08 janeiro 2007

Os Melhores do ano passado

Lobo SolitárioEstá online uma extensa matéria feita pelo Sidney referente aos melhores quadrinhos do ano de 2006.

É o tipo de assunto que levanta controvérsia, afinal, cada um terá sempre sua HQ favorita e os motivos que servem como embasamento para tal opinião. Se bem que, entre tantas opções, os "primeiros colocados" são realmente espetaculares.

O texto está dividido em edições especiais, republicações e revistas mensais.

Para relembrar um ano que foi, no mínimo, interessante. Se é que você teve dinheiro pra comprar tudo isso ai!

32 comentários:

Anônimo disse...

Pois é, dinheiro é o problema. Já estou me preparando para um novo concurso público para poder comprar mais gibis. Gasto uns 200 pila por mês, e olhe que abdiquei das revistas 'em série' da Panini (quase não compro mais revistas de Super-heróis) e só gasto nos encadernados da Devir, da Conrad e da Panini (XIII, Blueberry, Sandman, Lobo Solitário, Luther Arkwright) sem falar dos Omnibus da Marvel (meu Uncanny X-men está para chegar). Sinal de que o mercado para quadrinhos não está tão ruim quanto dizem. Desse jeito, vamos todos à falência!

Zé Wellington disse...

Boa lista, Sidão! Só não concordei tanto com Adolph... apesar de adorar o trabalho de Tesuka em Buda, por algum motivo esperava mais...

No mais é uma pena não ter lido nem metade do que tem na sua lista. Reitero o Alex: atualmente só coleciono um título mensal (mas por carinho pelo personagem) e o resto são encadernações e especiais (seria isso uma tendência do mercado nacional?). Haja bolso...

De qualquer forma, estão de parabéns as editoras nacionais. Pra festa ficar completa, falta apenas mais espaço nas prateleiras pra trabalhos nacionais (por que além de consumir, seria interessante se produzíssemos trabalhos de qualidade também).

Abraço a todos do Universo!

Anônimo disse...

Primeiro de tudo parabéns ao Sidney pela excelente lista. A ordem pode não ser a mesma(o Naranjo tem razão, não dá pra ler tudo o que sai), mas certamente só material bom citado por lá. E por fim, vamos fazer um movimento para mais FestComix e Maratonas HQ durante o ano!!! Só assim para chegar perto de adquirir todos os bons lançamentos...

Sidney Gusman disse...

Zé, como é legal esse lance do gosto de cada um, né? Eu achei Adolf ainda melhor que Buda. E viva a divergência.

Guilherme, essas feiras de HQs, cada vez mais, são a saída pro leitor. Que venham mais!

Abraço

Anônimo disse...

LOBO SOLITÁRIO vai ser sempre o primeiro colocado! O Sidão, pelo menos, tem bom-senso...

Anônimo disse...

Só faltou mencionar As Obras Completas de Carl Barks

Sidney Gusman disse...

Verdade, anônimo. Pedirei pra incluir nas menções honrosas.

Anônimo disse...

Isso para mim tem sido um 'problema'. Antigamente podia me dar ao luxo de comprar todos os encadernados. Hoje em dia são tantos que é sempre 'aquele' dilema: além de ter parado de comprar séries regulares, fico tendo de escolher entre 3 ou 4 encadernados, para decidir qual afinal vou levar. O Adolf é muito bom!

Anônimo disse...

Colocar a saga da fênix negra na lista só pode ser piada... lixo puro.

Anônimo disse...

Lobo Solitario é foda.
Mais para mim primeirão deveria ser Ken Parker. Sempre. KP é fodalhaço.
Em seguida lobo solitario, magico vento e julia.
Ahhhh, o conan, deu uma caida, mais ainda assim merecia a na lista.
Mais como dizem gosto é gosto.
portanto parabens Sidão.

Anônimo disse...

