a edição, uma pena que tenha falhas feias na impressão.

13 abril 2007

Os indicados para o 19º HQ Mix

HQ MixSaiu agora há pouco a lista dos indicados para o 19º HQ Mix, referente aos melhores de 2006. São 45 categorias abertas para votação de profissionais do mercado. O Universo HQ e eu estamos no páreo nas categorias Melhor Site sobre Quadrinhos e Jornalista Especializado, respectivamente. Ainda concorro, com meu livro Mauricio - Quadrinho a Quadrinho, em Melhor Livro Teórico.

Cinco prêmios são definidos pela comissão organizadora, sem votação aberta: Homenagem, Grande Mestre, Grande Contribuição, Melhor Pesquisa de Graduação e Melhor Pesquisa de Pós-Graduação.

A entrega do HQ Mix acontecerá no dia 11 de julho, no Sesc Pompéia, em São Paulo, com apresentação de Serginho Groisman. Uma das novidades deste ano é que haverá várias palestras e debates sobre a área e o mercado entre os dias 10 e 20 de julho.

Como acontece todo ano, o troféu sempre homenageia um personagem relevante do traço nacional. O eleito da vez é o impagável Cactus Kid, do genial Renato Canini.

Confira todos os indicados no próximo post.
Os indicados para o 19º HQ Mix

Desenhista Nacional
Fido Nesti (Os Lusíadas em Quadrinhos)
Flávio Luiz (O Messias)
Gabriel Bá e Fábio Moon (Mesa para Dois)
Ivan Reis (Superman)
Lourenço Mutarelli (Caixa de Areia)
Mascaro (Domínio Público 1 e 2)
Samuel Casal (Domínio Público 1 e 2)

Desenhista Estrangeiro
Alex Malev (Demolidor)
Frank Quitely (WE3 - Instinto de Sobrevivência)
Hugo Pratt (Corto Maltese)
John Cassaday (Planetary, X-Men)
Milo Manara (El Gaucho, Bórgia - Poder e Incesto, O Clic)
Moebius (Incal)
Takehiko Inoue (Vagabond, Slam Dunk)

Roteirista Nacional
André Kitagawa (Chapa Quente)
Gonçalo Junior (O Messias)
Leo (Aldebaran)
Lourenço Mutarelli (Caixa de Areia)
Osmarco Valladão (O Instituto)
Volney Nazareno (Encantarias)
Wellington Srbek (Muiraquitã)

Roteirista Estrangeiro
Alexandro Jodorowsky (O Incal)
Hugo Pratt (Corto Maltese, El Gaucho)
Joan Sfarr (O Gato do Rabino)
Kazuo Koike (Lobo Solitário)
Michael Bendis (Demolidor)
Osamu Tezuka (Adolf)
Robert Kirkman (Mortos-Vivos, Invencível)

Desenhista Revelação
Beto Nicácio (Corpo de Delito)
Fábio Lyra (Mosh!)
Júlio Brilha (Front 17)
Kleber Sales (Domínio Público 1)
Manoel Magalhães (O Instituto)
Otoniel Oliveira (Encantarias)
Ricardo Leite (Destino: Oeste)

Roteirista Revelação
Anísio Serrazul (Guerreiros da Tempestade)
Anita Costa Prado (Katita, Tiras sem Preconceito)
Daniel Esteves (Front 17)
Gabriel de Mattos (Destino: Oeste)
Iramir Araújo (Corpo de Delito)
Osmarco Valladão (O Instituto)
Volney Nazareno (Encantarias)

Chargista
Angeli (Folha de S.Paulo)
Aroeira (O Dia)
Bennet (Diário dos Campos)
Chico Caruso (O Globo)
Dálcio (Correio Popular)
Jean (Folha de S.Paulo)
Novaes (Gazeta Mercantil)

Caricaturista
Baptistão
Bira Dantas
Dálcio
Fernandes
Gilmar Fraga
Gustavo Duarte
Loredano

Cartunista
Allan Sieber
Biratan
Dacosta
Gilmar
Jota A
Laerte
Santiago

Ilustrador
Biry
Kako
Mário Bag
Negreiros
Orlando
Patrícia Lima
Walter Vasconcelos

