22 julho 2010

Homem-Aranha com 3 pernas?

Todo mundo sabe que aranhas têm oito patas, mas o herói mais querido da Marvel sempre se manteve bípede. Até agora...

Provavelmente, quando você viu na capa de Homem-Aranha # 103 o herói com um pé a mais deve ter pensado que ele apenas precisava de uma força extra para mais uma luta mortal com o Venom. Mas não!

O colecionador fiel mais atento pode pegar na sua coleção a edição # 102 e tentar entender esse quebra-cabeça visual.

Olhe atentamente essas duas imagens:





Reparou que o pé que “sobra” na edição # 103 é exatamente o mesmo da # 102?



Apesar da brincadeira na abertura do post, foi um erro feio da Panini.

E não é primeira vez que esse tipo de mancada acontece. Basta lembrar da página trocada em Superman # 89 ou as as páginas fora de ordem da minissérie X-23.

É preciso mais atenção. Também à parte gráfica.

14 comentários:

Daniel Braga disse...

Apesar de adorar o trabalho que a Panini está fazendo, é um erro feio realmente e como tal deve ensiná-los a ter mais atenção.

Tira o estagiário barato e coloca quem sabe fazer! Coisas assim denigrem realmente a imagem da empresa!

Carlos disse...

Tirem o Lopes.

Eduardo Roque disse...

Já deram esse mole tb c/1 ed do Bat d 2006 q trazia 1 confronto c/aquela versão emo do Charada, iclusive c/balões d fala trocados mas retrataram-c e puseram a pág trocada no nº seg. Acontece...

Ivan Linares disse...

Não entendi. Como é que um pedaço de uma ilustração vai parar em outra?
O processo de montagem da capa, pelo que imagino, é o seguinte: pega-se o arquivo digital com a ilustração da capa; adiciona-se o logotipo da revista, o da editora, os títulos, os avisos ("copyright 2010 Marvel" etc)... E Vualá! Em que ponto alguém recorta uma perna da capa da edição anterior e cola na da atual é um mistério!

Unknown disse...

Hahaha essa foi ótima.

Unknown disse...

Só não concordo com a opinião do Gargula, existem estagiários bem mais competentes que efetivos e eles com certeza devem ter uma equipe de edição final, se isso passou por eles provavelmente o erro foi lá.

Franchico disse...

Bizarro! E com certeza, se foi uma escorregada de um estagiário, o erro muito maior foi do superior que deixou passar. Afinal, ele é que é responsável - tanto pelo estagiário, quanto em liberar ou não os trabalhos que vem de baixo, né? Mania de culpa estagiário! Estagiário não tem obrigação de acertar sempre. Ele está lá para aprender a trabalhar, trabalhando. Quem deveria supervisionar o trabalho dos estagiários é que falhou feio, aí!

Calubte disse...

Eu também ainda estou tentando entender como cometeram esse erro. Afinal, pelo que eu saiba, os arquivos digitais das ilustrações são em IMAGEM (jpg, bmp etc.) e não em VETOR (cdr, ai etc.). Se fossem em vetor, poderia-se ter sido esquecido um pedaço da imagem antiga. Além disso, outro erro da Panini foi ter usado essa capa (com o batidíssimo confronto Venom vs HA) em lugar da capa que está dentro da edição, muito mais impactante. Desleixo editorial e gráfico. Ecos da "REVOLUÇÃO PANINI" (ainda rio quando penso nisso)?

Guilherme Kroll disse...

Só especulação, mas talvez a imagem da capa estivesse em camadas e colaram a nova na camada mais esterna.

Em algum momento uma camada da perna, talvez estivesse junto do logotipo da revista, ficou por cima e ninguém percebeu.

Agora, queria saber de onde que saiu o papo de estagiário. Ninguém nem sabe se a Panini sequer tem estagiários, rs.

Anônimo disse...

Ola! eu estava "fuçando na net" , proicurando algo sobre hq e cai no seu blog. eu curti muito ele. ele e muito rico em informações relacionada em hq, eu irei sempre prestigia-lo. eu achei muito cuirioso os post e também as "informações exageradas" nos desenhos dos hq hehe é, como por exemplo homem aranha com três pernas rs. Eu tenho um blog também é check-matte.blogspot.com passa lá deixa seu comentario, siga - o ou deixe sua dica já que eu sou novo nisso rs

Calubte disse...

Guilherme, isso poderia ter acontecido com outros elementos (é até comum acontecer com textos em balões ou com cores) ou se fosse na época da Abri-formatinho-anos-80, quando eles juntavam várias capas americanas e criavam a sua própria. Mas os arquivos digitais chegam na Panini completos, com a arte da capa numa camada só. Para um erro desse tipo acontecer tinha que ser na fonte (na Marvel), já que o colorista, por exemplo, pode ter fatiado o desenho em camadas, e aí sim ocorreria o que você citou.

Anônimo disse...

O estágiário estava fazendo umas dez capas ao mesmo tempo, entrou no msn, no facebook e , falando ao celular enquanto procurava um trabalho de verdade, acabou fazendo essa m... aracnídia.Parece a minha vida profissional...

Anônimo disse...

o aranha vai entrar pros x-men ele se tornou um mutante e desenvolveu outra perna! santa sacanagem aranhoso!

Elenilton Alves disse...

foi um erro que já se repetiu alguns vezes pela panini mas não desmerece o nome da empresa