04 fevereiro 2009

Dialogismo e Tradição nas Histórias em Quadrinhos Contemporâneas

Na próxima sexta-feira (06/02), Diego Figueira, meu grande amigo e nosso companheiro de Universo HQ, fará a defesa da sua dissertação de mestrado com o título acima.

A defesa é a última etapa para ele conseguir a titulação de Mestre em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos, a mesma em que se graduou em Letras. Ele apresentará a pesquisa – orientada pelo prof. dr. Valdemir Miotello e financiada pela FAPESP – para uma banca examinadora que o questionará sobre o trabalho e fará uma discussão sobre seu teor e suas conclusões.

A banca será composta pelos professores drs. Valdemir Miotello (orientador), Paulo Eduardo Ramos (do Blog dos Quadrinhos), Roberto Leiser Baronas, Artur Autran Franco de Sá Neto e Luciane de Paula. A defesa será na Sala de Projeção do Departamento de Letras da Universidade Federal de São Carlos (Via Washington Luís, km 235 – São Carlos/SP), às 14 horas - como é aberta ao público, eu estarei por lá e, caso você tenha interesse, pode acompanhar, já que promete ser bem interessante.

Para dar uma ideia melhor da pesquisa do Diego, aqui vai o resumo da dissertação dele:


Este trabalho se propõe a estudar algumas tendências estéticas das histórias em quadrinhos (HQs) de super-heróis relacionadas com a atividade de colecionar revistas. As narrativas dessas revistas apresentam-se como longas histórias contínuas, sem fim em vista, e interligadas com as outras revistas da mesma editora.

A figura do leitor-colecionador coloca-se como fundamental para se analisar a produção de histórias em quadrinhos, uma vez que seus enredos normalmente se baseiam em elementos e informações sobre os personagens recuperados de outras histórias, às vezes muito antigas.

Também consideramos relevante a presença de um segmento de mídia especializado em quadrinhos, que além de trazer informações sobre novidades do mercado, exerce a crítica e historiografia dos quadrinhos, constituindo um cânone para o gênero. Essa mídia especializada tornou-se o espaço onde nasce e circula um discurso sobre quadrinhos e um “conhecimento de fã” que dialogam com o discurso das narrativas.

Com base nos estudos linguísticos de Mikhail M. Bakhtin, buscamos compreender como esse diálogo resulta em algumas obras mais sofisticadas, em que o discurso sobre quadrinhos se mostra presente na forma de metalinguagem. Uma dessas obras é a graphic novel DC: A Nova Fronteira, de Darwyn Cooke e Dave Stevens, nosso principal objeto de análise neste trabalho.

Para isso, analisamos um corpus formado por histórias em quadrinhos e diferentes textos sobre elas retirados de meios mantidos por leitores e da mídia especializada.

--------------------------------------------------------

Atualização: Como o Sidão disse nos comentários, o Diego já recebeu o título de Mestre com uma forte indicação da banca para publicar o trabalho. Veja uma foto da defesa aqui no Blog do Pop Balões.

5 comentários:

Sérgio Codespoti disse...

Bem bacana. Boa sorte, Diego.

Diego Figueira disse...

Obrigado, Sérgio e todo pessoal. Acho que sou um cara de sorte por poder trabalhar com uma coisa de que gosto e ainda receber por isso.
Após a defesa eu ainda devo fazer ajustes no texto, mas quando terminar ele estará disponível na base de dados da UFSCar para quem quiser acessar. Quando acontecer eu dou um toque por aqui e no Pop Balões.
Abraços!

Amalio Damas disse...

Diego, é uma pena que o meu trabalho em São Carlos tenha terminado, porque senão com certeza eu estaria lá. Boa sorte e não esqueça de deixar o endereço, porque eu quero muito ler o seu trabalho. Assim que eu conseguir recuperar a minha monografia da Pós-Graduação intitulada "O Marketing e os Super-Heróis" (meu HD pifou e a única cópia disponível está na Unifran) eu vou disponibilizá-la também. Um grande abraço!

Sidney Gusman disse...

Falei com o Zé há pouco. Nosso amigo Diego já é mestre.

Parabéns, Diego. Muito sucesso e saiba que para todos nós do UHQ (e sei que falo em nome de todos) é uma honra - agora ainda maior - tê-lo no nosso time.

Abraço

Cláudia Dans disse...

Eeheheheheheheheh Um Mestre em quadrinhos entre nós! rsrsrsr

Parabéns Diego!

beijos!