Ilustrador de Livro Infantil
Alê Abreu, por Abc Do Mundo Árabe (SM)
Angela Lago, por Lucas e o Rouxinol (Melhoramentos)
Daniel Bueno, por Histórias de Bicho Feio (Companhia das Letrinhas)
Fernando Vilela, por Lampião e Lancelote (Cosacnaify)
Graça Lima, por Lápis Encantado (Quinteto Editorial)
Michele Iacocca, por Bambolina (Ática)
Suppa, por A História da Sopeira e da Concha (Salamandra)

Revista Infantil
As Meninas Superpoderosas (Panini)
Chico Bento (Globo)
Julieta (Globo)
Mônica (Globo)
O Menino Maluquinho (Globo)
Tio Patinhas (Abril)
Witch (Abril)

Publicação de Clássico
As Aventuras de Tintim - O Caranguejo das Pinças de Ouro (Companhia das Letras)
Corto Maltese – A Balada do Mar Salgado (Pixel)
Grandes Clássicos DC 7 e 8 - Lanterna Verde/Arqueiro Verde (Panini)
Luluzinha: vai às compras (Devir)
O Fantasma - Sempre aos Domingos (Opera Graphica)
O Melhor da Disney - As Obras Completas de Carl Barks (Abril)
Watchmen (Via Lettera)

Publicação de Humor
Antologia do Pasquim Vol 1 (Desiderata)
Capitão Presença (Conrad)
Níquel Náusea: Tédio no Chiqueiro (Devir)
Revista F # 4 (Conrad)
Roko-Loko e Adrina-Lina - Born to be Wild (Opera Graphica)
Seis Mãos Bobas (Devir)
Zongo Cômiques (Independente)

Publicação Mix
Banda Grossa
Domínio Público
Front 17
Graffiti 76% # 15
Juke Box
Marvel Max (Panini)
Mosh!

Publicação de Terror
Aberrações - No Coração da América (Devir)
Crimes Macabros (Pixel)
Lovecraft (Devir)
Monster (Conrad)
Os Mortos-Vivos - Dias Passados (HQ Maniacs)
Reino dos Malditos (Pixel)
Uzumaki - A Espiral do Horror (Conrad)

Revista de Aventura
Conan, o Cimério (Mythos)
Demolidor (Panini)
J. Kendall - Aventuras de uma Criminóloga (Mythos)
Ken Parker (Tapejara)
Lobo Solitário (Panini)
Mágico Vento (Mythos)
Marvel Millennium (Panini)

Publicação de Tiras
Cabeça Oca 6 (Independente)
Geraldão - Edipão, Surfistão & Gravidão (Pocket L&PM)
Níquel Náusea - Tédio no Chiqueiro (Devir)
Ozzy 1 - Caramba! Mas que Garoto Rabugento (Companhia das Letras)
Piratas do Tietê - A Escória em Quadrinhos (Pocket L&PM)
Radicci 6 (Pocket L&PM)
Tiras de Letra Todo Dia (Virgo)

Edição Especial Nacional
10 Pãezinhos - Mesa para Dois (Devir)
Caixa de Areia (Devir)
Chapa Quente (Independente)
Destino: Oeste (Tanta Tinta)
Encantarias (Independente)
O Instituto (Aeroplano)
O Messias (Opera Graphica)

Edição Especial Estrangeira
Chosen - O Eleito do Senhor (Mythos)
Corto Maltese - Sob o Signo do Capricórnio (Pixel)
El Gaucho (Conrad)
Incal – Volume 1 (Devir)
Mas ele diz que me ama (Ediouro)
O Gato do Rabino - O Bar-Mitzvah (Jorge Zahar)
Sandman - Estação das Brumas (Conrad)

Minissérie
Adolf (Conrad)
Conan - Hinos Dos Mortos (Mythos)
Crise de Identidade (Panini)
DC - A Nova Fronteira (Panini)
Dinastia M (Panini)
Lanterna Verde – Renascimento (Panini)
Superman/Shazam - O Primeiro Trovão (Panini)

Publicação sobre Quadrinhos
Crash! (Escala)
Herói (Pixel)
Marvel Blast! (Panini)
Mundo dos Super-Heróis (Europa)
Neo Tokyo (Escala)
Quadreca (Independente)
Wizard/Wizmania (Panini)

Publicação Independente
10 Pãezinhos - Um Dia, Uma Noite
Chapa Quente
Domínio Público
Encantarias
Jayne Mastodonte
Mosh!
Muiraquitã

Fanzine
Cobaia
Efeito Dominó
Justiça Eterna
Mazeboy
No Fiofó Todo Dia
Shortcuts
Subterrâneo

Prozine (Fanzines de Profissionais, Escolas ou Cursos)
A Mosca no Copo de Vidro
Areia Hostil
Peixe Frito
Prismarte
Putzgrila
Top! Top!

