Melhores e piores de janeiro
É... no que diz respeito ao mercado de quadrinhos, 2009 não começou num ritmo tão intenso quanto o de outros anos. Ainda assim, a equipe editorial do Universo HQ - mesmo com um dia de atraso - não ia deixar de eleger os melhores e piores do mês.
Abaixo você confere o que cada integrante deste blog mais e menos curtiu em janeiro.
Vale lembrar: as opiniões são pessoais e não precisam ser sobre um lançamento do mês.
Não há mais limite para as indicações dos melhores, que não são listados necessariamente em ordem de preferência; e uma, duas ou três pros piores.
Sidney Gusman
Melhores: O Ciclo de Cyann – Seis estações em Ilo (Meribérica/Liber), O Ciclo de Cyann – As cores de Marcade (Asa), de Claude Lacroix e François Bourgeon; Níquel Náusea - Em boca fechada não entra mosca (Devir); Tex Especial 60 anos (Mythos), Muertos (independente), Oninbo e os Vermes do Inferno - Volume 1 (Zarabatana) e MPD Psycho # 1 e # 2 (Panini)
Piores: Contagem Regressiva # 7 (Panini)
Sérgio Codespoti
Melhores: Cato Zoulou, de Hugo Pratt (Casterman), Jazz Maynard - Vol. 3 - Envers et contre tout, de Roger e Raule (Dargaud) e Les Rendez-vous de L'Épervier # 2, de Patrice Pellerin (Quadrants)
Pior: Batman #681, de Grant Morrison e Tony Daniel (DC Comics)
Marcelo Naranjo
Melhores: MPD Psycho # 1 e # 2 (Panini) e J. Kendall – Aventuras de uma Criminóloga – Especial # 4 (Mythos)
Pior: nenhum
Marcus Ramone
Melhores: Disney Big # 1 (Abril), Os Túnicas Azuis # 6 - A Prisão de Robertsonville (Martins Fontes), Turma da Mônica Jovem # 5 (Panini) e Tex Anual # 10 (Mythos)
Pior: nenhum
Eduardo Nasi
Melhores: Dr. Bubbles & Tilt – Volume 1 - Sideral (Zarabatana), Che - Os últimos dias de um herói (Conrad) e Oninbo e os vermes do inferno – Volume 1 (Zarabatana)
Pior: Contagem Regressiva # 6 (Panini)
Guilherme Kroll Domingues
Melhores: O Contínuo # 7 (independente), Che - Os últimos dias de um herói (Conrad), Turma da Mônica Jovem # 6, Marvel Especial # 10 - Os Fugitivos e Os maiores clássicos do Superman # 1 e # 2 (Panini), As aventuras de Tintim - Voo 714 para Sydney (Companhia das Letras) e HQtrônicas, livro de Edgar Franco (Annablume)
Pior: nenhum
Ricardo Malta Barbeira
Melhores: Calvin & Haroldo - Yukon Ho! (Conrad), Gip Gip Nheco Nheco (Desiderata) e Turma da Mônica Jovem # 1 (Panini)
Pior: nenhum
Zé Oliboni
Melhores: J. Kendall – Aventuras de uma Criminóloga – Especial # 4 e Ken Parker # 12 (Mythos), Os Predadores # 1 e # 2 (Devir), Frango com ameixas (Companhia das Letras), Starman - Volume 1 (Panini) e Muertos (independente)
Piores: X-Men # 79 e Wolverine # 44, ambos da Panini
Delfin
Melhores: El Eternauta (Clarín, 2004), Opium e Video Jack (Abril), O Prisioneiro - Encadernado e Os doze trabalhos da Mônica (Globo) e Combo Rangers # 5 (Panini)
Piores: Os Guerreiros de Jobah # 1 e Mephisto # 1, ambos da Icea, e Terra 1 # 4 (Abril)
Diego Figueira
Melhores: Surfista Prateado Réquiem # 2 e Almanaque da Turma do Astronauta # 4 (Panini), Sandman - Prelúdios e Noturnos # 1 e # 2 (Pixel) e J. Kendall – Aventuras de uma criminóloga # 49 (Mythos)
Pior: Batman # 74 (Panini)
Ronaldo Barata
Melhor: Fábulas Pixel # 4 (Pixel)
Pior: X-Men Extra # 85 (Panini)
16 comentários:
O Ciclo de Cyann é muito legal, papa fina da banda desenhada (saudosa meribérica, que propiciou a circulação do primeiro arco por aqui). Oninbo e Starman eram dúvidas de compra, agora já não são mais. Che é obrigatório.
Pela capa de Fábulas Pixel, agora é que vão começar a contar o melhor arco de Promethea. Espero que a revista continue, em que pese os problemas da editora.
E, por fim, parabéns por vocês mostrarem a todos que hq's não se resumem a super-heróis!
Engraçado como 2 colocaram o Batman do Grant Morrison, que eu estou adorando, como piores...
Pessoal vi uma coisa que acho que vale a pena divulgar: A loja eletrônica da FNAC (www.fnac.com.br) está com uma lista de quadrinhos em promoção, tem Tintim, Asterix, Starman e outros. Todos com cerca de 30% de desconto. Eu comprei algumas coisas e consegui parcelar em 3 vezes no cartão de crédito.
como o nasi diz, preço é uma questão de pesquisa. A Banca 2000 sempre tem tudo com 20% de desconto, pelo menos. Outros sites vão variando então ficando atendo sempre dá para fazer boas compras.
