31 março 2010

Melhores e piores de março

Março não foi um mês de tantos lançamentos impactantes no mercado brasileiro. Ainda assim, saíram alguns bons materiais. Por isso, é hora de conhecer os melhores e piores do mês, na opinião da equipe do site. Desta vez, Zé Oliboni e Ronaldo Barata ficam de fora, por terem lido pouco.

Vale lembrar: as opiniões são pessoais e não precisam ser sobre um lançamento do mês.

Não há limite para as indicações dos melhores, que não são listados necessariamente em ordem de preferência; e nem pros piores.

Esta série prometeSidney Gusman

Melhores: Invasão dos mortos (Gal), Joquempô # 1 (Devir), Peanuts Completo – 1953 a 1954 (L&PM), Break Point # 1, escrito por Philippe Saimbert e desenhado por Andrea Mutti, Murena - A púrpura e o ouro e Murena - A areia e o sangue, ambos com roteiro de Jean Dufaux e arte de Phillipe Delaby, da Asa, e Lucky Luke - O profeta, Lucky Luke - Daily Star, Lucky Luke - A lenda do Oeste, Spirou e Fantásio - Aventura da Austrália e Lucky Luke - O profeta, Lucky Luke - Daily Star, Lucky Luke - A caixa negra (todos da parceria da Asa com o jornal português Público)

Pior: Trindade # 6 Panini)

Um clássico de Hugo Pratt difícil de sair por aquiSérgio Codespoti

Melhores: Captain America - Volume 2 - Winter Soldier, de Ed Brubaker, Steve Epting, Michael Lark e Mike Perkins (Marvel), Books hors-série #2: Bande dessinée - Un autre regard sur le monde (revista sobre HQs), L'Homme de Somalie, de Hugo Pratt, (Casterman), Tarzan!, catálogo da exposição no museu Quai Branly (Somogy Éditions D'Art)

Piores: Cable # 23, Siege - Embedded # 2, Deadpool # 19, Fall of the Hulks - Red Hulk # 2 (Marvel)

Até agora, este é um dos melhores títulos lançados no anoMarcelo Naranjo

Melhor: Invasão dos mortos (Gal)

Pior: nenhum






Tex continua sendo sinônimo de boas aventurasMarcus Ramone

Melhores: Tex # 483 e # 484 (Mythos), Tio Patinhas # 536 (Abril) e Brasinha # 83 (Vecchi)

Pior: Pateta Extra # 3 (Abril)




Que baita coletânea!Eduardo Nasi

Melhores: Invasão dos Mortos (Gal), Gibi do Glauco (Folha de S.Paulo), O humor da Playboy (Abril) e Conde Drácula (Martins Fontes)

Piores: Novos Titãs # 69 (Panini)



Será que, enfim, veremos o final da série? Tomara!Guilherme Kroll Domingues

Melhores: Preacher - Salvação e Frequência Global - Volume 1 (Panini), Robinson Crusoé (Salamandra), Jambocks - Volume 1 (Zarabatana), Necronauta (HQM) e Hikaru no Go # 1 (JBC)

Pior: As Cruzadas (Opera Graphica)



Bacana este número da revistaRicardo Malta Barbeira

Melhores: Peanuts Completo - 1950 a 1952 (L&PM), Hector & Afonso - Os Passarinhos (Balão Editorial) e Marvel Max # 73 (Panini)

Pior: Nenhum




Ler edições como esta ajudam a diminuir a saudade de GlaucoDelfin

Melhores: Mônica # 100 e Cebolinha # 64 (Abril), El granjero de Jesú, de Angel Mosquito (Domus), Evita/El Che, de Oesterheld e Alberto Breccia (Colecion Nueva Biblioteca Clarín de la Historieta), Abobrinhas da Brasilônia, de Glauco (Circo) e El Eternauta 1957, de Oesterheld e Solano López (Doedytores)

Pior: nenhum

Mais uma grande edição da melhor revista seriada do mercadoLielson Zeni

Melhores: J. Kendall - Aventuras de uma criminóloga # 64 (Mythos), Vertigo # 4 (Panini), Hector & Afonso - Os Passarinhos (Balão Editorial), Necronauta (HQM), 100 Balas - Atire primeiro, pergunte depois (Pixel) e Linha do trem (webcomic)

