28 fevereiro 2010

Melhores e piores de fevereiro

Fevereiro se foi. Muita gente da equipe do Universo HQ aproveitou o carnaval para ler muitos e bons quadrinhos. Outros optaram pelo descanso - até dos gibis.

Então, é hora de conhecer os melhores e piores do mês, na opinião da equipe do site. Desta vez, Marcelo Naranjo e André Sollitto não participam, por terem lido pouco.

Vale lembrar: as opiniões são pessoais e não precisam ser sobre um lançamento do mês.

Não há limite para as indicações dos melhores, que não são listados necessariamente em ordem de preferência; e nem pros piores.

Edvar Vasques manda bem demais na arte desta adaptaçãoSidney Gusman

Melhores: Triste fim de Policarpo Quaresma (Desiderata), Preacher - Salvação (Panini), Os Passageiros do Vento # 1 – A rapariga no tombadilho, Os Passageiros do Vento # 2 – O pontão, Os Passageiros do Vento # 3 – A feitoria de Judá, Os Passageiros do Vento # 4 – A hora da serpente, Os Passageiros do Vento # 5 - Ébano, Os Passageiros do Vento # 6 – A menina de Bois-Caïman – Livro 1 e Os Passageiros do Vento # 7 – A menina de Bois-Caïman – Livro 2, escritos e desenhados por François Bourgeon, Spirou e Fantásio - Paris submersa e Spirou e Fantásio - O homem que não queria morrer, com roteiro de Jean-David Morvan e arte de Jose-Luis Munuera, A Estrela do Deserto, escrito por Stephen Desberg e desenhado por Enrico Marini, e Lucky Luke - Canyon Apache, com texto de René Goscinny e arte de Morris (todos da parceria da Asa com o jornal português O Público)

Piores: Trindade # 2 a # 5 (Panini)

Baita livro sobre HQsSérgio Codespoti

Melhores: Criminal - The Sinners # 3, de Ed Brubaker e Sean Phillips (Icon/Marvel), Naissance de la Bande Dessinée - de William Hogarth à Winsor McCay, de Thierry Smolderen (Les Impressions Nouvelles) e Making Comics, de Scott McCloud (Harper Collins)

Pior: Avengers - The Initiative # 30, de Christos Gage e Jorge Molina (Marvel)

Muito divertido este número da revista em quadrinhos mais longeva do BrasilMarcus Ramone

Melhores: Pato Donald # 2379 e Mickey # 810 (Abril) e As tiras clássicas da Turma da Mônica - Volume 5 e Homem-Aranha # 95 (Panini)

Piores: Casa-Grande & Senzala em quadrinhos (Global) e Super Strikas # 6 (Abril)


Boa HQ nacional nas livrariasEduardo Nasi

Melhores: Lina (Estação Liberdade), Ato 5 (independente), O mistério da Mula sem Cabeça (Via Lettera) e Crise Final # 5 e Batman Deathblow (Panini)

Piores:Wolverine # 58 e Novos Titãs # 67 (Panini)


Esta série é garantia de boa leituraGuilherme Kroll Domingues

Melhores: Yeshuah – Assim em cima assim embaixo e A Casta dos Metabarões # 2 e # 3 (Devir), Cascão # 37 (Panini), História e Glória da Dinastia Pato # 1 (Abril) e reportagem sobre o festival de Angoulême na Folha de S.Paulo, no dia 8 de fevereiro

Pior: Marvel Especial # 16 - O que aconteceria se... (Panini)

O Homem-Aranha está passando por boas históriasRicardo Malta Barbeira

Melhores: Homem-Aranha # 96 e # 97 (Panini), Striptiras # 2 – Grafiteiro, o detonador do futuro (L&PM) e Macaco Albino # 2 (Independente)

Pior: Nenhum





Os Passarinhos, de Estevão Ribeiro, são garantia de boas risadasZé Oliboni

Melhores: J. Kendall - Aventuras de uma Criminóloga # 37 (Mythos) e Hector & Afonso - Os Passarinhos (Balão Editorial)

Pior: nenhum

Mais uma HQ argentina sensacionalDelfin

Melhores: O analista de Bagé em quadrinhos e Boogie, o seboso # 1 (L&PM), Edén, de Kioskerman (Sudamericana), Sy, Cariño!, de Quino (Ediciones de la Flor) e Do Inferno (Via Lettera)

Piores: Amana ao Deus dará (Casa da Palavra) e BigHatBoy – O grande chapéu (Conrad)

Muito legal este quadrinho da Bonelli que a Mythos trouxe pro BrasilLielson Zeni

Melhores: Leo Pulp – Detetive particular # 1 (Mythos), Calvin & Haroldo - A hora da vingança (Conrad) e Hellblazer - Congelado e Vertigo # 3 (Panini)

Pior: Batman # 86 (Panini)

Esta revista satiriza os filmes do Cabeça de TeiaRonaldo Barata

Melhores: Hector & Afonso - Os Passarinhos (Balão Editorial) e As tiras clássicas da Turma da Mônica - Volume 5 e Clássicos do Cinema - Turma da Mônica # 18 - Homem-Aranho (Panini)

Pior: nenhum



O novo trabalho de Jeff Smith começa muito bemDiego Figueira

Melhores: Rasl # 1 a # 3 (Cartoon Books) e The Last Days of American Crime # 1 (Radical Comics)

Pior: Kick Ass # 8 (Icon/Marvel)

14 comentários:

Fabrício disse...

O Sidão tem que dizer como é que consegue esses álbuns da editora Asa...

Puxa vida...

Batata disse...

faço parte de um coletivo de quadrinhos aqui de Campinas e estamos como terceiro número de nossa revista miséria... gostaria de saber como manda-la para vcs poderem dar uma olhada e uns toques...
para mais informações sobre a revista é só entrar no blog:

miseriahq.blogspot.com

atenciosamente

Sidney Gusman disse...

Fabrício, a Asa me mandou alguns desses materiais. Outros eu comprei quando estive lá, nos últimos anos.

Só filé!

Fabrício disse...

Ah, tá...

O canal é conhecer alguém que vá para lá então...

Esse material é ótimo mesmo, tenho certeza!

Aqui no Brasil sai muita coisa boa (vide a lista de melhores desse mês), só que eu ainda acho o mercado muito pobre em termos de quadrinho europeu, não sai quase nada...

No mais é elogiar a ótima qualidade do site, um bálsamo para quem procura informações sobre bons quadrinhos aqui no Brasil.

Essa lista de melhores do mês serve sempre como uma orientação para quem tá atrás de coisa boa, descobri muita coisa através dessa lista aqui de vocês, já que nem sempre a distribuição que as editoras fazem para as livrarias funciona. Muita coisa (muita coisa mesmo!) eu nunca vi (e acho que nunca verei) nas livrarias aqui de onde moro.

Parabéns para todo mundo aí!

Sidney Gusman disse...

Valeu, Fabrício.

Quanto à quase ausência de HQs europeias por aqui, concordo. E lamento.

Ainda mais com o tanto de material bacana que sai no Velho Continente.

Abraço

Humberto Levedo disse...

Para que, de fato, se garanta maior destaque àqueles que disso são mais merecedores (para o bem e para o mal), sugiro que os resenhistas do Universo HQ classifiquem mensalmente os títulos sob quatro categorias: O Melhor, Os Bons, Os Ruins e O Pior. Abraços a todos. (P.S.: Senti falta hoje de alguma nota com cobertura do Angelo Agostini do último sábado.)

Estevão Ribeiro disse...

Leitura de alto nível da galera... Se eu tivesse esse costume de vocês em ler em metrô, ônibus... Eu leria mais, mas a labirintite...

É muito bom ver meus Passarinhos figurando entre os melhores do mês novamente! Obrigado, gente!

Sidney Gusman disse...

Humberto, seria esmiuçarmos demais. Não vejo necessidade.

Sobre o Angelo Agostini, fizemos a divulgação do evento, mas não a cobertura - eu só fui lá para a palestra.

Estevão, vivam Os Passarinhos!

Abraço

murilo lima disse...

hey gostaria de fazer 1 trato com vc linka meu site que tbm é de historia em quadrinhos mais lá o povo publica suas tirinha sem pagar nada fiz hoje (terça 02 de março) mais daqui 1 semana vai ter tudo pronto, e eu linko seu blog no meu site
ME ADD NO MSN OU PEGA MEU E-MAIL:
msn: angus_ml@hotmail.com
e-mail: ibart.lima@gmail.com
vlw pela atenção

Anônimo disse...

Piores: KICK-ASS #8

Nota-se que são comentários BEM pessoais.

Hunter disse...

Hmm, ancient chinese secrets...

De qualquer modo, continuando o que o Sidão falou aí em cima, aqui em Portugal só sai uma fração minúscula dos 4000 lançamentos anuais na França (e praticamente nada do que pinta na Inglaterra e Itália). Então o que não pinta no Brasil é ainda maior do que vocês imaginam.

E nunca custa lembrar que a indústria de quadrinhos franco-belga, que os editores brasileiros tanto ignoram é a ÚNICA do mundo a apresentar taxas de crescimento constantes há mais de 15 anos enquanto o resto do quadrinho mundial encolheu!

Hunter (Pedro Bouça)

(Verificação de palavra: sionico. Será uma espécie de som sionista?)

Fernando Maragon disse...

Olá,

Adoro o seu blog e gostaria de ver um post sobre tirinhas na web. Hoje em dia muitos artistas estão botando pra quebrar em seus blogs e mostrando seus trabalhos.

Alguns que não deixo de ler:

www.fandangossuicida.com.br - Por Guilherme Bandeira

www.malvados.com.br - Por Dahmer

www.umsabadoqualquer.com - Por Carlos Ruas

Abraços!

Fernando

Ronaldo Ventura disse...

PEssoal! o Galuco morreu! Foi assaltadoe levou uns tiros. Morreram ele e o filho dele. Vi isso na página da UOL

Anônimo disse...

Rapaz deu um nó na minha garganta quando vi a noticia sobre a morte do glauco e me deu muita raiva ao ver a polícia tentando livrar a cara dos assassinos, chega dessa podriqueira, tirem a estabilidade desses bandidos e mandem todos embora. Vergonha de polícia