26 junho 2006

Recordando: esses maravilhosos animês clássicos!

Pois é, velhinho. Com certeza, você que tem 30 (ou mais) vai lembrar de tudo isso que segue! Graças ao site YouTube, clicando nos links abaixo é possível refrescar a memória com bastante nostalgia (alguns vídeos são em português, outros em inglês ou japonês).

Na década de 1970 e início da de 1980, alguns animês e séries de ação japonesas aportaram por aqui, para alegria de milhares de crianças e também de muitos marmanjos.

PinóquioOs animês, com sua temática adulta, chamavam atenção por serem completamente diferentes do que era apresentado até então nas animações, em tramas não necessariamente com finais felizes, além de situações dramáticas e cenas emocionalmente chocantes para os menores – vale lembrar que não temos como comparar com o que é apresentado atualmente na televisão. Antigamente, as opções eram entre o “quase nada para assistir” e o “graças a Deus, um desenho animado!”.

Na época tivemos, por exemplo, a versão japonesa de Pinóquio, sempre com histórias trágicas, nas quais o personagem principal clamava desesperadamente pelo pobre “Vovozinhooooooooo!”. Era brincadeira o que os personagens sofriam nas tramas!

FantomasMais para o lado da ação, Fantomas trazia o misterioso herói-caveira, que quando chamado aparecia como um morcego e, de repente, em meio a uma terrível gargalhada surgia com seu cetro que era utilizado como uma espada, e lutava com seus protegidos contra os terríveis Doutor Zero (Zeeeeero), Gorgo e o Doutor Morte.

Esse aqui é um dos vídeos mais bacanas: Sawamu, o Demolidor, um lutador que, literalmente, dava o sangue pela oportunidade de sucesso em sua carreira, em lutas emocionantes que nem sempre acabavam bem. Sua especialidade era o terrível golpe “salto no vácuo com joelhada”. Pensando bem, onde ele encontrava o tal “vácuo”, era um mistério. A música-tema era marcante, e está no vídeo - que é melhor visualizado na opção de tela menor:

Sawamu, lutando
Quem se julgar da natureza o rei,
O dono e senhor das tempestades.
Joga sem muita certeza, contra deuses e demônios!

Ele se julgava o Demolidor,
Ele se julgava o Demolidor,

Mas não sabia que seu mundo era pequeno,
E os insetos que vagam pelos charcos,
Tem poucas chances de alcançar o Oceano.

Ele se julgava o Demolidor,
Ele se julgava o Demolidor.

UltrasevenTem mais! Os seriados de ação apresentavam National Kid (esse não é da minha época), e os sensacionais Robô Gigante, Ultraman e Ultraseven.

Você confere as aberturas da primeira e segunda série do Ultraman, além da transformação de Dan Moroboshi no herói Ultraseven, utilizando seus poderes – eu achava este o melhor do gênero.

Robô GiganteTambém disponível, os créditos iniciais do Robô Gigante, que entrava em ação controlado pelo relógio de um garoto, para salvar o mundo de um perigoso alienígena e, adivinhe, de monstros enormes!

O divertido era que as séries, seguindo a linha dos desenhos, também não acabavam necessariamente bem: os heróis tinham que ir embora e, por vezes, apanhavam bastante. Inclusive, o Robô Gigante se sacrificou no último episódio para salvar a Terra.

Outro momento mais que memorável foi quando os “Ultra” se juntaram para salvar a vida do Ultraman, que havia sido crucificado pelos inimigos alienígenas. Sem dúvida, um crossover antológico.

Patrulha EstelarUm pouco mais pra frente, chegava ao Brasil o Pirata do Espaço, desenho que trazia pela primeira vez aquele gênero de “nave que se transformava em robô”, e o sensacional Patrulha Estelar (Yamato ou Star Blazers), uma fantástica série de ficção cientifica que apresentava uma nave que tinha a missão de salvar o planeta Terra. O enredo sofisticado e bem engendrado cativou o público e garantiu o sucesso entre os fãs de desenhos animados. Duro era assistir à imagem da TV Manchete (atual Rede TV), recém-inaugurada. Nem colocando Bombril nas antenas a imagem da televisão Telefunken ficava boa (não ria, não ria...)!

O Menino BiônicoE teve também Jetter Mars, ou, como foi chamado aqui, o Menino Biônico, uma releitura do personagem Astro Boy, de Osamu Tezuka, com desenhos empolgantes e, como em todo bom animê, marcantes! Era sobre um jovem robô aprendendo as agruras e emoções de ser quase humano.

Pois é, paro por aqui. Foi extremamente divertido relembrar essa pequena parte do que minha memória guardou, com carinho. Resta agora saber onde comprar os DVDs com todas essas séries acima completas, devidamente legendadas e restauradas. Sonho meu, sonho meu...

Nenhum comentário: