11 fevereiro 2009

Insistindo em quadrinhos e arte


Volta e meia, falo aqui no blog sobre o flerte entre as artes visuais e os quadrinhos - um tema, aliás, que costuma passar batido nos círculos de leitores de HQs (mesmo quando há uma bela exposição de Tara McPherson por nossas bandas).

Desta vez, é para avisar que a exposição Nova Arte Nova, em cartaz na filial paulistana do Centro Cultural Banco do Brasil, está mostrando Interview with the green, HQ emoldurada de Carlos Contente.

Na obra, a carinha Contente, alter ego do artista, entrevista a cor verde, em uma espécie de talk show - como se pode ver na imagem que abre este post, extraída do catálogo da exposição.

O trabalho de Contente está ao lado de dezenas de trabalhos de artistas considerados promissores no cenário brasileiro de arte contemporânea. Vale a visita. E vale muito!

Nada a ver, tudo a ver: o namoro de artes visuais e HQ vai mais longe. Recebi hoje: Altermodern, nova mostra da londrina Tate Modern, usa uma pequena e divertida HQ para explicar o seu conceito.

3 comentários:

Victor disse...

Tudo a ver. A nona arte é fantástica, e está num patamar unicamente ocupado no século XX pelo cinema, em termos de inovação na linguagem artística.

Quadrinhos tem parentesco com as artes plásticas e, simultaneamente, com a literatura. Daí a excelente síntese que faz dessas duas formas de expressão até então relativamente dissociadas.

Na minha humilde opinião, daqui algumas boas décadas a nona arte vai ocupar o lugar que realmente merece (e, se minhas preces forem atendidas, com a derrocada do universo dos heróis Marvel/DC, que foi bom enquanto durou, mas já tá na hora de acabar).

Abço!

Victor disse...

E, btw, não sei se gostei do altermodernismo, mas a história em quadrinhos feita pra explicar é mesmo divertida.

Rodrigo Sava disse...

Essa série do Contente é ótima. vi n o CCBB do Rio. Abçs!