Projeto Gráfico
Carnaval - Cores e Movimentos (Casa 21)
Cidades do Ouro – Cidades Ilustradas (Casa 21)
Jonah Hex – Slip Case (Opera Graphica)
O Fantasma: Sempre aos Domingos (Opera Graphica)
O Gato do Rabino (Jorge Zahar)
O Incal (Devir)
Sandman (Conrad)

Álbum de Aventura
100 Balas - Blues para um Minuteman (Opera Graphica)
Goon - O Casca-Grossa (Mythos)
Invencível - Oito é Demais (HQ Maniacs)
Liga da Justiça & Vingadores - Edição de Luxo (Panini)
Nausicaä do Vale do Vento (Conrad)
Planetary - O Quarto Homem (Devir)
XIII (Panini)

Álbum Infantil
As Aventuras de Osvaldo (Marca de Fantasia)
Cabeça Oca 6 - Quem Agüenta? (Independente)
Coleção As Melhores Tiras – Mônica (Globo)
Jupré (Imprensa Oficial)
O Menino do Kampung (Conrad)
Ozzy 1 - Caramba! Mas que Garoto Rabugento (Companhia das Letras)
Turma do Xaxado – Lendas e Mistérios (Independente)

Publicação Erótica
A Metamorfose de Lucius (Pixel)
Bórgia 2 - O Poder e o Incesto (Conrad)
Clic (Conrad)
Giovanna (Conrad)
Gullivera (Pixel)
Omaha - The Cat Dancer (Conrad)
Valentina - Crepax 65-66 (Conrad)

Publicação de Charges
Antologia do Pasquim Vol. 1 (Desiderata)
Avenida Brasil: Se Meu Rols-Royce Falasse – Paulo Caruso (Devir)
CorruPTos? Mas quem não é? – Diogo Salles (Independente)
Edição de Risco - Vários (Tinta China)
Humor Cerrado – Vários (Artimpressa Editora)
Lula Lá – A (O)Missão - Chico Caruso (Devir)
Onde foi que eu errei? - Rico (Independente)

Publicação de Cartuns
Antologia do Pasquim Vol. 1 (Desiderata)
Curvas Perigosas 1 e 2 - Maitena (Planeta)
Edição de Risco - Vários (Tinta China)
Gip! Gip! Nheco! Nheco! (Desiderata)
Humor Cerrado – Vários (Artimpressa Editora)
Onde foi que eu errei? - Rico (Independente)
Stockadas – Stocker (Via Lettera)

Livro Teórico
Almanaque dos Quadrinhos (Ediouro)
Benicio - Um perfil do mestre das pin-ups e dos cartazes de cinema (CLUQ)
Biblioteca dos Quadrinhos (Opera Graphica)
Homens do Amanhã (Conrad)
Mangá - Como o Japão reinventou os Quadrinhos (Conrad)
Mauricio – Quadrinho a Quadrinho (Globo)
Tico-Tico 100 Anos - Centenário da primeira revista de quadrinhos do Brasil (Opera Graphica)

Tira Nacional
Aline, de Adão Iturrusgarai
Animatiras, de Jean
Chiclete com Banana, de Angeli
Níquel Náusea, de Fernando Gonsales
Ócios do Ofício, de Gilmar
Piratas do Tietê (Striptiras), de Laerte
Vida de Estagiário, de Allan Sieber

Projeto Editorial
Cidades Ilustradas - Cidades do Ouro (Casa 21)
Clássicos em HQs (Peirópolis)
Ken Parker (Tapejara)
Linha Pocket L&PM (L&PM)
Lusíadas 2500 (Companhia Editora Nacional)
Republicação Clássicos Marvel e DC (Panini)
Sandman (Conrad)

