17 fevereiro 2007

Será que ninguém trará Moonshadow de volta?

Com a onda republicações de materiais de primeira linha (e outros nem tanto) ao mercado nacional de quadrinhos, fico me perguntando se ninguém se lembrará de Moonshadow.

Moonshadow # 1 Moonshadow # 2 Moonshadow # 3

Originalmente, a obra saiu em 12 edições, pela Globo, no início dos anos 90. É uma história lírica, praticamente um conto de fadas para adultos.

Moonshadow # 4 Moonshadow # 5 Moonshadow # 6

O roteiro é de um inspirado J.M. DeMatteis e a arte - deslumbrante - é assinada pelo hoje sumido Jon J. Muth.

 Moonshadow # 7  Moonshadow # 8 Moonshadow # 9

Moonshadow foi eleita por veículos especializados uma das dez melhores HQs da década de 1980, ao lado de materiais brilhantes, como o Monstro do Pântano, do Alan Moore, e o Sandman, do Neil Gaiman. Merece ser conhecido por leitores mais novos. Quem sabe agora numa edição única, para livrarias? Não vai vender aos borbotões, mas tem seu público.

Moonshadow # 10 Moonshadow # 11 Moonshadow # 12

É um material com a "cara" da Devir, até porque o Leandro (Luigi Del Manto) foi o editor da minissérie no Brasil e sei que é fã da obra. Fica a sugestão.

12 comentários:

Eduardo Nasi disse...

ih, sidão, acho que agora é tarde: moonshadow foi incorporada pela Vertigo uns anos atrás. tem que ver como isso fica. http://www.dccomics.com/graphic_novels/?gn=2428

Anônimo disse...

esqueceram de perguntar pra pixel sobre esse e lembraram de umas... "tranqueiras"
mas lembraram agora, então tá valendo

desejo-lhes fortuna

Anônimo disse...

e tem a edição inédita em pt: Farewell Moonshadow, que encerra e amarra todas as pontas soltas na minisérie.

Anônimo disse...

Meu Deus, alguém tem publicar isso de novo! Eu tinha no PC, mas acabei perdendo...

Delfin disse...

Pois é, 13 edições. Vertigo. Um combaço. Seria genial. Mas seria mais fácil chegar em 2 encadernados do que num só.

Franchico disse...

Do jeito que vier, tá valendo. Na época não li por que vivia duro (ops!), mas se sair hoje, com certeza, corro atrás.

Anônimo disse...

Desculpa aí, mas pra ficção odara eu não tenho sobrando mais nenhuma dobra no saco. O J. M. DeMatteis -- que, na época, tinha feito um negocinho marromenos com o Capitão América -- achou que tinha cacife pra se dar bem na onda de grafonovelas e minisséries de luxo que inundou o mercado de então (e o pior é que se deu!, porque muita gente caiu no engodo...). Daí, chamou o Jon J. Muth, achando que isso bastava pra garantir pr'a série o status de arte, deu uma relida rápida n'O Pequeno Príncipe, em busca de inspiração, e elaborou um roteiro por demais extenso, cheio de diálogos etéreos e reviravoltas auto-referentes. Pra fundar e desenvolver uma mitologia própria é preciso de bem mais competência do que a que coube a esse fulano. Aliás, o problema do Incal é bem semelhante. Sandman é um pouquinho melhor...

Eduardo Nasi disse...

tem, sim: http://www.amazon.com/Compleat-Moonshadow-J-M-DeMatteis/dp/1563893436/sr=8-1/qid=1171923541/ref=pd_bbs_sr_1/102-7873420-6969716?ie=UTF8&s=books

e é verdade. eu que não lembrava do capítulo extra.

Sidney Gusman disse...

É mesmo, Eduardo. Não lembrava que era do "cast" da DC. Hello, Pixeeeel!

Augusto, respeito sua opinião, mas invariavelmente essas histórias têm roteiros que compensam dezenas de revistas de uniformizados trocando sopapos.

O Incal, Sandman e Moonshadow, pra mim, são grandes HQs.

Anônimo disse...

Sidney, você tirou as palavras de minha boca... Muitos clientes me perguntam desesperados sobre um possível relançamento de Moonshadow (consegui comprar as doze edições, ano passado, por um preço camarada, através do orkut). Quanto ao comentário do Augusto, realmente cada um tem a sua opinião, e novamente estou com o Sidney; Incal, Sandman, Moonshadow e Garagem Hermética (ou Major Fatal, dependendo de quem tem a edição da Globo ou da L&PM), são clássicos absolutos.

Anônimo disse...

Voltando ao passado, me lembro também dos "trailer-preview" que a Editora Globo fazia no HQ PRESS para os seus lançamentos. E essa mini teve um deles.

Anônimo disse...

Também consegui um num sebo a anos atras por 10,00 acreditam? mas as ultimas 3 páginas estavam rasgadas.

Alguem aí tem em PC para eu poder ler até que lancem?