Pior: Universo Marvel # 57 (Panini)


Muito divertido este número da revista em quadrinhos mais longeva do BrasilAndré Sollitto

Melhores: Crise de Identidade - Encadernado e Starman - Volume 1 (Panini), Pato Donald # 2379 e The League Of Extraordinary Gentlemen - Volume II (America’s Best Comics)

Pior: Obergeist – Estrada para o apocalipse (Panini)


Os Passarinhos, de Estevão Ribeiro, são garantia de boas risadasDiego Figueira

Melhores: Hector e Afonso - Os Passarinhos (Balão Editorial), Isaac, o pirata (Conrad) e Arma X - Edição especial (Panini Comics)

Pior: nenhum

11 comentários:

Igor Bone disse...

Po, será que só eu não gostei tanto de Invasão dos Mortos?

A idéia da trama é legal pra caramba, mas o protagonista é que nem o Batman: ele sabe tudo o que é preciso para tirá-lo de qualquer situação, sem nenhuma explicação. Um porre isso.

Longe de ser ruim, mas eu achei mediana

Eduardo Nasi disse...

Igor, no meu caso, eu não acho nada fabuloso, e a troca de artista na última parte até me incomoda, mas o mês foi corrido, e eu acabei fazendo leituras menos interessantes do que eu gostaria.

Isso é um fator que é importante de reparar nesses posts de Melhores do Mês: há uma variação de acordo com o mês de cada um. Quando se lê mais e se lê coisas melhores, algumas coisas muito boas acabam ficando de fora para dar lugar às excepcionais.

Em meses em que se lê menos e se lê coisas piores, trabalhos medianos naturalmente acabam se destacando.

A ideia desta lista não é ser uma radiografia do mercado, e sim mostrar um pouco dos bastidores, falar do que estamos lendo, dar umas recomendações...

Sidney Gusman disse...

Eu gostei bastante, apesar da arte me incomodar também.

João Defunto disse...

Pô que sacanagem... Vários Lucky Luke listados que me fizeram molhar o teclado de baba. Felizes são nossos queridos irmãos alfacinhas que têm o privilégio de serem agraciados com jornais que lhes ofertam HQs de alta qualidade.
Não vou chorar de barriga cheia pois a coleção de Quadrinhos que o Extra está nos ofertando por enquanto está de bom tamanho. Aliás não é a primeira vez que o Extra oferta gibis. Em abril de 2005 houve uma promoção em que bastava comprar o jornal para ganhar um gibi da Marvel/Panini.

anderson b. disse...

O Gusman continua torturando a gente com essas edições da Asa!

Tomara que a Leya traga um pouco (ou tudo!) desse material para cá, mas peals declaraçõoes que li até agora, parece que o perfil das HQs deles aqui no Brasil será diferente (mas longe de ser ruim - a volta de S. Lobo ao mercado editorial e muitísso bem vinda - e aguardada).

anderson b. disse...

oops... desculpem os bizarros erros de digitação. Estou num teclado diferente e me enrolei todo. Que vergonha!

Igor Bone disse...

É, a arte me incomodou tb.

Mas parte de uma boa premissa a história, ela pode seguir rumos interessantes e a personagem se desenvolver mais e ficar mais interessante.

Verdade, Nasi, a tendência é essa mesmo, ainda mais que o começo do ano foi bem morno de lançamentos.

Nem comento os melhores do Sidão, eu já babei nesse material todo desde que ele anunciou no twitter... =P

Estevão Ribeiro disse...

Legal! Os Passarinhos estão há três meses consecutivos entre os melhores do mês! Obrigado, gente!

Lucas Pimenta disse...

Todo mês a passagem aqui é obrigatória só para ver a lista do Codespoti!

Sempre sensacional... Quando tem algo que não li, não dá outra... correr atrás!!!

Lucas Pimenta disse...

Esqueci do Sidão com as edições da ASA... mas essas eu estou correndo atrás.... das que ainda dá para comprar... e outras eu já tinha...

Eduardo Roque disse...

Até mês passado achava q "Trindade" tava sendo injustiçada mas depois d ler da 5 a 7 e perceber o custo q foi só dá p/concluir q Kurt Busiek já teve momentos + inspirados