E o ano acabou! Mas antes de “passarmos a régua” em 2008, tem o listão dos melhores de dezembro para cada integrante da equipe do Universo HQ. Mesmo em férias, aqui estamos nós!
Se alguns de nós leram pouco, como o Codespoti e o Barata, eu e o Nasi aproveitamos a parada de final de ano para colocar a leitura atrasada em dia, com milhares (sem exagero) de páginas de quadrinhos “devoradas”.
Então, sem mais delongas, vamos aos eleitos. Lembrando: as opiniões são pessoais e não precisam ser sobre um lançamento do mês. E não há mais limite para as indicações dos melhores, que não são listados necessariamente em ordem de preferência; e nem pros piores.
Ah, e um 2009 sensacional para todos os nossos leitores, com muita paz, saúde e quadrinhos!

Melhores: O Pequeno Príncipe (Agir), Starman – Volume 1 e Surfista Prateado – Réquiem # 1 e # 2, da Panini, As Aventuras de Tintim – Vôo 714 para Sydney (Companhia das Letras), Blueberry - Apaches (Asa/Público), Sasmira - Tomo 1 - O Apelo (Meribérica/Liber) e J. Kendall – Aventuras de uma Criminóloga # 48 e # 49, J. Kendall – Aventuras de uma Criminóloga – Especial # 4, Mágico Vento # 73 e # 75, Tex Gigante # 20 – O Profeta Indígena e Hellboy - O Clamor das Trevas, todos da Mythos
Piores: Contagem Regressiva # 5 e # 6 e Prelúdio para a Crise Final # 4, todos da Panini

Melhores: 100 Bullets – Volume 8 – The Hard Way (Vertigo), de Brian Azzarello e Eduardo Risso, e As Aventuras de Tintim – Perdidos no mar e As Aventuras de Tintim – O caso Girassol, ambos da Companhia das Letras
Pior: nenhum

Melhores: A Relíquia e Chibata! - João Cândido e a revolta que abalou o Brasil, ambos da Conrad, e O Cabeleira (Desiderata)
Pior: nenhum

Melhores: O Fantasma – Sempre aos domingos e Recruta Zero – Ano Um, ambos da Opera Graphica, Luluzinha – O clube da Lulu (Devir), O melhor de Hagar, o Horrível # 3 (L&PM), As melhores tiras do Bidu # 1 (Panini) e J. Kendall – Aventuras de uma Criminóloga – Especial # 4 (Mythos)
Pior: Mundo Canibal # 1 (Mythos)

Melhores: O Pequeno Príncipe (Agir), Starman – Volume 1, Superman # 73, Grandes Astros - Superman # 12, DC 70 Anos - Mulher-Maravilha, Homunculus # 4 e Marvel Especial # 10, todos da Panini, e J. Kendall – Aventuras de uma Criminóloga # 48 e J. Kendall – Aventuras de uma Criminóloga – Especial # 4, ambos da Mythos
Pior: Contagem Regressiva # 5 e Wolverine # 38, ambos da Panini

Melhores: Nausicaä do Vale do Vento - Volume # 3, Adolf # 4 e # 5 e Chibata! - João Cândido e a revolta que abalou o Brasil, todos da Conrad, e Homunculus # 4 (Panini)
Pior: nenhum

Melhores: Os Maiores Clássicos do Homem de Ferro # 1 e Batman # 70 e 71, ambos da Panini, e Authority Apresenta: Kev + A Noite do Demônio (Pixel)
Pior: nenhum

Melhores: Marvel Especial # 8 – Vingadores – Dinastia M e Os Novos Vingadores # 54, ambos da Panini, Freakangels – Volume 1 (Avatar Press) e Macaco Albino, revista independente de Leandro Robles
Pior: Universo Marvel Anual # 2 – Os livros do Destino (Panini)

Melhores: Lazarus Ledd # 1 (Tutatis), Animal # 2 (VHD Diffusion), Signal to Noise (Gollancz), 2024, de Ted Rall (NBM) e O Entricheirado Hans Ribbentrop (Book Editora)
Piores: O Gato do Rabino # 2 – O Malka dos leões (Jorge Zahar) e Grandes Aventuras Animal – O Vira-lata (VHD Diffusion)

Melhores: Starman – Volume 1, Grandes Astros - Superman # 12 e Surfista Prateado – Réquiem # 1, da Panini, e J. Kendall – Aventuras de uma Criminóloga – Especial # 4 (Mythos)
Pior: nenhum

Melhores: John Constantine - Hellblazer - Hábitos Perigosos, Authority – Transferência de Poder - Completo, Pixel Magazine # 18 e # 21, todos da Pixel, e Turma da Mônica – Coleção Histórica # 5 (Panini)
Pior: nenhum