14 março 2011

A auto-homenagem de Milo Manara

Muitos leitores vinham nos escrevendo, dizendo estar com saudades das entrevistas "à la Universo HQ". E quem conhece o site sabe que isso significa muita informação diferenciada a respeito do autor em questão.

Em novembro de 2010, tive a honra de entrevistar Milo Manara, desenhista de quem sempre fui fã. Li praticamente tudo que este talentoso italiano publicou, inclusive os materiais inéditos por aqui.

Por isso, preparei a pauta da entrevista com muito carinho e, admito, fiquei feliz demais quando, ao final da entrevista, Manara me perguntou "em que jornal você trabalha?". Quando expliquei o que era o Universo HQ, ele disse: "Ah, então é por isso que está tão preparado...". Ganhei o dia, obviamente.

Creio que uma das coisas que motivou a surpresa de Manara foi a pergunta que fiz sobre a auto-homenagem que ele fez na página 11 de Bórgia – O poder e o incesto, fazendo versões de cenas clássicas de outros de seus trabalhos. Pena que os editores da Conrad não tenham sacado isso, pois renderia um interessante extra (inédito no mundo inteiro) para a edição brasileira.

Então, confira abaixo a cena de Bórgia (clique para ampliá-la e ver os detalhes) e sete das homenagens que Manara fez a si mesmo. E, se também é fã do italiano, vale indicar outras. Aproveite e deixe nos comentários as suas impressões sobre a entrevista com o mestre mundial do erotismo nos quadrinhos.

A cena de Bórgia – O poder e o incesto



Cena 1



Lembra muito a clássica passagem de Clic 1 em que Claudia Christiani faz sexo anal com um desconhecido, em pé, dentro de um cinema.

Cena 2



Mulheres correndo nuas pelas ruas são uma das marcas registradas de Manara, como em outra cena de Clic 1.

Cena 3



Em Clic 2, Claudia Christiani deixa um homem desmaiado após fazer sexo oral nele, numa cena bem parecida com a retratada em Bórgia.

Cena 4



Esta cena lembra uma sequência de Clic 3 em que um homem introduz, com uma espécie de cabaça, ervas mágicas no ânus da personagem Anna Rita.

Cena 5



As duas garotas masturbando o rapaz é quase idêntica a esta acima, de O perfume do invisível, publicado nos anos 80 pela Martins Fontes e que a Conrad promete ainda para 2011.

Cena 6



Mulheres sendo duplamente penetradas também são uma constante em obras de Manara, mas esta cena se parece com a de O perfume do invisível # 2 - Nua pela cidade, aqui na versão portuguesa, da Meribérica.

Cena 7



Pra terminar, uma cena de bolinação que lembra bastante esta, de El Gaucho.

12 comentários:

Anônimo disse...

Só mesmo o Sidão pra achar todos estes " easter eggs" numa simples página do Manara ( Se é que existe paginas simples do Manara )

Bela Matéria!

Flavio

Marshall disse...

Vou imediatamente rever minha coleção do Manara, valeu Sidney!

Sidney Gusman disse...

Legal, Marshall.

Flavio, o próprio Manara brincou comigo quando terminou a entrevista, dizendo que eu devia gostar muito do trabalho dele pra ter pescado essas referências.

Abraço

Daniel disse...

Mutio boa a entrevista o post sobre a homenagem em bórgia! Mas fiquei com uma dúvida... O quadrinho HP e Giuseppe Bergman foi mesmo escrito pelo Milani? Lembro que quando li uma edição antiga da LP&M dizia "roteiro e arte por Milo Manara!"
Aliás, os quadrinhos do Giuseppe Bergman são muito bons, e estão passando da hora de serem publicados no Brasil novamente.

Sidney Gusman disse...

Daniel, há álbuns do Giuseppe Bergman só do Manara e outros em parceria. O primeiro é mesmo do Milani.

Abraço

Anônimo disse...

prezado sidney gusman,
eu vi sua coleção, e fiquei curioso;
o senhor é quem tem mais hqs no brasil?
o senhor nunca teve vontade de escrever suas próprias hqs como roteirista, argumentista ou desenhista?
por que o senhor não cria no site do universohq um canal direto com nós leitores?
eu tenho algumas hqs que produzo, o senhor poderia me ajudar a publicar?
a sandman 01 da conrad se esgotou, onde acho? o senhor doaria a sua para mim, já que o senhor comprou a da panini?
sua estante foi comprada feita ou o senhor mandou fazer?
mande um emial para mim capitquixada@bol.com.br

Anônimo disse...

prezado sidney gusman,
?
mande um emial para mim capitquixada@bol.com.br

Daniel Braga disse...

Sou fã do Manara mas de longe, você ocupa um lugar especial nos fãs deste autor!

Muito legal este post!

GCGoulart disse...

Fala Sidney. Entrevista magistral hein meu caro? Meu melhor "PARABÉNS" pra você. Agora me tira uma dúvida, você gastou o latim com o Manara em ITALIANO mesmo? Abraços.

Sidney Gusman disse...

Anônimo, estou longe de ser a pessoa que mais tem quadrinhos no Brasil.

Tenho roteiros escritos, mas ainda não saíram da gaveta.

No UHQ, qualquer nota, review ou matéria traz o e-mail de quem escreveu. Portanto, há, sim, canal de comunicação.

Eu mandei fazer minha estante e não pretendo doar revistas.

Daniel, valeu. Legal que curtiu.

Gustavo, sim, foi em italiano. Eu me viro razoavelmente. Entendo melhor do que falo. E, quando tinha dúvidas, pedia ajuda a um intérprete que estava conosco.

Abraço

GCGoulart disse...

Valeu Sidão.

Rodrigo Chaves disse...

Bacana! Até deu vontade de desenhar quadrinhos eróticos agora... hehee
Deve ser muito legal para o autor quando alguém chega e diz que percebeu uma brincadeira de auto-referência dessas nos desenhos. Mostra que as pessoas estão realmente prestando atenção.