23 junho 2011

Uma superencrenca para a DC?

Pelo menos é uma baita saia justa. Ontem, nos Estados Unidos, os leitores que esperavam a continuação do arco Grounded, que vem sendo elogiado pelos leitores dentro da revista Superman, acabaram tendo uma surpresa: a aventura acabou não indo para as lojas. Quando os revendedores receberam a edição, ela continha uma história escrita em 2007 por Kurt Busiek enfocando o supercão, Krypto — que ficou engavetada, sabe-se lá o motivo. O problema é que esta edição apresentava, inclusive na capa, um correspondente islâmico do Super-Homem, o herói Sharif.

A DC Comics logo tratou de apagar o fogo, mas do jeito mais esquisito possível: disse que a história foi vetada na boca da impressora por alguns executivos (isso foi em maio, mas os revendedores foram avisados apenas nesta terça), mas não por causa do herói islâmico e, sim, porque, no começo da aventura, o Azulão tira um gatinho de cima de uma árvore. E isso seria, como dizer, "cuti-cuti" demais em relação às histórias que querem contar com o Homem de Aço.

Lembrando: há uma cena assim em Superman. E, lá, não houve qualquer problema.

A DC já tinha mexido nessa capa. Originalmente, o artista tinha inclusive circunscrito o emblema de Sharif no mesmo formato geométrico do símbolo do Super-Homem. Ao final, a versão para as solicitações excluía o emblema por completo, dando um corte diferente na imagem (como dá para ver a seguir).


As coisas têm estado tão descontroladas na DC que, no fim, até pode ter acontecido como a versão oficial reza. Mas isso não impediu George Pérez, um dos principais sustentáculos do reboot que a editora promoverá em setembro, de ficar furioso com o ocorrido.

E você, o que pensa sobre isso?

Nenhum comentário: