07 dezembro 2006

Artista Joacy Jamys está vivo, mas em estado gravíssimo

Arte de JoacyNo dia 4 de dezembro, o artista Joacy Jamys sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Desde então, a partir de informações desencontradas, alguns sites e blogs de quadrinhos informaram erroneamente que ele teria falecido no início desta semana.

O Universo HQ entrou em contato hoje, quinta-feira 07/12/06, com o Hospital do Coração Procardio (São Luis/Maranhão), no qual ele está internado, e fomos informados que seu estado é gravíssimo. Ele está em coma, como consta em boletim emitido nesta manhã.

As informações a seguir foram colhidas por Zé Oliboni, do Pop Balões:

Jamys tem apenas 35 anos e é carioca, mas viveu a maior parte da sua vida no Maranhão. É o que pode chamar de artista completo, pois desenha, escreve, compõe músicas e mais.

Seus trabalhos foram publicados em vários países da Europa e, como ilustrador, adquiriu um grande reconhecimento nacional (foi indicado para o prêmio HQ Mix 2006) e internacional.

Com uma produção contínua desde os 14 anos, ele tem carinho especial pelos fanzines. Entre suas publicações independentes, merecem destaque o Legenda, que era editado desde 1986, sendo considerado o primeiro zine de HQ do Maranhão, e o Grito Punk Zine?, que começou em 1989 e depois foi publicado como jornal e seguia uma linha punk, com ilustrações, poesias e matérias sobre músicas.

Joacy, além de produzir e divulgar suas idéias, sempre promoveu vários eventos de HQs, deu aulas, incentivou e inspirou vários artistas. Ele sempre lutou muito pela valorização e reconhecimento dos quadrinhistas e, como muitos, sonha e faz sua parte por um mercado de quadrinhos nacionais.

Recentemente, ele colocou no ar um site que, além de servir de divulgação de seu portfólio e trabalhos, se tornou uma referência sobre quadrinhos, ajudando vários autores a divulgarem suas criações.

É uma pessoa que serve como exemplo de determinação e talento para jovens artistas. Vamos torcer e rezar pela melhora de seu estado de saúde.


P.S.: como nosso webmaster não podia atualizar o site nesta tarde, optamos por colocar a notícia primeiro no nosso blog.

4 comentários:

Anônimo disse...

Só posso dizer duas coisas:

"Enquanto há vida, há esperança"

"Milagres acontecem".

Anônimo disse...

Caramba, eu tinha lido por ai que ele havia falecido.

Ficamos aqui na torcida pra que ele saia dessa o quando antes!

Força Joacy!

Anônimo disse...

É Alan os caras de outros sites mataram o cara antes da hora. Que absurdo!

Rezo por ti, Joacy.

Anônimo disse...

É, INFELISMENTE, JOACY NÃO SOBREVIVEU A DOENÇA. JÁ FOI ATÉ ENTERRADO NOF AINAL DA SEMANA PASSADA.