Animação
Cadê o verde que estava aqui?, de Biratan
Curta Tyger, de Guilherme Marcondes
Longa Wood & Stock, de Angeli e Otto
Série Anabel
Série Cartoon Network Nacionais
Série Liga MTV, de Pavão

Exposição
A História do Futebol no Brasil através da ChargeSesc Ipiranga
As Histórias em Quadrinhos da Democracia Espanhola - Instituto Cervantes de São Paulo
Cidades do Ouro – Cidades Ilustradas – Ouro Preto
Eu...Camisa 10 – Sesc Interlagos
Quadrinhofilia - Solar do Barão (Curitiba)
Santos-Dumont e a Turma da Mônica - Um sonho que virou História - Fiesp
Simplesmente Quino - Solar do Barão (Curitiba)

Evento
3º Anime Dreams - São Paulo
6º Sana - Fortaleza
7° Encontro Anual dos Cartunistas (Pizzada) - São Paulo
Anime Friends - São Paulo
Festival de Quadrinhos Fnac no Parque Literário - Brasília
HQ Festival (Aracaju)
Ilustra Brasil 3 - São Paulo

Salão de Humor
14º Salão Universitário de Humor de Piracicaba
16° Salão Carioca de Humor
19º Salão de Humor de Volta Redonda
24º Salão de Humor do Piauí
2º Salão de Humor de Paraguaçu Paulista
33º Salão de Humor de Piracicaba
VIII Festival de Humor e Quadrinhos de Pernambuco

Adaptação para Outro Veículo
Gatão de Meia-Idade (Cinema), Downtown Filmes
Graphic (Teatro), Companhia Vigor Mortis
Homem Voa? (Teatro), Cia. Catibrum de Teatro de Bonecos
Novas Havaianas Cartunistas
Superman – O Retorno (Cinema), Warner
Wood & Stock - Sexo, Orégano e Rock´N Roll (Cinema), Otto Guerra
X-Men 3 – O Confronto Final (Cinema), Fox

Site de Quadrinhos
Cuca e Racha (http://cucaeracha.zip.net)
Escola de Animais (http://www.escoladeanimais.com)
Mundo Canibal (http://www.mundocanibal.com.br)
Noltagia do Terror (http://www.nostalgiadoterror.com)
O Gralha (http://www.ogralha.com.br)
Pop Balões (http://www.popbaloes.com)
Quadrinhos Online (http://www.quadrinhosonline.com.br)

Site sobre Quadrinhos
A Arca (http://a-arca.uol.com.br)
Bigorna (www.bigorna.net)
Fábrica de Quadrinhos (www.fabricadequadrinhos.com.br)
Fanboy (www.fanboy.com.br)
HQ Maniacs (www.hqmaniacs.com)
Pop Balões (http://www.popbaloes.com)
Universo HQ (http://www.universohq.com)

Blog / Flog de Artista Gráfico
Gabriel Bá e Fábio Moon (http://10paezinhos.blog.uol.com.br)
Gabriel Renner (http://www.estudiopinel.com)
Jal (http://www.jalcartoon.nafoto.net)
Orlandeli (http://blogorlandeli.zip.net/index.html)
Rodrigo Rosa (http://www.blogdedesenho.blogger.com.br)
Solda (http://cartunistasolda.blogspot.com)
Weberson Santiago (http://webersonsantiago.blogspot.com)

Site de Autor
Adão Iturrusgarai (http://www2.uol.com.br/adaoonline/v2)
Biratan (http://www.biratan.com.br)
Caco Galhardo (http://www2.uol.com.br/cacogalhardo)
Fido Nesti (http://www.fidonesti.com.br)
Leandro Robles (http://www.escoladeanimais.com)
Ricardo Soares (http://www.studioricardosoares.com.br)
Samuel Casal (http://www.samuelcasal.com)

Jornalista Especializado no Segmento
Carol Almeida (Jornal do Commercio)
Gonçalo Junior (Bigorna)
Marko Ajdaric (Neorama e Bigorna)
Paulo Ramos (Blog dos Quadrinhos)
Pedro Cirne (Folha de S.Paulo)
Sidney Gusman (Universo HQ e Wizard)
Telio Navega (O Globo e Blog Gibizada (Globo Online)

Editora do Ano
Companhia das Letras
Conrad
Devir
Mythos
Opera Graphica
Panini
Pixel