20 novembro 2007

Frase da Semana (1)

Michael Golden deu uma palestra sobre narrativa durante uma convenção de quadrinhos recente, nos Estados Unidos, e um leitor sugeriu que os quadrinhos poderiam ser feitos com sucesso sem roteiristas.

A resposta de Golden: "10 anos de Image Comics provam que você está errado!".

Golden, considerado um artista legendário, desenhou Micronautas, The 'Nam, Batman, Dr. Estranho e algumas histórias que marcaram época, na revista Marvel Fanfare, com o Homem-Aranha, Ka-Zar e os X-Men na Terra Selvagem; e Hulk, Homem-Aranha e Shield.

O artista está vivendo uma espécie de "renascimento", com inúmeras publicações (Excess - The Art of Michael Golden; Back Issue #24, Vanguard - The Art of Michael Golden, Modern Masters #12 e Heroes and Villains: The world and art of Michael Golden), exposições e até um DVD, dedicados à sua carreira.







9 comentários:

ars351 disse...

michael golden sempre foi muito bom.

ele é do tempo que não usavam lasers para colorir as páginas nem estrobo para o resto, como na década de noventa, capitaneado pela image comics.

lá pelos idos de 84 a 89 ele estava em sua grande fase.

mesmo desenhando o the nam, todo em preto e branco, fez um trabalho excelente.

Marcos Souza disse...

Ótima resposta a dele e nunca entendi direito o sucesso que a Image obteve na década de noventa reciclando supergrupos que tinham a cara dos X-Men ou super-heróis com tramas similares a ícones da DC e Marvel. Tudo bem, referenciais são necessários no mercado, mas nunca fui seduzido pelo poder "criativo" da Image com a supervalência de músculos e heroínas gostosas que passaram pelos traços de Marc Silvestri, Jim Lee, Rob Liefeld, Erik Larsen e Todd MacFarlane. E falando do trabalho de Michael Golden considero a fase dele a frente da série the Nam um primor de narrativa.

questão disse...

concordo com o q ele disse em parte, tem muito roteirista profissional bem pé de chinelo. É que muitos da image são melhores como desenhistas mesmos (ou nem isso)

Edvaldo Santos disse...

Concordo com o leitor. Os quadrinhos podem ser feitos com sucesso sem roteiristas. A Image não teve um enorme sucesso?

Se podem ter qualidade, isso é outra coisa...

Anônimo disse...

concordo 99,9%

pq red star é da image (se bem me lembro) e o roteiro é genial!

bem q agora fiquei na duvida, é image mesmo ou dark horse?

Gusman?
Marcus?
Sérgio?


Abraços

Van Wilde disse...

Durante a minha infância li algumas histórias que passavam cá em Portugal de Michael Golden e impressionram-me muito devido á sua imaginação...argumentistas desses é raro nos dias de hoje...

http://wildedesign.blogspot.com/

Leandro Robles disse...

Apesar de achar um absurdo, fiquei curioso pra saber os argumentos do leitor que dispensa roteiristas.

Nesse raciocínio: É porque os roteiristas não sabem escrever? Ou o quem compra não está nem aí pro roteiro?

Sérgio Codespoti disse...

Respondendo com atraso (estava viajando).

Korak: The Red Star, do Christian Gossett, é distribuído pela Image, mas é de 1999. A alusão generalisada que todos fazem da Image não ter roteiro se refere, de modo geral, ao material inicial, lançado pelos artistas que sairam da Marvel (e outras) para formar sua própria editora em 1992.

Sérgio Codespoti disse...

Leandro, acho que o leitor imagina que os desenhistas podem se virar muito bem sem roteiristas.

Muitos artistas realmente são bons escritores, mas não dá para generalizar.