LONE WOLF é mais fodástico que Ken Parker.

cronopios disse...

sidão, eu sei que pode rolar um conflito de interesses já que você trabalha com o Maurício, mas pô... bem que podia ter resenha de revistas novas da Turma da Mônica. Eu comprei um almanaque e um gibi da Magali e fiquei impressionado com o nível dos roteiros.

Tinha uma história com a babá aterrorizando o Dudu que era MUITO legal...

abraço rapaz (keep up the great work, hehe)

Anônimo disse...

a negada se impressiona até com turma da mônica... cruzes...

Sidney Gusman disse...

Aniki, nada a ver. As resenhas das revistas novas da Turma da Mônica começam a sair na semana que vem. Cortesis do ramonão.

Anônimo, dê uma conferida nos gibis. Estão bem bacanas.

Anônimo disse...

Aê anônimo, gosto é gosto.
E acho Ken Parker, muito mais foda, muito mais bem desenhado ( principalmente quando são historias do Ivo Milazzo desenhando), e muito mais bem construido roteiramente falando.
O que nao é pra diminuir de forma alguma, a obra de Lobo Solitario, que tb é muito bem construida.
So nao considero melhor que KP.

Anônimo disse...

Sabe aquela máxima "cuidado com o que você deseja?"...
Pois é, antigamente todo mundo reclamava da falta de opçoes nas bancas...agora, temos zilhões de opções e a grana não dá...
sidão, tua lista tá ok. claro que sempre vai ter a velha (e saudável) "discussão" sobre o que é melhor ou não.
no caso de Lobo e Ken Parker, nenhum é melhor que o outro: os dois são foda e ponto final.
Concordo com o zé wellington: será que não tá na horas das editoras darem mais espaço pro que se produz aqui?
e pro anônimo: a turma da Mônica, ao meu ver, deu uma caída em termos de qualidade de roteiro, se compararmos com a sau fase áurea dos anos 70/80, mas ainda assim é um quadrinho legal e divertido de ler, sem preconceitos!
E por falar nisso: Sidão, será que o Maurício tem planos de relançar algumas daquelas historias, tipo "Clássicos da Turma da Mônica"?
Abraços a todos

Bruno, de Recife

Anônimo disse...

incal é chato pra caralho, e se alguém duvida é só saber que o eduardo nasi gosta.ganhei.

also: qual o melhor lugar pra comprar ken parker?

a desgraça da editora tapejara não tem telefone(site não tem)?

Sidney Gusman disse...

Bruno, deve haver muitas novidades sobre a Turma. Aguarde.

Groo, respeito sua opinião, mas Incal é bom demais!

Pra comprar Ken Parker, escreva para cluq@terra.com.br. Ou vá direto no Submarino.

Abraço

Anônimo disse...

Incal é excelente, goste o Nazi ou não!

E cadê Blueberry nessa lista, Sidão?!?

Hunter (Pedro Bouça)

Anônimo disse...

VALEU Sidney!

Sidney Gusman disse...

Hunter, não achei os primeiros álbuns tão legais.

Anônimo disse...

Sempre é uma questão de opinião! Não dá para agradar todo mundo. Eu por exemplo, não entendo porque colocar J. Kendall (que adoro) e não colocar Blueberry (mesmo quando regular, Moebius está simplesmente sempre acima da média, e o trabalho dele nesses títulos fez história). Mas cada um com sua opinião.

Sidney Gusman disse...

É por aí, Victor. Pra mim, os roteiros de Blueberry não empolgaram tanto.

Anônimo disse...

Até aí tudo bem, Sidnei Gusman, mas, com todo o respeito, então o título da "matéria" não deveria ter sido "Os melhores de 2006", mas "Os que eu mais gostei de ler em 2006". E não deveria ser chamado de "extensa matéria", mas de "extenso artigo" ou "extensa crônica", pois de jornalístico e imparcial não tem nada. Olha só, se fosse uma matéria, você teria mencionado também o que foi lançado do Suehiro Maruo, que é uma unanimidade hoje. Mas, mesmo sendo uma unanimidade entre os críticos, como você não gostou, nem colocou. Colocar o DC Especial com o "Melhor do Alan Moore", quando se trata de uma republicação de histórias que já foram publicadas no Brasil por diversas ocasiões é brincadeira. Falar do Blacksad mas não mencionar o retorno do Brian Talbot e do Moebius como escritores/desenhistas é dose de elefante. Não importa se você não gostou desses dois últimos, pois com o mínimo de razoabilidade você notaria que a historinha do Blacksad da Nação Ártica, objetivamente falando, não é digna de nota assim se comparada com O Coração do Império e Blueberry. Suehiro, Talbot e Moebius, não importa se você gosta ou não, fizeram obras de peso que não poderiam faltar, nem se fosse como rodapé do "artigo", no estilo "não gostei pessoalmente, mas valem dar uma comentada". Desse modo, não foi muito diferente de ler um email escrito por qualquer amigo meu ou um texto escrito num forum qualquer. A diferença é que você consegue se dar destaque e fazer a gente comentar.

Sidney Gusman disse...

Tiago, a matéria é ASSINADA. Por isso, ÓBVIO que reflete a opinião do autor, como qualquer outra lista de melhores, a não ser que seja uma votação.

Suehiro Maruo é unanimidade? Pra você! Viu como opiniões são conflitantes? Pra mim, o primeiro álbum dele pela Conrad é legal, os demais achei fracos.

O DC Especial do Alan Moore traz HQs que não saíram no País. Leia o que escrevi no abre da matéria sobre os critérios.

Por fim, ninguém aqui está de “brincadeira”. É a sua opinião, e a respeito. Mas parece que você não consegue fazer o mesmo com quem diverge de seus conceitos. Fazer o quê?

Eu não “me dou destaque”. Apenas faço meu trabalho. Mas posso dizer que li TUDO isso que coloquei na minha matéria e também os que você citou. E daí elaborei minha lista. Ah, e não te obriguei a comentar nada!

Anônimo disse...

O importante disso tudo é que deu o que comentar. Polêmica é saudável, são os 'ossos do ofício'. Sempre vai ter um pra criticar tudo. Gosto não se discute e deveríamos é estar agradecidos por termos muitas publicações para comentar, escolher, analisar, discordar, concordar. Pior era a época de vacas magras de alguns anos atrás, quando tínhamos apenas o formatinho da Abril, no arroz e feijão Marvel/DC, para curtir. Valeu 2006!

Sidney Gusman disse...

Isso aí, Victor.

Túlio Vilela disse...

Parabéns!
Uma boa retrospectiva. A observação a respeito de o crescimento do mercado ter sido "horizontal" e não "vertical", como gostaríamos, foi muito pertinente.
Mas acho que pra ocorrer esse crecimento vertical, é preciso investir também no público infantil, com as editoras lançando títulos voltados para esse público e com os adultos apresentando os quadrinhos para as crianças.
Muitas crianças desconhecem os quadrinhos porque nenhum adulto (pai, mãe, tio etc.) apresentou para elas ou já as levou para visitar uma banca de jornal.

Sidney Gusman disse...

Túlio, a ÚNICA maneira de o crescimento voltar a ser vertical, a meu ver, é investir no público que deixa de ler a Turma da Mônica (são muitos leitores) e simplesmente deixa os quadrinhos.

Anônimo disse...

o fato de eu ser chato ainda passa.
mas considerar incal chato é dose. :)

Anônimo disse...

eu acgei academico demais a lista, acho que faltou ousar, sinceramente achei que o sidão pensou muito em desapontar os leitores, foi uma tanto cuidadoso!

Sidney Gusman disse...

Nada, Wagner. Tanto é que tem gente chiando porque deixei isso ou aquilo fora da lista.

Na boa, se me preocupasse em não desapontar leitores, estaria cheia de super-heróis ali. E não é o caso.