Olá,
Tentei entrar em contato pelos e-mails do site do UniversoHQ, mas TODOS retornaram sem exceção, então passo minha mensagem por aqui.
Estou escrevendo para divulgar a minha mais nova criação: Dildo & Bunny.
Dildo & Bunny são um casal que nasceu para ficar junto: ele é a representação fálica e ela a coelhinha do famoso vibrador Rabbit, imortalizado pelas trupe do seriado Sex and the City. Mas as piadas de Dildo & Bunny não tratam apenas de sexo. O casal mora em uma sex-shop, mas tem crises e problemas como qualquer outro casal.
Quem quiser conhecer o "brinquedinho", não precisa ir ao sex-shop e nem encomendar pela internet. Uma visita ao site da dupla é a garantia de risadas e boas vibrações: http://dildo-bunny.blogspot.com é o endereço.
Abraços,
Joatan
www.PagandoOPato.com.br
Joatan, por acaso você não colocou .br no final dos endereços? Todos os e-mails estão funcionando na boa.
Abraço
Que prazer em ver o clássico El Eternauta recomendado pelo pessoal do UHQ. Este clássico do quadrinho argentino (tão clássico que está na lista de leituras recomendadas das escolas argentinas, como Machado de Assis no Brasil!) precisa urgentemente de uma edição brasileira.
Só uma curiosidade, a edição do Clarín que vocês mostraram foi remontada, como a italiana (que é a que eu li). A original é no formato horizontal.
Hunter (Pedro Bouça)
Quanto o Mauricio paga para vocês colocarem esse lixo de Turma da Mônica Jovem sempre entre os melhores?
Nada, Anônimo.
Nós temos coragem de colocar o que gostamos e o que não gostamos, independentemente de quem produz o material.
No entanto acho complicado explicar o que significa "coragem" a alguém que sequer assina o próprio nome no que escreve.
Oi anônimo.
O fato é que o "UOL Jovem" fez uma enquete sobre a melhor HQ de 2008, e, na opinião dos leitores (não é minha opinião), adivinhe.
http://jovem.uol.com.br/album/album-enquete-super-foto.jhtm?album=melhorhq2008&idEnquete=5145&voto=22#r
"Ah, mas quanto pagaram pro UOL...~"
Dããããããã !!!!!!
Hunter, muito obrigado pelo comentário. O Eternauta realmente está bem remontado nesta edição do Clarín (que, inclusive, foi um belo presente do Paulo Ramos, do Blog dos Quadrinhos — ele foi pra Argentina recentemente e perguntei a ele se podia me trazer um exemplar). A edição original, na horizontal, teve uma edição de 50 anos que outro grande amigo, o Barbão, está degustando agora em sua casa em Buenos Aires. Mas, apesar das remontagens do Clarín (compreensíveis, por causa do padrão da coleção — mas malfeitas), é um clássico essencial, inspirado pelo realismo fantástico argentino, por Robert Heinlein e por Daniel DeFoe.
Há até múltiplas edições. Veja as do catálogo da Doedytores:
http://www.historietasargentinas.com/eternauta.html
A primeira é a de 50 anos (eu tenho de meter a mão nisso, sigh!) e a segunda é a econômica, para os estudantes. O resto são as diversas continuações e spin-offs - e não é uma lista completa!
Do jeito que vai, deviam pedir à embaixada argentina para ela própria editar uma tradução, já que se depender das editoras brasileiras...
Hunter (Pedro Bouça)
Melhores:
Turma da Mônica Jovem # 1
Turma da Mônica Jovem # 6
Jesus, é por isso que o país é essa merda...
O fato é que o "UOL Jovem" fez uma enquete sobre a melhor HQ de 2008, e, na opinião dos leitores (não é minha opinião), adivinhe.
Nossa juventude é retardada. É só observar o comportamento deles.
Enfim, só lamento pras pessoas como eu que gostariam de ver o Brasil um país decente e forte.
E a corrupção continua...
Anônimo (e covarde), então pela sua lógica simplista apenas jovens estariam lendo Turma da Mônica Jovem? Desculpe, mas você está errado. Há crianças e adultos aos montes também.
Quanto a escolha de cada pessoa aqui no Blog (se é que você é o mesmo anônimo), não seja leviano. Já teve revista do Mauricio dentre os piores. Basta ver os meses anteriores.
Olá. Em relação não apenas aos melhores de Janeiro, mas também a todas as listas que o Universo HQ costuma fazer e, principalmente, às resenhas, gostaria que dessem maior atenção aos mangás. Entendo que essa não é a linha do portal e que o universo dos quadrinhos é muito amplo, mas acho que esse gênero tem ganhado muito espaço no mercado nacional e merece mais. Há diversos títulos disponíveis. Talvez se vocês dedicassem uma seção do blog ou se comprometessem a seguir determinadas séries e fazer resenhas periódicas de suas edições, algo assim. É que sinto falta de uma opinião mais competente sobre os mangás e de um certo compromisso de levá-los a sério.
Obrigada pela atenção!
Belis, a gente se ressente mesmo de mais resenhistas de mangás. Aliás, se souber de alguém a fim de colaborar, manda me escrever um e-mail, por favor.
ABraço
Postar um comentário